BSB-Rio – Um encontro entre deputados federais do PL, PTB e PP, ontem, em Brasília, selou, em tese, a formação de um bloco partidário com vistas a ocupação de parte (3 ou 4) das 12 cadeiras da Câmara Federal. Na mesma proporção de cuidados as outras legendas de maior tamanho e densidade também se movimentam porque desse conjunto sairá quem fica, que sobra ou que chega de cara nova.
No caso da reunião de Brasilia há de ser dito que duas outras siglas PSC e PRB ( leia-se partido do Bispo Edir Macedo) se incorporaram à aliança, mesmo que o grupo admita um desfalque no decorrer do tempo, especialmente no voto para governador/senador, advindo do empresário Roberto Cavalcanti.
O movimento desses partidos não implica necessariamente que o governador Cássio esteja já resolvido de vez, mesmo com a unidade dos 5 partidos, por conta do PSDB, PFL, PDT, etc, especialmente os dois primeiros precisarem de votos suficientes para buscar construir maioria na representação.
Sejamos mais claros: embora as 5 legendas estejam fechadas em si, não é difícil totalmente o governador Cássio querer fazer uma chapão todos numa só aliança para que haja eleição do maior número possível de deputados diante da Oposição (PMDB, PSB, PT, PC do B, etc) também a produzir estratégias visando eleger parlamentares na dose máxima. Isso fulminaria o acordo de agora.
No caso do agrupamento governista, o PSDB tem Ronaldo, Armando Abílio, Rômulo Gouveia e/ou representantes dos Lucena todos eles brigando por no máximo três vagas (olhe lá) com o PFL enfrentando barra pesada para eleger o candidato Efraim Filho, pois, mesmo tem individualmente votos de montão, mas precisa de reforço de outros nomes para garantir a vaga.
Nessa equação de alianças partidárias, registre-se que o candidato vencedor, isto é, com mais votos no primeiro turno tende a atrair maior quantidade de vagas (relativamente).
Se isso for pouco para compreensão dos bastidores partidários, insira-se no processo o caso concreto do PMDB, PSB e PT com chances reais de fazer entre 4 a 7 (tudo vai depender do desempenho também do senador Maranhão). A escala de variação, portanto, está à mercê de vários fatores, entre os quais o desempenho de campanha dos candidatos majoritários, também.
De qualquer sorte, ainda se faz necessário esperar novos movimentos da alta cúpula (candidatos ao governo/senado) porque para alguns essa composição é jogo de vida ou morte política.
Nomes da Oposição
Nas contas e estudos que tantos fazem dia e noite, o PMDB tem perspectiva ou luta para fazer 4 deputados federais. A dados de hoje fala-se com freqüência em Wilson Santiago, Benjamim Maranhão, Wilson Braga e Vital Filho.
Já PT e PSB lutam por 2 ou três vagas no máximo. Manoel Júnior, Marcondes Gadelha, Luiz Couto e Carlos Batinga se sobressaem nessa lista, mesmo com comentários de que o atual superintendente não vá mais disputar a Câmara.
Fora da disputa?
Embora o deputado federal Domiciano Cabral diga aos quatro cantos que se mantém na disputa, na boca miúda são cada vez mais freqüentes os comentários de que ele não será mais candidato abrindo espaço para Sara ser o nome da família na proporcional ( estadual?).
Comenta-se ainda que ele é nome cogitado para a próxima vaga no Tribunal de Contas.
Novidades em tese
O empresário Zequinha, prefeito do Congo, não conseguiu até agora afirmar-se como um nome estadual de força extra-região, embora tenha influência sobre boa parte dos prefeitos do Cariri chão duro. Tem força econômica pela condição bem sucedida no campo empresarial, mesmo assim falta aparecer mais no estado, especialmente a Capital.
Eleitor de Carlos Dunga, o próprio deputado federal já admite que pode ter Zequinha como seu concorrente, assim como o ex-senador Raimundo Lira.
No caso Lira, tudo pode acontecer inclusive nada.
Evangélicos como foco
O deputado federal Philermon Rodrigues recusou comandar o PRB (partido da Igreja Universal), mas se mantém aceso no quesito zelo com os evangélicos paraibanos, especialmente da Assembléia de Deus.
É desse universo que ele pretende reeleger-se somando votos de alguns poucos prefeitos. Não é equação tão fácil assim, mas é a que o fez deputado 3 vezes seguidas por Minas Gerais.
A propósito, ele já estreou novo canal de TV (Boa Nova) em João Pessoa voltada ao público evangélico.
Planejamento da WSCOM
2006 chega como ano fértil para novos investimentos e projetos da WSCOM, que deve tomar novos vôos fora da Paraíba, embora no Estado outras ações estejam sendo desenvolvidas no campo do planejamento estratégico.
Como a WSCOM tem recebido reconhecimento majoritário nos principais centros do Pais ( Brasília, Rio, São Paulo, capitais do Nordeste) há uma forte propensão para que os serviços do Portal líder um dos mais citados do NE se consolide mais além fronteiras.
Tem gente de alta voltagem intelectual do País torcendo e dispondo-se a contribuir estrategicamente com a empresa paraibana.
Reeleição de Wilson
Wilson Santiago, atual líder do PMDB na Câmara, não está para brincadeiras. É candidato forte à reeleição no cargo, agora em fevereiro, devendo enfrentar Gedel Vieira (da banda ligada ao tucanato).
Jeitoso, Santiago já tirou do páreo gente forte como Eunício de Oliveira e Saraiva Felipe. Aprendeu rápido, o parlamentar paraibano.
Umas & Outras
…O senador Ney Suassuna instituiu uma Comenda para distinguir os brasileiros que de alguma forma têm contribuído com a Paraíba.
…Nem por isso, um grande problema cultural esta por estourar na opção feita pelo senador Suassuna.
…O jornalista Luiz Torres, revelação do jornalismo político, foi visto ontem em entrevistas por Brasília. Para ser mais exato, ele almoçou com os deputados Carlos Dunga, Inaldo Leitão, Enivaldo Ribeiro, Wellington Roberto e Philermon Rodrigues no restaurante da Academia de Tênis, agora reformado.
…O periscópio flagrou o arguto jornalista saboreando como prato principal frango tipico da casa.
…Nesta quinta-feira, às 19 horas, o tempo reflexivo se ocupa com orações e missa de sétimo dia em memória da senhora Honorina Tavares de Albuquerque programadas para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Miramar.
…O jovem Fera Vinicius futuro estudante de Farmácia da UFPB quer enveredar por descobertas em favor da humanidade. Seja o que e como for estará diante de uma oportunidade para crescer como individuo formando-se para galgar/gerar prosperidade e solidariedade.
…Antes, segundo soube, o Fera do curso onde pontificam Ricardo Coutinho, Luciano Cartaxo, Reinaldo Nóbrega, Agnaldo Almeida (pela formação) vai incursionar pelo mundo midiático discutindo a possibilidade de inserir a versão Teen da WSCOM. Como não me meto nas opções do inquieto músico, também, fico contemplando os ensinamentos da decente mãe Maisa e dos avós Genival e Adalgisa (Dau), bem como de Maria Júlia e Antonio Cândido agradecendo a Deus por tudo.
…Seja o que for, estou com ele e não abro nem para um trem.
…Folia de Rua vem chegando provocando reflexões sobre o projeto e a organização, mesmo abrigando respeito à dedicação do presidente Lis Albuquerque.
Última
Olha o Cafuçu/
Também vou…

