O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu nesta quarta-feira a realidade adversa no Congresso Nacional com a derrubada de veto ao reajuste de salários para os servidores públicos da Câmara e do Senado. Distante de Brasília, na Câmara de João Pessoa, o prefeito Ricardo Coutinho viu a Oposição com dois votos de aliados derrubar cinco dos 25 vetos feitos a projetos do legislativo.
No caso de Lula foram 370 votos de deputados e 61 de senadores, informou o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB).. Para o veto de Lula ser derrubado era necessária a maioria absoluta dos votos de cada Casa –257 deputados e 41 senadores.
Trata-se de uma matemática política fácil de fazer. Enquanto o Governo Lula continuar adiando a liberação das emendas apresentadas por parlamentares da base aliada e a indicação dos novos nomes para escalões da administração federal o clima será de surpresascomo a que se verificou.
Lula vive há tempo a fragilidade nas relações com o Congresso, inserindo a base aliada, responsável que foi ( vide o ex-aliado Roberto Jéferson ) de todas as denúncias conhecidas ultimamente, exatamente pela fomede uns e ansiedade de outros para irrigar suas bases.
No caso de João Pessoa, os votos que deram coro à Oposição partiram de Nadja Palitot e Aníbal Marcolino vereadores da base aliada, mas sem compromisso fechado com todas as matérias porque vivem insatisfações permanentes na relação com setores do Governo.
No caso de Nadja, ele se sente desprestigiada por levar em conta seu histórico no PSB e ainda na abertura de espaços para Ricardo, portanto, ainda não superou diferenças, portanto, ao alimentar a distância amplia o fosso na relação com o prefeito, cada vez mais quilométrica.
Aníbal Marcolino tem pendenga localizada com a Secretária de Saúde, Roseana Meira, daí ter agido na esteira da inconformação quando vê e constata a vitalidade da secretária frente ao prefeito.
São dois casos diferentes, mas no de João Pessoa ainda vai terminar em separação.
Bueno no Portal
O Secretário Geral do PPS, Rubens Bueno, afirmou nesta quarta-feira que até a próxima semana o comando do diretório paraibano será da executiva nacional, portanto, não haverá nenhuma indicação para substituir Hermano Nepomuceno.
Aliás, Hermano está sendo chamado pela executiva para saber da possibilidade de convivência com o grupo de Rômulo.
Já está a caminho do TRE, via Sedex, a resolução do PPS dissolvendo o diretório paraibano.
Novo desembargador
Recaiu sobre quem já se esperava, pelo menos dizia assim o regimento, a ascensão no Tribunal de Justiça em termos de novo desembargador. O juiz Leôncio Câmara foi ungido à função de relevância no Judiciário por tempo de serviço e mérito também.
Na Corregedoria de Justiça, ascendeu o desembargador Jorge Ribeiro magistrado discreto, mas de ação firme nos seus despachos.
Bosquinho
O vereador João Bosco ( Bosquinho) foi empossado, ontem, como titular da Câmara de João Pessoa no lugar do vereador Potengy Lucena, afastado para tratamento médico.
Bosquinho chegou falando em defesa de assuntos voltados à juventude na direção dos diversos bairros.
Umas & Outras
…O Colunista previu semana passada que Nadja e Aníbal votariam contra o Governo municipal em breve.
…O multimídia Abelardo Jurema Filho será candidato a deputado estadual pelo PMDB. Já acertou os ponteiros com o senador Maranhão.
…A conversa de Carlos Dunga com Wilson Braga se mantém viva.
…O ex-presidente da Câmara da Capital, Fernando Milanez, anda calado, mudo.
Última
Todo menino é um rei/
Eu também já fui rei…