Não há dúvidas, de que a presença do candidato Lula neste sábado, em João Pessoa, deu forte impacto à reta final da campanha do candidato ao Governo do Estado, senador José Maranhão, embora a falta de unidade na estrutura de campanha da Oposição sobretudo na relação com o senador Ney Suassuna acabe sendo um fator inibidor no esforço de vitória geral.
Engraçado, Ney optou por ausentar-se do palanque para não constranger o presidente, mas acabou sendo o alvo do noticiário nacional como pode ser visto nos principais sites, entre eles o WSCOM Online – com as declarações de Lula em seu favor chamando-o de leal companheiro, além de sugerir que não se faça juízo de valor contra Suassuna pelos olhos dos adversários.
A partir de agora, resta saber como a coordenação de campanha vai agir com sua estrutura de midia e mobilização para fazer das palavras de Lula o real reforço indutor para que indecisos ou eleitores tendentes à anulação dos votos optem pelos candidatos do PMDB ao governo e senado.
Mas, retomando o discurso e presença de Lula, o presidente e o prefeito Ricardo Coutinho foram de coragem e cumplicidade com Ney como nem Maranhão nem o prefeito de Campina, Veneziano Vital, ousaram sê-lo preferindo se omitirem no reforço o senador.
Ricardo Coutinho, aliás, foi de um contundência sem igual contra a eleição de Cícero Lucena dizendo que a Paraíba não podia dar imunidade parlamentar à quem foi preso e algemado. Pegou pesado, mesmo; jogou na jugular diria Adriana Bezerra, experiente e capaz jornalista/editora do portal WSCOM.
Noutro campo, Lula também bateu pesado ao afirmar que governadores usam programas do seu governo (federal) numa referência aleatória ao governador Cássio mas sem a menção e/ou reconhecimento de autoria.
No final do discurso, pediu votos para Maranhão e Ney levando a campanha de Maranhão ao contentamento ímpar.
Em síntese, Lula deu um especial esforço à campanha de Maranhão, mas a efetivação de transformação em votos cabe agora à área de midia. Depende de Maranhão e campanha, até porque a mobilização presente na Lagoa esteve aquém do tamanho que poderiam levar.
