Na reta final da disputa acirrada, também para a Câmara Federal, são muitos os burburinhos sobre quem se apresenta na conjuntura em condições reais de se sentir eleito entre os doze ungidos para a representação popular da Paraíba no Congresso Nacional.
Pelos dados existentes, tanto da parte situacionista quanto da Oposição, a mensuração em tese é difícil para apontar sem erros quem são doze cavaleiros do apocalise, mesmo assim já é possível projetar alguns dos casos considerados resolvidos.
No processo existem três situações distintas: há um bloco PSDB/PFL e agregados; outro da Oposição fechada em torno do PMDB/PSB/PT/PC do B e company, tem um outro time do PL/PP/PTB e, ainda, o bloco do PDT e cia.
Pelos dados existentes, está evidente que o bloco tucano/pefelista já computa as eleições de Ronaldo Cunha Lima, Rômulo Gouveia e Efraim Filho. Na Oposição, o mesmo dir-se-ia em relação a Wilson Santiago, Vital Filho, Wilson Braga e Manoel Júnior. Do bloco trabalhista-liberal tem-se como certa a eleição de Wellington Roberto e Inaldo Leitão.
Pois bem se é assim peço para que depois me cobrem pós eleição são nove postos ocupados restando três vagas a serem disputadas ferrenhamente por Armando Abilio ( com chances), Luiz Couto e Marcondes Gadelha, além de Damião Feliciano, Enivaldo Ribeiro, Philermon Rodrigues e Gilvan Freire.
Tem outros nomes é verdade, mas dificilmente a ocupação das doze vagas estará fora desse circuito captado entre especialistas dos dois mega blocos partidários.
Falta agora conferir dia primeiro.
Efraim sai na frente
O presidente do PFL, Efraim Morais, não quer saber se é cedo: em entrevista exclusiva ao WSCOM Online anunciou nesta quinta-feira aliás repetiu, que vai começar sua campanha ao governo para 2010 logo que terminar o veraneio, em março de 2007.
Disposto, ele garante que vai reunir quem puder para produzir um projeto ousado capaz de levá-lo ao Palácio da Redenção.
Danou-se!
Boa idéia
Vou repetir por lido e achado especial: O candidato Diego Tavares, que concorre a deputado estadual pelo Partido da Frente Liberal (PFL), promete lutar pelo fim da chamada ambulanceoterapia, caso seja eleito em primeiro de outubro.
Diego pretende apoiar a descentralização dos serviços de saúde, como forma de levá-los as mais diversas regiões do estado, evitando o deslocamento de pacientes para os grandes centros.
Só podia ser filho de Reginaldo Tavares.
O Rei da Saelpa I
Maria Júlia, minha mãe de saudosa memória, costumava me dizer: Meu filho, quer conhecer uma pessoa? Dê um cargo a ela. Na minha inocência juvenil não conseguia entender a filosofia profunda da sabedoria popular.
Pois bem, o tempo passou, minha mãe precisou ir para o plano superior, e hoje, sem ela ao lado, compreendo o sentido integral da expressão.
Basta olhar para o diretor presidente da Saelpa, Gabriel Pereira, e projetar a mudança comportamental de quem ocupa um cargo circunstancial.
O Rei da Saelpa II
O ex-atencioso dirigente da Saelpa chegou na Paraíba para operar o diálogo entre estrangeiros e a aldeia com postura exposta no começo do processo na dimensão dos diplomatas em início de carreira.
Precisou de todo mundo, dialogou com todos, mas quando se sentiu dono da situação começou a reproduzir o mesmo tom que lá atrás dizia minha mãe: inacessível, de diálogo difícil e, o pior, ainda se acha eterno.
O Rei da Saelpa III
Nem os donos da Cataguazes, a exemplo do Sr. Ivan Botelho, consegue repetir a façanha do sr Gabriel Pereira. Tanto faz ser no Rio de Janeiro, onde freqüenta em rodas do alto PIB, ou em João Pessoa, quando vem sazonalmente.
Agora que a Saelpa se apresenta com desempenho bem mais caprichoso embora a demanda de ações contra ela ainda seja volumosa o diretor presidente faz de conta que não sabe de nada, nem dá satisfação nenhuma, mesmo quando se trata de origem pública.
Tem nada não. No olimpo ele se manterá, mas não se sabe até quando, posto quanto tantos assuntos misteriosos ainda precisam ser explicados.
Diz a canção famosa: roda moinho/ roda pião….
Tem mais, mas isso fica para outras horas.
Cobertura Nordeste
Logo que terminar a apuração das eleições nos 9 estados, a Revista NORDESTE trará o mais completo resumo e cobertura sobre os novos eleitos inclusive com projetos e entrevistas exclusivas, as hipóteses de segundo turno além dos vencedores no Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
Vai fazer muito mais: o editor Eduardo Carneiro elenca dezenas de reportagens exclusivas sobre temas palpitantes do Nordeste.
Também por conta disso, o Palácio do Planalto já se manifestou interessado em gerar entrevista do presidente Lula.
Eita!
Umas & Outras
…O candidato e ex-prefeito Branco anda animado com a possibilidade de eleição para deputado estadual. Tem estatura para tal.
…Inaldo Leitão é outro animado pelas andanças no estado inteiro.
Última
Apagaram o candeeiro/
Derramaram o gás…