A cassação do deputado federal José Dirceu, ontem, na Câmara Federal respinga em tudo o que é lado com efeitos distintos, em alguns casos contraditórios, mas de resultado fulminante para a vida política do mais experiente conceituador de políticas o PT dos últimos tempos.
Dirceu fora do Congresso e do Governo é mutilar a condução de políticas pragmáticas que levaram o PT ao Poder e, sem que se apercebesse, a se envolver com escândalos nunca vistos, daí o distanciamento dele do presidente Lula para lutar pelo seu mandato e buscar retomar uma nova etapa da sua história, agora esfrangalhada.
Quanto ao resultado legitimamente falando no plenário, não tem mais o que se discutir, mesmo que perdure a nuvem conceitual de que a cassação se deveu a valores políticos de perda do controle e da situação pelo governo, mais do que do ponto-de-vista das provas reais.
A impressão predominante é de que a pressão externa do Congresso, ou seja, a famosa pressão das bases interferiu em muita gente na Câmara, embora a cassação seja fruto do crescimento da Oposição mesclando à tática o troco que parlamentares deram ao ex-ministro por sua postura quando principal formulador de políticas do governo Lula.
Por incrível que pareça, o governo Lula perde um prumo mais lógico na proporção inversa em que em se afastando do perfil Dirceu retoma o controle total da situação, apesar de, no processo, ser o PT o mais afetado com o pijama que provavelmente ele possa pensar em vestir. São mais de 8 anos, agora fora do mandato.
Sem quem pegue na chuteira do significado de Dirceu na conjuntura, a Oposição dá demonstração de muito fôlego porque tira do processo o maior articulador político do PT-Governo Lula e, por isso, agora vai à cata de desestabilizar outros poucos bem estruturados e formados numa concepção de importância real para a vida política do PT.
O Caso Dirceu mostra ainda que a força popular, da sociedade, ainda se mantém elemento de impacto e força, da mesma forma que confirma a premissa advertência a todos daqui e dalhures de que pouco é recomendável chegar à condição de super-poderoso.
O resultado é sempre o mesmo, o ostracismo ou, no mínimo, o isolamento doloroso.
Na Paraíba I
A cassação repercutiu de forma distinta na Bancada Federal da Paraíba, especialmente no Senado Federal. Enquanto o líder do PMDB, Ney Suassuna, previu dias melhores e menos tensos para o Governo Lula, o senador Efraim Morais entende que o PT está se desmanchando, mesmo assim a Oposição vai continuar jogando duro contra Lula.
Em plena madrugada, Efraim e Ney falaram ao WSCOM Online. O senador Suassuana disse que o resultado mostra que a Câmara não está tolerando nada. O parlamentar pemdebista acha, entretanto, que Lula fica numa situação melhor; com a possibilidade da crise amainar.
Na Paraíba II
Já Efraim Morais disse que o resultado foi lógico, isto é, esperado afetando de frente o capitão /comandante por isso tinha que ser cassado, declarou o presidente do PFl projetando outras cassações. Tem mais gente ou quase todos vão ter o mesmo futuro, acrescentou.
Para Efraim, o governo já tinha largado a mão de José Dirceu, além do mais revela que o PT está se desmanchando. Na seqüência, disse que a partir de agora, a oposição não vai mudar de rumo e investigará mais o governo Lula.
Na Paraíba III
O deputado federal Inaldo Leitão, que subiu à tribuna para defender o voto pela não cassação, disse que não tinha intimidade com Dirceu, entretanto, considerou que o Direito não poderia ser desprezado em nome de uma posição meramente política.
Amigos do ex-ministro, como o ex-vereador Julio Rafael, chorou o que considerou retaliação nunca vista.
Ricardo na rota certa
O prefeito Ricardo Coutinho projeta para 2006 a aplicação, no mínimo, da reposição da perda salarial dos servidores municipais.
Ele se prepara para o reajuste com dinheiro acumulado para poder pagar.
Depois, a Coluna volta ao assunto.
Equipe
Ricardo revelou ao WSCOM Online, que até a próxima semana anunciará os novos nomes dos quatro cargos vagos no primeiro escalão.
Ele, contudo, resistiu e não antecipou nenhum dos nomes.
Última
Roda mundo/ roda gigante/
Roda moinho / roda pião…
