Fortaleza – Daqui, desta terra de valores e talentos memoráveis chamada Ceará, nem mesmo a cultura farta de amigos tantos revisitados me faz tirar do juízo os passos e contextos do nosso cotidiano político-partidário paraibano, que como o balanço da maré vai e volta.
Por acaso, e somente só, pude ver a rápida passagem do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, com agenda fixada exclusivamente em novo diálogo com o Banco do Nordeste que pode redundar aliás, deve se efetivar mesmo na consolidação mais na frente do Pólo de Confecções da cidade numa clara evidência de que quer disputar com o interior de Pernambuco o mercado do vestuário.
Muitos sabem, faz tempo, que a saída de Campina para Queimadas/Boqueirão em diante sempre se posicionou como entreposto do Pólo de Vestuário de Pernambuco podendo, como deve decorrer agora, em gerar na própria inventiva Campina uma base forte capaz de gerar negócios e renda de alta monta.
Esse movimento de Veneziano traduz bem o esforço e a resposta que a cidade vem tendo em pouco tempo de governo, até porque há uma disputa não publicizada entre Governo do Estado e Prefeitura em querer, cada um à sua maneira, mais aparecer como bem-feitor de Campina.
É ai, exatamente, nesse aspecto de disputa positiva que surge e pode se acentuar um questionamento para se saber como o campinense se posicionará diante dessa ´queda-de-braço´ quando a eleição vier.
Sejamos mais objetivos: qual será de fato a conduta do voto de cada campinense na disputa para o Governo; se se dividirá entre Cássio e o nome apontando por Veneziano (senador Maranhão) ou optará pelos dois, ou seja, votará em Cássio aprovando a gestão de Veneziano fazendo nesse caso um jogo perigoso contra a candidatura do ex-governador.
Veneziano e equipe vão precisar trabalhar muito para evitar a segunda opção ou seja, fazer com que o campinense não embarque numa situação do tipo – ´essa disputa é boa para a cidade, por isso vamos votar nos dois´ – no caso de Veneziano só mais na frente porque agora ele não é candidato.
Eis um aspecto perigo, que o senador terá de trabalhar muito para evitá-lo.
Campina, o foco
O PMDB e aliados sob a batuta do senador Maranhão tomam conta hoje do debate, em Campina Grande, voltado para levantar dados e reunir empatia visando o plano de Governo do candidato pemedebista.
Maranhão sabe da importância vital de Campina, por isso concentra seus passos em grudar estratégias e presenças ao lado do prefeito Cabeludo como também é tratado para não de distanciar do adversário.
Podem anotar: o almoço deste sábado foi encomendado para 300 pessoas.
Cássio em Catolé
Mais uma vez, a presença do Governo se faz acontecer na região polarizada por Catolé do Rocha uma importante região do estado. No contexto de uma pré-campanha não assumida, o governador Cássio Cunha Lima amplia o cerco em torno das áreas ainda resistentes a sua campanha e passa a levar investimentos na busca da reversão.
Desta feita, a novidade foi a presença de Cícero Lucena. ´Disse aos meus amigos que na hora certas iria .
Umas & Outras
… Para conferir: Veneziano retornou para Campina em vôo particular fretado visando dar tempo ainda de participar de encontro de Mães no Spazzio.
…Podiam ser vistos, além do prefeito e o piloto, o diretor do BNB, Augusto Bezerra e Vital Filho.
…Grandeza. É a palavra síntese do tratamento dispensado por Veneziano a uma ação empresarial do executivo Raniere Barbosa ( filho de Manoel e Maria Barbosa) ao não obstacular pretensões do empreendedor junto a patrocinadores.
…Ricardo Coutinho zarpou em viagem diplomática e de negócios para Portugal. Com ele viajou o secretário de Planejamento, Luciano Agra.
…O Portal WSCOM Online se credencia a cada dia com um dos mais acessados do norte-nordeste. Impressiona que nas capitais da região, o conceito é muito acima do esperado. Tudo isso pelo conteúdo e forma de editar os assuntos.
…Só para não esquecer: o Palácio do Planalto da Presidência da República tem no terceiro andar um setor que acompanha as políticas nos estados. No Nordeste/ Paraíba muitos já viram o WSCOM Online.
Última
Deus ajuda/ a quem cedo madruga…