Ainda em clima de penumbra

Teresina – São poucos nesta etapa da campanha sucessória na Paraíba quem pode dizer de pés juntos, sem errar, que a eleição já está decidida. Se for rigoroso mesmo, ninguém tem essa prerrogativa, a não ser indícios e tendências pelo conjunto do processo construído até agora.

O site UOL veiculou nesta terça-feira informação de que o governador Cássio Cunha Lima está entre os vitoriosos. Conforme o veiculo, somente nos estados do Maranhão, Para e Paraná há um clima de disputa acirrada.

Particularmente, mesmo não dispondo de pesquisa de opinião ao lado, comungo com a opinião de que o acirramento também se dá no estado da Paraíba.

E explico: o atilado jornalista Fernando Rodrigues tomou por base a ultima pesquisa do Ibope, de 10 a 12 de outubro, não captando o efeito da vinda de Lula na Paraíba.

Há que ser dito que em termos de construção de fatos políticos internos, Cássio foi quem mais promoveu novidades, a exemplo de Djacy Brasileiro, João Henriques, prefeitos, vereadores, sem contar a sua estrutura de maior suporte. É fácil de constatar, a olho nu.

Em tese esta é a análise diante da lógica, dos dados concretos, mesmo assim há a ponderação do efeito Lula, que em muitos estados já virou o jogo faz tempo.

Se isso é verdadeiro, da mesma forma ser real ter Maranhão o apoio aberto, explicito de Lula, como essa condição vai perdurar até domingo, se muda ou não muda a tendência na Paraíba.

É fácil atestar que a campanha de Maranhão tomou gás depois da vinda de Lula, mas ainda é impreciso dizer que ele descolou e já vencendo de lapada, como os vizinhos lulistas ao lado ( PE e RN).

Os analistas e/ou cientistas políticos precisam traduzir melhor se o fato de Cássio ter ‘namorado’ politicamente o presidente Lula até o terceiro ano foi suficiente para impedir um carimbo no governador de anti-Lula, o que o faz escapar, se for o caso.

Em síntese, nestes próximos dias vamos atestar se Maranhão soube e está colando muito em Lula, pois do contrário é Lula lá e Cássio. O senador precisa engatar uma primeira, pois o adversário anda veloz e montado numa máquina igualzinha da Renault.

Diálogo/ atestado

– Minduca, boa noite. Tem um comentário de que os carros de som estão cedidos a Cássio? Isso Procede?

– Não senador, não existe essa história. Todos os carros estão guardados, exceto o que é de propriedade de Napoleão Suassuna, pois ele pegou e deve estar em campanha – respondeu o interlocutor.

– Quero lhe dizer que nenhum carro sai da garagem – retrucou.

Os satélites internacionais garantem que este foi o dialogo do senador Ney com Minduca, nesta terça-feira.

Umas & Outras

…O senador Maranhão está se preparando para o novo debate na TV Cabo Branco. Quer surpreender cada vez mais para melhor.

…O advogado Edizio Souto entrou com ação para impedir os comitês Cássio-Lula. “Eles querem pegar carona”.

…O empresário Cassiano Pereira, de Campina, entregou cargo na URBEMA, da prefeitura local. O dito cujo é amigo pessoal do senador Ney.

…O advogado Anselmo Castilho anda em alta do tipo mil megatons – conforme atestou o periscópio da WSCOM.

…Cássio Cunha Lima resolveu ‘abraçar’ João Pessoa.

…O professor universitário Guido Lemos será contratado para trabalho especial na transmissão da TV Digital do Senado.

…A Revista NORDESTE anda conquistando importantes jornalistas e lideres nacionais. Diremos mais na frente.

Última

Eita pau Pereira/
Que em Princesa já roncou…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo