Brasília-Salvador – Entre a capital política e da alegria, em meio a muito trabalho suado, como se fosse na feira da Torre o periscópio da WSCOM flagrou pelas muitas fontes no Palácio do Planalto, Congresso e fora deles, que o presidente Lula anda mais vivo do que nunca na sucessão 2006.
Antes de entrar nos meandros da articulação, a pesquisa do IBOPE veiculada ontem na Rede Globo mostrou certa melhora na performance do presidente quando estancou a queda na preferência popular sobre seu principal concorrente José Serra.
Mas, a grande história se situa nos bastidores com entendimentos freqüentes de Lula com o PMDB afetando diretamente a Paraíba com a inserção de um partido aliado de Cássio para indicar o vice de Maranhão.
Quem viu e ouviu no Planalto jura de pés juntos que a ida de Lula, ontem, ao jantar de Ney e PMDB não foi à toa nem muito menos para saborear a cozinha regional à lá carne de sol, arroz de Leite, paçoca, etc iguarias preferidas pelo senador paraibano.
Faz tempo Lula entrou de sola no processo. A mais nova, podem anotar mesmo com possíveis desmentidos, trata de alta articulação lançando Renan Calheiros candidato do PMDB à presidência para sufocar Rigoto e Garotinho podendo ao final gerar a condição do ministro Nelson Jobim vice do atual presidente.
É evidente que o caso é mais complexo e reúne uma infinidade de pessoas e histórias, mas a essência é essa mesmo, doa em quem doer, pois se trata de operação já deflagrada, portanto, está em curso.
A novidade (não nominada) reside no partido e lideranças já bem encaminhadas para fechar com Maranhão e gerar mais na frente a condição de candidato a vice proporcionando desfalque significativo ( decisivo?) na candidatura de Cássio.
De Salvador, fiquei sabendo, entrou na jogada um marqueteiro conhecido na Paraíba e além mar.
Avaliações
No núcleo do governo, o tema mais comentado entre entendidos do marketing político diz respeito a nova rodada de pesquisa.
Pelo sim, pelo não, o governador anda contente.
Mesmo assim, Maranhão ainda tem pontos à frente dele.
Outras pesquisas
O Sistema Correio anda anunciando para domingo nova rodada da Cônsul aferindo a disputa para o Governo e Senado na Paraíba. Não houve mudanças drásticas, conforme o que se estará registrando no TRE.
A propósito tem gente contratando o instituto Data Folha, em São Paulo.
Lá e lô
Tem deputado federal dizendo uma coisa publicamente e, nos bastidores, abrindo espaços para o adversário ao Governo ganhar novos apoios.
A propósito, por conta do acórdão de Lula-PMDB tem um deputado que iria desistir de ser candidato à reeleição a manter essa condição, segundo deixou vazar numa roda de deputados no cafezinho.
Mexida forte
Para anotar: o prefeito Ricardo Coutinho retomará a normalidade da relação política na Câmara Municipal. São vários os fatores e conversas, tudo em nome da governabilidade.
Vai ter novidade mesmo, apurou a coluna.
Última
Na emenda/
Amarre a corda direito…
