Domingo, Alckmin e suspense

Incrível, mas boa parte do tempo das campanhas dos dois candidatos ao Governo e Senado na Paraíba, neste domingo, foi ocupada com a famosa ‘brechada’ – expressão neo latina/torrelandense, que traduz o verbo espiar o que o outro andava fazendo.

Já de noite, depois das 20 horas, gente das duas campanhas passou outra parte do tempo para desqualificar o que o adversário andou desenvolvendo neste domingo, de sol quente e tontura para o presidenciável Geraldo Alckmin.

Bom, por dever de missão, passo a descrever o que vi e anotei nas duas frentes.

A começar pela presença de Alckmin, que de fato não se deu bem neste domingo tabajara. Chegou de madrugada, muito gripado, tomou café no Hotel Tambaú, mas quando pensou em participar da carreata em Mangabeira teve um ‘piripaque’, sentiu-se mal, e preferiu recolher-se para se recuperar do mal estar. O fato interferiu, sem dúvidas, no brilho da festa que ficou menor sem o tucano presidenciável.

Resultado: não participou da manifestação na Capital, nem em Campina levando a organização a poupá-lo, pois no final da tarde teve que viajar para compromissos em Recife. Em síntese, nesta campanha Alckmin não teve nem produziu muita sorte entre nós. É candidato qualificado, otimista além da conta, mas, desconhecido no Nordeste, parece ter chegado na hora errada.

No aspecto quantitativo, a atividade de Cássio/Cícero esteve aquém da famosa “maior carreata da cidade”, mesmo porque parte importante da campanha estava em Campina Grande para o maior evento do grupo no domingo. Era festa para Alckmin, mas que ficou para ser vista pelo vice-presidente José Jorge.

Quase no mesmo tempo, na vizinhança da Capital, em Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, o senador José Maranhão mais Ney, Ricardo Coutinho, J Junior, Marcus Odilon promoveram uma mobilização de tamanho máster. Varou a noite até chegar a Cabedelo com os candidatos majoritários expressando riso fácil.

Na verdade, a Grande João Pessoa traduz – no bom sentido, segundo Badê, pode ser entendida como a “galinha dos ovos de ouro” desta campanha em curso. As duas principais estruturas da disputa, incluindo a turma do Zé e do Ney, fazem de tudo para interferir forte no eleitorado dessas duas cidades e, enfim, garantir o passaporte para a vitória.

Neste domingo, a carreata e a reação popular animaram tnto a Coligação ‘Paraiba de Futuro, que chegaram até a zombar da movimentação da Coligação “Por Amor à Paraíba” em pré-julgamento fragil, sem saber que a turma de Cássio encontrou também muita receptividade nos bairros por onde passou.

Em síntese, para não parecer enrolada, também neste domingo o clima foi de forte disputa sem permitir que uma das partes vá dormir seguro da vitória acachapante sobre o outro porque não será possível fazer isso com segurança.

A realidade insiste em manter o suspense com um dos candidatos tendo apenas ligeira vantagem.

José Jorge

O candidato José Jorge, vice-presidente na chapa de Alckmin, disse ter conhecido a Revista NORDESTE em Recife e Brasília obtendo comentários de aprovação.

Ele próprio disse que considera a publicação ‘muito boa” e que ela chega na hora certa.

Em carro aberto

O senador Roberto Cavalcanti participou ontem da carreata do senador Maranhão/Ney com diversas pessoas de sua família em carro aberto.

Desde que assumiu a titularidade no Senado ele tem buscando conquistar novos espaços no debate sobre temas de interesse do estado.

Umas & Outras

…Maranhão não decidiu ainda se vai ao debate da TV Cabo Branco.

…Cássio vai e ontem teve assessores em discussão sobre os temas possíveis de debate.

…A consultora Tânia Paranhos não se conteve apenas em participar da carreata de Ney e Maranhão. Foi vista com grande bandeira em punho e moto.

…O famoso Pereirinha sumiu. Que é que houve?

…Zé Renato – eis o nome desagregador. Na volta ninguém se perde.

Última

“Eu vejo novo começo de era/
De gente fina/ elegante/ sincera…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo