Há tempo que crescemos na formatação da propaganda eleitoral tomando por base as campanhas, como a de agora. Há, também, por força da grana curta e estrutura tacanha quem reproduza ainda um formato simplório e de qualidade questionável mesmo.
Mas, no debate macro, sobretudo levando em conta os principais candidatos ao Governo e Senado a impressão de qualidade acima da media.
Destarte lá vem palavras oriundas do Professor Maribondo, dos tempos de Liceu Paraíba! o conteúdo agora analisado, passemos na seqüência para a análise de essência programática, de discurso mesmo produzido pelos candidatos, a partir do governador Cássio e do senador José Maranhão.
A primeira impressão visual posta leva qualquer telespectador, mesmo o desatento, a vislumbrar o interesse rápido do PMDB e/ou Oposição de querer aproximar o senador Maranhão do principal eleitor hoje do País, o presidente Lula provável reeleito no processo, se continuar a onda que está.
Este é o grude que a campanha de Maranhão perpassa, mesmo aos desatentos, colando ainda na exposição do programa os projetos desenvolvidos, afora sua formação de executivo nos 9 anos de Governo do Estado.
Há, contudo, um elemento forte no Horário Eleitoral advindo pela campanha do governador Cássio, esteticamente bem elaborado.
É que a essência do seu programa, e de Cícero também, mesmo originado partidariamente no PSDB, a forma posta pelo programa de querer vingar o conceito de cara da gente e os efeitos populares terminam por colar o governador muito mais em Lula, até pelo foco das proposituras, do que em Alckmin o candidato de Cássio a presidente.
Ou seja, Maranhão tenta e faz a colagem mais expositiva direta em Lula para lhe render dividendos eleitorais, mesmo assim Cássio se apresenta próximo do presidente pela forma e conteúdo apresentados, isto é, no conceito em si.
Mais na frente, com base nas pesquisas, saberemos quem está atraindo mais os bônus desses conceitos levando em conta o favoritismo de Lula.
Longe do lobbie
A midia nacional não pára de abordar os desdobramentos da CPMI dos Sanguessuga. Quer porque quer a punição dos envolvidos, sem nem querer conhecer as defesas dos citados.
Por conta disso, o senador Suassuna resolveu entregar seu destino à consciência dos senadores afastando-se de Brasília, portanto, do lobbie para gestar sua inocência.
– Vou continuar a nossa campanha seguros de que a justiça será feita porque temos provas mostrando nossa inocência afirmou.
Cícero atentos
Já o candidato ao Senado pelo PSDB, Cícero Lucena, está de orelha em pé acompanhando atentamente os próximos discursos de Ricardo Coutinho no Horário Eleitoral.
O portal WSCOM Online vazou a informação, também confirmada, de que RC gravou depoimentos jogando duro contra Cícero.
Chateado
Ricardo Coutinho passou o dia de ontem chateado diante da informação dada com exclusividade pelo portal.
Quis responsabilizar uns, outros, até se queixou de muita gente mas, antes que seja tarde, o portal e Coluna esclarecem que as fontes nunca serão expostas, até porque vale mesmo é a informação sem desmentidos.
Almoço especial
O superintendente do Sistema Correio, executivo Alexandre Jubert, teve almoço especial nesta quinta-feira de tanto disse-me- disse na campanha.
Entrou no ambiente sorridente. O que se indagava, antes e depois, era quem foi o convidado para o encontro gastronômico(?).
Umas & Outras
…Maranhão e Ney já fazem campanha de rua lado a lado. Foi o que aconteceu no Bancários, ontem.
…O candidato a deputado estadual Diego Tavares amplia o espaço e apoios na Capital e no Sertão. O pai Reginaldo e o tio Edme Tavares, além da mãe Jandira, são esteios.
…A próxima edição da Revista NORDESTE trará matérias exclusivas e de forte impacto. O editor Eduardo Carneiro anda com assuntos de forte repercussão..
Última
Esse jogo não vai/
Ser um a um…