A Europa e a realidade paraibana

LISBOA – Estando distante geograficamente do cotidiano paraibano, ” rico” de conversa por sinal, fica dificil propor à leitura que possa existir proximidade contemporânea entre Portugal e João Pessoa, por exemplo.

Claro que não há, né – diria o cidadão do mundo Marcos Pires examinando a tese. Mas, em que pese a sua primeiramundonice, claro que tem a ver.

Somos todos iguais nesta noite (com diferença de 3 horas) para provar que, guardadas as proporções e realidades, temos alegrias e angústias comuns a viver.

Agora mesmo, por aqui, o presidente Cavaco Silva vive um drama muito parecido com um lugar que conheço. Com uma eleição perdida, agora o chefe máximo convive com a outra tropa portuguesa em ascensão anunciando as famosas reformas de que tanto se fala. Tanto faz ser em Portugal mesmo, o Governo Lula, o Governo Cássio e de Ricardo Coutinho.

Cavaco, entretanto, tomou uma medida inusitada. Ao invés de brigar para dentro e para fora resolveu defender também as reformas de Expedito – o primeiro ministro do pedaço. Resultado: Portugal vive uma nova realidade capaz de, juntando tantas forças, gerar de fato as mudanças que tanto o pais exige.

A rigor, essa história de reformas exigidas é conversa mole, porque muitos segmentos localizados querem mesmo é defender seus interesses particulares em detrimento do coletivo. Tanto faz ser aui, volto a dizer, em Angola ou a Torrelândia.

Isso pode ser aplicado, ao bom modo da compreensão, aos setores e/ou pessoas que passam a vida dizendo uma coisa e fazem outra. Falam tudo (às vezes até bonitinho), mas na hora H o povo e a coletividade que se exploda, voltando à estaca zero defendendo a mediocridade da sombra à beira mar solitária.

Aqui em Portugal, entretanto, há quem pense e faça politica com P maiscúlo, sem precisar agredir ninguém nem os ex-amigos de apreço familiar, como se vê nesta bela cidade chamada João Pessoa.

Como diz Júlio Rafael, a luta continua.

Investimento na certa

Há uma área na Praia da Penha, onde estão enfileirados milhares de coqueirais, que vai abrigar em breve um grande resorte internacional.

Empresários espanhóis estão assinando com o governador Cássio nesta sexta-feira, conforme o portal WSCOM Online apurou, o acordo operacional de novos investimentos.

Na sequência vamos contar outros negócios, de alto valor.

Do leitor João Batista registro e veiculo comentário a seguir:

” Caro Walter Santos, Lendo a sua coluna, observei as ponderações do Sr. Simão Almeida quanto ao crescimento da “esquerda” na Paraíba, com o PSB. Ressalvo que, os Deputados Federais eleitos por ese Partido não teem históricos esquerdistas e sim oportunistas, ex: Manoel Junior advindo do PMDB e Marcondes Gadelha advindo da Arena, PFL e PMDB.

Atenciosamente,
J. B.”

Para alguns patricios I

Não é a desproporção entre nós e os outros que produz a inveja, mas, pelo contrário, a proximidade. Um soldado raso não nutre pelo seu general inveja comparável à que poderá sentir pelo seu sargento ou por um cabo; nem um escritor eminente encontrará tanta inveja por banda dos escritorecos vulgares como nos autores que dele mais se aproximam.

Para alguns patricios II

Uma grande desproporção anula a relação, seja impedindo-nos de nos compararmos com aquilo que nos é remoto, seja minorando os efeitos da comparação.

É assim que, absorvendo a autoria do mundo, a gente trata quem não consegue distinguir as coisas e as pessoas, inclusive, ex-amores de relação familiar.

Última

” Mas é ciúme de você/
ciume de você…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo