Não fosse a Câmara Municipal, melhor dizendo, a crise com setores do legislativo municipal até que o prefeito Ricardo Coutinho, de João Pessoa, estaria folgadamente falando em êxito pleno em 12 meses de mandato.
Mas não é isso o que se efetiva porque a inabilidade e a presunção, mesmo admitindo o argumento de critérios novos na relação política, tomaram conta de momentos diferentes gerando desgaste continuado entre o executivo e legislativo.
Antes de qualquer juízo de valor, se faz indispensável distinguir a coragem com que Ricardo preservou a conduta de não fazer comércio persa na convivência político-administrativo, mesmo assim é preponderante dizer que aliados precisam ser tratados diferentemente.
É o que se dá, por exemplo, com as pessoas aliadas oriundas do Coletivo movimento de absoluta confiança de Ricardo nos quais, como é o caso, por exemplo, de Alexandre Urquiza na Emlur se dá carta branca para procedimentos, apesar da vigilância do prefeito.
De fato, preservar valores e inserir novos métodos transparentes na relação política é algo bem-vindo e indispensável, mas se faz necessário não confundir com inabilidade no trato da cessão de espaços políticos aos aliados até porque se governa com quem trabalhou em favor da conquista do poder.
Tantas palavras e parágrafos acumulados servem para dizer que a crise entre Ricardo e a Câmara se manterá quando se prenunciam os dados / dossiê que os vereadores Severino Paiva (presidente) e Benilton Lucena resolveram apresentar amanhã ao PT.
Mesmo sem conhecer os dados a serem apresentados, imagino que não exista irregularidades cabeludas, entretanto, a pendenga mantida e o ódio alimentado tira do governo municipal o brilho que poderia ter de comemorar o ano de 2005 como promissor na área administrativa.
Aliás, em 2006, ou o prefeito gera as condições de superação dessa crise ou será um governante sempre amargurado e p da vida com o mundo político ao redor, o que poderia ser diferente se fosse um pouco tolerante e afastasse a arrogância em certos casos do caminho.
Se resolver isso, vai brilhar muito mais.
