Treze X Botafogo ou vice-versa

TERESINA – Não precisa estar dentro das duas torcidas ao governo da Paraiba, ao contrário – um tanto distante a visibilidade aparece melhor – para atestar que a campanha eleitoral chegou à reta final reproduzindo o clima tal qual já se efetivou tempos atrás entre Botafogo e Treze ou vice-versa, tanto faz, com momentos pra lá de emocionantes.

Até mandinga e baixaria tomou conta dos bastidores. Desde ontem que, em diversos momentos – das duas bandas da lua – a Coluna foi “bombardeada” de terrorismo dizendo que cada um dos candidatos estava ‘internado’.

Ontem, na rampa da Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré, ficou evidente a reação da campanha maranhista, que tem, como se dá com o Botafogo, mais torcida na capital do que em Campina, onde Cássio é predominante.

Tudo bem há, entre moradores de João Pessoa, quem vote e torça pela reeleição de Cássio, mas é da diferença de votos neste principal colégio eleitoral levando em conta o mesmo fator em Campina Grande – que se saberá o saldo final da campanha, chegando aos últimos momentos sem nenhum dos candidatos (em tese) disparados como se dá em outras eleições estaduais.

Só que, abstraindo esse fator futebolista, o aspecto agora levantado é tão sério que Cássio tem concentrado a maior parte do seu tempo nestes últimos dias em visitas permanentes aos bairros periféricos da Capital, ora com grupo, ora em debates com comunidades distintas – evangélicos, etc.

Aliás, João Pessoa é ambiente de tanto tratamento especial que a campanha de Maranhão tem se concentrado praticamente (na maior parte) entre bairros e ambientes da Capital. Isso é importante para o senador, tanto quanto perigoso, quando ele pouco se apresenta para Campina Grande – na proporção inversa do que Cássio faz na Capital.

Mas, agindo com concentração total entre as duas cidades está mais do que evidente o consenso não assumido pelos dois candidatos que desses dois ambientes sairá a definição do processo.

Se é assim, até domingo a partida vai estar cada vez mais emocionante com placar futuro já previsto como apertado – daí a vitória ter sabor maior.

Números da Folha

As duas candidaturas dizem ter números favoráveis mas, pela condição suspeita que têm, o indicado é atrair dados de bases insuspeitas.

Na edição desta quinta-feira, a Folha de São Paulo diz que a disputa na Paraíba é acirrada e pode ser afetada ainda pela onda Lula, que até agora não se efetivou como em outras disputas.

Da habilidade de Maranhão e Cássio sai essa condição, ou não.

Debate esperado

A Rede Paraíba de Televisão concentra hoje todas as atenções – mais do que no primeiro turno – para a realização do debate entre os dois candidatos.

De um lado, o governador se prepara para apresentar dados e, se for apertado, a dar o troco à altura nas instigações; e, do outro, a assessoria acha que Maranhão vai voltar a surpreender.

Haja lexotan.

Palavras de Sônia

Da engenheira e expert em política, Sônia Germano, recebemos e-mail no qual ela comenta movimentos em torno dos comitês Cássio – Lula:

“Caro Walter, ao ler notícia publicada na sua coluna sobre a prisão de jovens que distribuíam panfletos, sentí vontade de comentá~la. Lutamos pela democracia para, dentre outras coisas, acabar o voto vinculado.Igual a eles, meu voto também é Cássio e Lula. Um abraço. Sonia Germano’.

Recompensa

Entre Brasília e Teresina nesses dois últimos dias, o Colunista tem atestado a aprovação sistemática da Revista NORDESTE em todos os ambientes em que é apresentada.

Ontem, estivemos em audiência com o governador eleito Jaques Wagner, da Bahia, e do reeleito Wellington Dias, do Piauí. Todos rasgaram os elogios à revista.

“Precisa e vai existir como contra-ponto importante para o Nordeste”, disseram.

Eu somente ouvi. E concordei.

Última

“O homem se humilha/
Se castram seus sonhos…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo