Ecos de procedimentos

RIO – O noticiário jornalístico vinga mais e sempre quando traz sangue ou esquartejamento moral. O trágico e o cômico, muito antes de Shekespeare, fazem da humanidade abrigo do contraditório, mesmo quando fatos positivos nos rodeiam sem a mesma ênfase que geralmente se dá ao conteúdo ruim.

Manifesto-me assim com tom discursivo diante de fato exponencial gerado, ontem, em dois momentos diferentes por personagens de índole partidária conflitante: um, o governador Cássio Cunha Lima anunciando que vai sustentar a política de incentivos à ciência e tecnologia, tanto que mereceu Menção Honrosa; e, outro, promovido pelo senador Ney Suassuna, ao anunciar que a Sudene será recriada tendo um paraibano à frente.

Nos dois casos, há naturezas absolutamente distintas, mas imaginar políticas de incremento à economia nordestina no mesmo diapasão de se ter em João Pessoa secretários da região com ressonância renovada de manter apoio público às nossas bases tecnológicas nos faz crer em saltos mais na frente.

Talvez a Paraíba – mais ainda o Brasil – ignore que no CT de João Pessoa, já colhe pesquisas de alta significação, mesmo sem a visibilidade comum à engenharia elétrica de Campina Grande.

Só que pelo que se depreende, já é chegada a hora de sair da tática do “ovo da pata”, grande e bom, mas de eficácia zero enquanto marketing, porque prevalece a estratégia da “galinha”, num bom sentido, que tem produto menor, mas o “cacarejado”dá impressão de ovo de avestruz.

Antes de mais nada, a simulação nada tem a ver com aspecto de tamanho sobre UFPB e UFCG, posto que a menção restringiu-se apenas a uma abordagem popular de fácil assimilação.

Pois bem, é nessa seara tecnológica onde as nossas Universidades precisam superar a birra e/ou disputa de vaidades para saber quem é o maior ou comandante do processo, visto que precisamos de todos, e não só de parte, visando construir futuro promissor na Paraíba.

No paralelo, embora em tese nada tenha a ver com tecnologia – mas tem – a possibilidade real de se retomar a Sudene com novo manequim e projeto de auto sustentação é questão de força para aplainar em nosso solo perspectivas de se ter mais bem resolvido um pólo de informática para mudar o perfil paraibano de vinculo com a economia primária.

Não se trata de combinar nem omitir, muito pelo contrário, mas quando se age ( mas age mesmo ) sentimos a sensação de que somos do século atual.

Novo nome

Para anotar: entre os dias 27 e 29, o Governo Federal anunciará com direito a ato no Diário Oficial mais uma nomeação de significação para o estado paraibano.
Uma pista: a ascensão é de um gestor conhecido, de formação numa área mas de vinculo maior noutra, e dizem que anda com uma energia afiada para produzir trabalho com resultados.

Até perder uns quilos, o sujeito deve perder.

Resistência democrática?

Toda vez que alguém pergunta se o prefeito Ricardo Coutinho vai fazer algum ajuste na equipe, ele ri. Não que seja tema cômico, nada disso, mas é que ele resiste o quanto pode para tratar da questão.

Como só ele comanda mesmo o processo de escolha, o processo se arrasta com a adrenalina entre veias de assessores e futuros auxiliares.

Cobertura da WSCOM

O presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos, procurou o diretor executivo da WSCOM, a propósito o mesmo Colunista de agora, para destacar a cobertura do Portal aos assuntos nacionais, especialmente vinculados à empresa e, mais apertadamente, ao caso Aracilba.

– Vocês têm velocidade e conteúdo de qualidade – disse o dirigente.

Novo leilão

O presidente da Eletrobrás durante a transmissão de cargo da nova diretora administrativa, Aracilba Rocha, que a empresa voltará em dezembro com leilões de energia, previu novos investimentos no país com construção ou conclusão de obras, além de buscar expandir ações no mercado internacional. A diretora Aracilba Rocha assegurou estar pronta na construção de novas conquistas da empresa e de seu corpo funcional.

Ele focou seu rápido discurso em metas estabelecidas pela Eletrobrás de crescimento no plano internacional em 2006 por se constituir na mais forte empresa da América Latina no setor energético. Ele revelou a retomada dos leilões para venda de cotas de energia a partir de dezembro.

Sem medo

Já Aracilba Rocha historiou sua trajetória de experiência acumulada mas, antes, lembrando suas origens humildes de menina pobre sertaneja que recebeu educação de seus pais e avós para poder superar as adversidades econômicas e climáticas. Fez menção diretamente ao seu pai, João, sua mãe e até uma avó índia, com quem obteve primeiras informações sobre agricultura e relacionamento entre homens e mulheres.

Na questão especifica de seu mandato, ela disse que vai buscar a unidade de ação com todos os demais diretores sem abdicar do apoio do Pessoal da empresa, entretanto, comentou que nunca teve medo de enfrentar desafios, portanto, se diz preparada para apresentar resultados positivos.

Além de diretores, gerentes e funcionários da empresa, a transmissão de cargo contou com as presenças do diretor da Transpetro, Álvaro Neto, de Henry de Carvalho e socialites.

Umas & Outras

…O comando dos órgãos de fiscalização e de poder de policia no âmbito federal da Paraíba está sendo mudado. Agora, é o superintendente da PF, Agripino Neto, que está deixando o cargo no estado.

…O advogado Hiltinho Souto Maior é candidato a deputado estadual em 2006 pelo PP. Ele assumiu dias atrás o PP Jovem.

…O PTB está conversando muito. Demais.

…Um celular maquiavélico, subsidiado de escutas e similares, promove a reação estratégica esperando dar ao líder reversão plena.

…O professor Luiz Renato anda entusiasmado com os novos ventos de Brasilia na direção da ciência e tecnologia.

…No Rio, a satisfação de reencontrar Totonho, a novidade da MPB nas paradas. Aliás, ontem ficou certa a participação do artista no Fenart.

…Longe desse patamar, já há comemoração no governo Cássio.

…Risco na água. É isso o que se diz quando se anuncia uma coisa sem promover o prometido.

…Saulo, de Frei Martinho, tirou o verde de sua vestimenta. Por que terá sido?

Última

“Viva o índio do xingu…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo