A praça, a política e o resultado

Para Nini, Tia Nicinha, Tonho, D.Irene, Dera, Coca, Dimas de Medeiros, Hamurabi e Cardivando de Oliveira

Mesmo em meio às atenções mais desejosas da futrica e detalhes do Affair da atriz Magdala – intérprete de personagem da campanha de 2002 consolidando o bordão ‘Seu Cássio’ – agora na TV com discurso a favor do governador e contra o senador Maranhão – embora com tudo isso à vista nada foi mais importante (permitam-se ousadia) para comunidade da Torrelândia do que a inauguração do complexo esportivo nesta quinta-feira.

Ainda voltaremos à briga PMDB X PSDB, mas neste momento vale à pena, sim, atestar um gesto singelo, mas determinante, proporcionado pelo prefeito Ricardo Coutinho fazendo da Praça São Gonçalo (oficialmente é Praça Tiradentes) um ambiente de animação e de reencontro das famílias defronte à igreja homônima e do prédio sede da Unimed, como faz tempo não se via.

São políticas de resultado combinado com a aspiração popular que fazem sentido e produzem na comunidade a sensação de que é possível conviver com atitudes administrativas de quem responsável, no caso a Prefeitura, para reaquecer a alegria de muitas famílias poderem conviver juntas, mesmo com suas diferenças, em nome do coletivo.

Conheço de perto essa realidade porque nasci ‘praticamente’ na Praça São Gonçalo, ao lado de amigos inesquecíveis – alguns os vi nesta quarta-feira, como Tengo (advogado Gutemberg Honorato), o torrelandense Marquinhos (agente fiscal), Marconi, etc., ao lado de um monte de gente decente, trabalhadora, há tempo esperando por esse trato simples, mas de significação para a comunidade.

A mesma praça que acumula anos de escuridão e de pouca atenção efetiva em favor dela e da sociedade da Torre foi a própria quem se viu invadida de orgulho por reencontrar-se no curso histórico, agora transformada em ambiente de cidadania, e não mais problemas, tanto que a própria comunidade resolveu criar uma comissão para cuidar de seus equipamentos de agora em diante.

Menino, velho, moça, gente bonita, feia – todos numa só cumplicidade. Lembra filmes do Metrópole, cinema que o grande ator José Dumont freqüentou muitas vezes.

A praça de craques como Tito, Vuca, Marquinhos, Betinho, Marcos Gondim (Caranga), Badê, Fia, Haroldo, Gama, Menta, afora tantos peladeiros de primeira, a exemplo de Tengo, Mago Ró, Inha (Clovis), Milton, e tantos outros, que se revezaram em títulos no São Gonçalo e Ibis da Torre – um orgulho que carrego comigo – se viu tomada de esperança no zelo permanente de seu patrimônio forjada em obrigações e impostos, mas nem sempre respeitados por quem de direito e obrigação.

Com gestos simples, mas determinante assim, Ricardo Coutinho faz a diferença, devagar e sempre – vai depender dele. Dentro desse contexto, a Torrelândia de tantas lutas históricas é a mesma que sabe agradecer à quem dela cuida com sinceridade.

Começo de campanha

A quinta-feira também foi de debate entre partidários do governador Cássio e o senador Maranhão acerca da veiculação pelo PSDB de VT mostrando a atriz Magdala ( Seu Cássio) – da campanha de Paulino, em 2002, dizendo-se arrependida e agora favorável ao atual governador.

A estratégia do PSDB surtiu efeito mais parecido como “golpe de mestre”, mas produziu também muita reação dos adversários.

Começo de campanha II

O senador José Maranhão disse logo cedo ao Portal WSCOM Online que a atitude fere a legislação eleitoral porque antecipa campanha não permitida, por isso estava com seu Jurídico pedindo reparação ao Tribunal Eleitoral com a retirada do ar da propaganda.

No final da tarde, o escritório do advogado José Ricardo Porto ( Marilac e Cecílio) entrou com liminar formando o pedido de retirada do ar do material do PSDB.

Começo de campanha III

O desembargador Nilo Ramalho, escolhido para relatar e se posicionar sobre a liminar, anunciou no meio da noite que estava impedido de julgar a ação porque na petição constava do advogado Cecílio Ramalho, a propósito seu filho.

A decência (sem outro caminho) foi a trajetória seguida repassando o processo para nova redistribuição.

Comentário de Cícero

Para o ex-prefeito de João Pessoa, o argumento do PMDB e do senador de que houve ‘compra’ da atriz para dar seu depoimento no PSDB não faz sentido.

– Ela se arrependeu mesmo – completou.

Ney noutra parada

Mesmo atento com os fatos da política paraibana, entre eles o da atriz, o senador Ney Suassuna disse que, além de solidário com seu companheiro de chapa, Maranhão, estava com o tempo ocupado com encaminhamentos de interesse de diversas prefeituras, bem como de segmentos da sociedade.

Ney afirmou que não perder tempo com disse-me-disse.

Umas & Outras

…Pode haver novidade na nova composição da diretoria do Sebrae/PB com a licença de 4 meses de Carlos Batinga para se candidatar a deputado federal.

…Pedro Aurélio trabalha para ascender ao posto.

…O silêncio dos bastidores, contudo, gera conspiração de alto grau podendo gerar novidade na reunião do conselho deliberativo da terça-feira.

Ultima

“A praça Castro Alves é do povo…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo