Onde a Briga não chega

BRASILIA – Há em curso, sem que seja necessário ser ‘expert’ em política, a preparação pelos partidos e lideranças das estruturas e estratégias tratando, em síntese, das próximas ações de cada grupo na busca de – ou preservar o poder, no caso do governador Cássio Cunha Lima, ou reconquistar a principal cadeira pelo senador José Maranhão.

Dentro desse manto, não há espaço para outra alternativa sobre o que seja defender o Governo ou ser Oposição levando o debate ao maniqueísmo do Governo achar que está fazendo muito e opositores baixando a lenha dizendo não existir nada.

O perigo, para não se constituir em mal em si, está na polarização odienta na Paraíba não permitindo que haja debate civilizado entre os vários grupos, portanto, sem chance alguma de argumentação ou contra – argumentação para nada prosperar.

Na prática, para ser mais objetivo, o fato é que a Paraíba se mantém perdendo as disputas gerais no contexto regional Nordeste porque quando um grupo está no poder o outro trabalha para impedir avanços e vice-versa, como se tudo fosse assim até se acabar um dia.

É evidente que não chegará a tanto, mas custo a crer que estejamos próximos de superar essa marcação da maldade, visto que os ‘cabeças’ dos dois grupos só pensam em acabar com a parte adversa sem evidenciar um grande projeto exeqüível, compreensível para nosso futuro perto e distante.

Ontem, por acaso, estava acompanhando com o deputado federal Carlos Dunga um debate do Ministro Mares Guia sobre o turismo do Nordeste. Cá, comigo, pensando – já já ele vai anunciar novos projetos e recursos para nosso Estado. Cruzei os dedos, esperei e as palavras não vieram.

Mares Guia falou em ações na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e até Sergipe, mas nossa guerreira e briguenta Paraíba mais uma vez não foi mencionada pelo Ministro.

Fiquei pensando, olhando a inquietação de Dunga que, o cenário exposto traduz bem a conseqüência da briga intensa de, ou tentar obstacular o que um grupo planeja ou torcer para que a coisa não ande ou se acabe mesmo.

Pior para o Estado, que um dia vai querer que nossas lideranças alterem a forma de briga pela Paraíba porque, senão qualquer tempo vai aparecer quem seja mais proativo tendo posição, firmeza, mas sem colocar o ódio sobre a razão.

Enquanto isso não chega, ainda é tempo de Cássio e Maranhão reproduzirem menos ódio mútuo e mais tolerância ou, tomara um, brigarem por um bem comum em favor do Estado e dos paraibanos.

Transposição I

Começou no Senado e se estendeu para a Câmara Federal o debate sobre a transposição do Rio de São Francisco. O senador Ney Suassuna, líder do PMDB, foi quem puxou a discussão no dia de São Francisco.

Ney mostrou indignação pelo fato do Bispo Luiz Faccio estar fazendo greve de fome contra a transposição quando, segundo o parlamentar, favorece dessa forma que milhares de nordestinos tenham acesso a água.

O senador, que foi sucedido com a língua ferina da senadora Helena Heloisa, pediu bom senso ao bispo.

Transposição

Na Câmara, o deputado Carlos Dunga também se manifestou considerando absurda a greve porque enquanto privilegia ribeirinhos do rio exclui um milhão de pessoas no semi-árido de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Na seqüência, Luiz Couto se incorporou o coro favorável ao projeto de transposição.

Posição da Igreja

Embora a Grande Mídia tenha explorado posição da CNBB contra a transposição, ontem , o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, disse que os bispos de quatro estados envolvidos, inclusive Alagoas, são favoráveis à obra.

Pagotto disse que a greve do bispo é ato isolado.

Umas & Outras

…O PSDB exibiu ontem, enviando ao portal WSCOM Online, fax símile de ficha de filiação do empresário José Carlos da Silva Junior no PSDB.

…A medida visou provar ao presidente do PMDB, Haroldo Lucena, que a filiação de fato aconteceu. O dirigente pemedebista tinha dito que inexistia.

…O Portal WSCOM é referência principal de grandes jornalistas. Andrei Meireles, da Época, é um deles.

….Dia 11 tem aniversário do senador Ney Suassuna.

Última

“Brigo eu/ você briga também/
Por coisas tão banais…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo