O Capítulo à parte

É em João Pessoa o cenário que motivará maior acompanhamento, em tese, dos próximos passos da campanha sucessória para o Governo e Senado porque dependendo da tendência eleitoral da Capital – e a correlação de forças do prefeito Ricardo Coutinho, que se saberá o tamanho do resultado.

De cara, não é demais ver esse prestigio pró Maranhão, como acontece em Campina na direção do governador.

A presença de Ricardo, ontem, na Câmara Municipal não produziu nada de novo, mas nas entrelinhas deixou escapar alguns sinais do que vai aprontar mais na frente na sucessão governamental, daí a menção de agora.

Antes de mais, deva-se dizer que, neste terreiro sem dono (João Pessoa), a performance de Maranhão tem sido muito mais bem avaliada do que a do governador – personagem de problemas inegáveis a enfrentar na relação com o eleitorado por aqui, embora tenha agido na periferia intensamente tentando reverter a tendência.

Bom, ressalvas feitas, será importante entender como o prefeito Ricardo se comportará na eleição, não do ponto-de-vista do voto já que repete estar comprometido com Maranhão, mas sobre a ação da máquina administrativa e seu empenho em pedir voto para seu candidato, mesmo.

Sem necessidade de grandes estudos, percebe-se ainda que Cássio faz de tudo para não brigar com RC, pois isso ampliaria ( ou ampliará?) seu desgaste em áreas populares, especialmente dos movimentos organizados – daí sempre estar o governador fazendo menções para a Capital sem tocar no fio de cabelo do prefeito.

Ontem, Ricardo soltou a senha: “um partido como o PSB tem tudo para indicar o vice”. Se reparar direito, tem mesmo, entretanto, a definição desse nome estará longe dos valores acumulados por cada um dos aliados do senador, e sim da necessidade que surgirá no undécimo da hora para fechar a chapa, bem diferente da definição por José Lacerda na outra chapa.

Estrategista, Maranhão certamente que não passará recibo nem aventará qualquer ciúme com essa matreirice do governador de adular RC, entretanto, é plausível admitir que mais na frente o senador vai querer colocar o guiso no gato mostrando a necessidade de distanciamento do prefeito de Cássio e seu engajamento mais latente na campanha governamental, como de sorte na senatorial.

Pois bem! Se o jogo é esse então é só esperar a hora em que o senador vai colocar as cartas na mesa sem pruridos, mas afastando de perto dos seus(?) o leão na pele de cordeiro do seu principal adversário.

Maranhão quer o ver o diabo, mas não admite isso em relação Cássio.

A propósito de Solon I

De fato, a análise sobre a influência do advogado Solon Benevides no processo de reanimação da imagem do governador Cássio levando-o à recuperação motivou e-mails e ligações, além de comentários pessoais de alta voltagem.

Quem lhe odeia – imaginem! – o que não disseram dele e do Colunista, à cada dia levado a conceitos, todos longe da verdade.

Já os admiradores de Cássio, também do secretário, reverenciaram como certamente haverão de fazer, enquanto tudo der certo. Falhou, pisou na bola, é descarte na certa.

Mesmo assim um desafeto/advogado do secretário não se conteve: “o mal por si só se destrói”.

A propósito de Solon II

O óbvio, contudo, também se deu: os apaixonados pela candidatura do senador Maranhão não quiseram ver a essência do recado mais duro dado na atual campanha pemedebista.

O candidato necessita, sim, de estratégia competente no campo do marketing, portanto, tem perdido espaços para o adversário como não imaginava, sobretudo depois do movimento de abertura feita pelo Sistema Correio para convivência com Cássio, mesmo com o suplente de Maranhão sendo o empresário Roberto Cavalcanti.

Planejamento – é a palavra de ordem e a definição de quem faz o que!

A propósito de Solon III

São a falta dessa estrutura/estratégia nessa área fundamental neste momento e a humildade para buscar superar as adversidades, que fazem a pré-campanha do senador esbarrar nos conceitos simples, já lembrados pelo velho Chacrinha: “quem não se comunica/se trumbica”,

Agora, que ele é líder das pesquisas, ninguém tem dúvida nenhuma, mas nem por isso pode abrir as guardas, como se diz em Araruna.

Palanque ou Mosquiteiro

A parte da Avenida Epitácio Pessoa onde se concentra o bloco Muriçocas do Miramar está tomada de aparato, especialmente da Prefeitura e Governo – sem contar os pré-candidatos ao governo e senado, já anunciando presenças no desfile.

A Coluna e suas fontes vão acompanhar o palmômetro ou vaiômetro – instrumento qual seja usado pela galera – os populares, como queiram.

Tratamento desigual

Na contramão da história e do mercado virtual em ascensão, tanto o Governo quanto a Prefeitura da Capital ignoram por completo a mídia da Internet promovida, sobretudo, por quem tem estrutura e repercussão tal qual a mídia tradicional.

Por “pãodurismo”ou visão atualizada do mercado, insistem em brigar com a realidade que só serve de parâmetro quando noticias desagraveis são veiculados.

Ai, nesse caso, é um Deus nos acuda, uma onde de acusações disso e daquilo, diferentemente na hora de tratar o mundo internáutico tal qual o mercado de olho nu – alguns deles cegos até.

Umas & Outras

…Os “dedos duros”continuam soltos. A última vitima foi o jornalista Adelson Barbosa, batalhador como qualquer outro profissional.

…O vereador Hervazio Bezerra não é mais o mesmo na radicalidade contra Ricardo Coutinho, Ah! como isso irrita um cidadão – morador do Bessa!

…A Vox Populis ficou de enviar nota se explicando sobre os números do Senado, mas acabou se omitindo, como se todos estivessem já esquecidos do resultado.

,,,Carlos Batinga será candidato a deputado federal. A decisão acaba de ser ratificada.

…O presidente da Funjope, Luiz Carlos Vasconcelos, anuncia 400% de ampliação dos recursos da Prefeitura ao setor cultural. Saiu de R$ 800 mil para R$ 3milhões e 300 mil.

…O São João de Bananeiras está chamando a atenção da mídia de São Paulo.

…Na Itália, onde esteve dias atrás, Chico César quis se inteirar das novidades e/ou repercussão da ira muçulmana contras as charges publicadas na Dinamarca. Foi a um ciber e no google quis saber detalhes. Resultado: das 10 primeiras matérias editadas, duas eram da WSCOM tratando do assunto.

…Por telefone ele revelou: “Fiquei orgulhoso de saber que o Portal WSCOM está sendo acessado no mundo no mesmo espaço da grande imprensa mundial”.

Última

“São quatro jogadores/ nessa mesa/
Dando as cartas sem dar falsa folga a ninguém…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo