PT: triste desfecho

BSB – É doloroso, sentimentalmente frustrante, mais do que isso até relutante, mas não dá mais para chegar a outra conclusão tão fatal. A cada dia, a cada edição corriqueira do jornalismo nacional, os dados surgidos não mentem: o PT ungido na história da redemocratização brasileira morreu.

Pior do que constatar é enxergar a manutenção em vida humana de tantas figuras de relevância nacional perdidas numa grande sombra negra que “coisificou” e fez do PT uma utopia destroçada na contemporaneidade. É puro sentimento de morte mesmo.

Tudo bem que alguns até vão dizer – pára, não é bem assim, há exagero, etc! – mas, pode perguntar a cada um da aguerrida militância petista, hoje perdida e sem esperança se há jeito ou conserto, logo agora quando encaram a tudo como realidade e não ficção.

Resta, é bem verdade, a figura emblemática de Lula – um dos grandes homens da Humanidade, forjada do nada para cima – mas que, exatamente pela inobservância de não ter construído uma formação à base de estudos, da escola e da universidade, hoje se vê órfão dessa condicionante tão fundamental, como agora se observa.

Lula é muito, chegou onde acadêmicos jamais trilharão, entretanto, é indispensável admitir que, sem o domínio pleno do conhecimento deixou-se ser conduzido pela “ética” de cada companheiro ao lado, nem sempre – como se vê praticando a ética postulada, defendida e transformada em bandeira de conquistas no Brasil.

Está claro, em meio ao processo contemporâneo, que o PT enquanto instância partidária vai relutar na busca de uma “reconstrução impossível, mas valores, lutas e histórias construídas lá atrás já não mais são possíveis porque, entre tantos valores, há uma quebra real de encanto e confiança.

A crise do PT extrapola suas relações com a classe trabalhadora e fulmina, o que lhe é mais caro, a cumplicidade com a classe média brasileira, hoje, sem querer acreditar tanto no que vê e atesta nos bastidores macabros do poder.

Há quem, por relação do menor esforço, nem queira torrar o juízo para querer entender causa e efeito de tudo isso, mas é preciso conhecer essas etapas para uma compreensão mais segura do entendimento acerca deste momento histórico nacional.

O PT pragmático, em nome do poder pelo Poder, cedeu aos “encantos” transformadores na relação direta com o capital e seus agentes passando a “compactuar” formas de financiamento de cada degrau assumido para chegar ao atual estágio de Poder que, ao subir no trono mirabolante, estava comprometido com quem banca a corrupção.

Tudo isso, sem a chancela nem conhecimento da extraordinária militância, ávida por inverter a pirâmide social para melhorar a barra de viver, contudo agora se vê sem prumo nem direção quando olha pro futuro.

Por essas e outras, Lula haverá de resistir, certamente que pelo acumulado pessoal ainda será força, mesmo enfraquecida, assumindo o manequim dos Hugos Chaves da vida, mas sem o amparo de antes, sem a projeção de líder internacional como estava pretendendo sê-lo.

Agora é aguardar para ver, no caso do PT torcendo para não chegar ao pior, o Impeachment.

Lula e o Brasil não mereciam isso, ou, na velha sabedoria popular concluir-se-ia que, com quem o ferro fere, com o ferro será ferido.

De volta à presidência

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, se mantém na presidência do PSB, conforme liminar concedida, nesta sexta-feira, pelo desembargador Antonio de Pádua Montenegro.

A disputa jurídica ainda vai perdurar por mais alguma semana, entretanto, os encaminhamentos e realidade no partido, a partir da influência nacional, projetam condição tranqüila de Ricardo no comando da legenda no Estado.

Lista só depois

O Procurador da República na Paraíba, Fábio George, até gerou uma expectativa com a convocação de entrevista coletiva, nesta sexta-feira, entretanto, o saldo dela não foi bombástica.

Serviu, contudo, para revelar que está em curso ampla investigação para identificar esquema de corrupção em João Pessoa.

Cícero, tranqüilo

O advogado Walter Agra anda confiante nos desdobramentos dos processos em curso no Tribunal Regional Federal em favor de seu cliente, ex-prefeito Cícero Lucena, acusado de desvios de recursos federais.

– Pelo que observo, o ex-prefeito Cícero está tranquilo e esperando a conclusão do inquérito para promover sua defesa normalmente – afirmou.

Fala da Embratur

Por telefone, o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, liga para agradecer o tratamento editorial dado pelo Portal WSCOM Online à sua estada em João Pessoa e pela receptividade recebida na visita à empresa WSCOM – “ edificada nesse belo e encantador Centro Histórico”, comentou.

– Vocês e a Paraíba estão de parabéns com a qualidade internacional do serviço prestado – assegurou.

Umas & Outras

… A semana seguramente apresentará novidades de alto teor na política Estado da Paraíba.

…A escola municipal Nazinha Barbosa, em Manaira, está em novas dependências. Conheço-a desde quando do Bairro São José, depois em casa alugada e agora em instalações onde funcionou o GEO. Coisa de primeiro mundo.

…Se isso fosse pouco, a Prefeitura da Capital se prepara para comprar toda a edificação. Nota 10 – certamente dirá quem mais dela precisa.

…Justiça seja feita: em patamar idêntico vislumbro a conclusão da reforma no Liceu Paraibano – onde tive orgulho de estudar os três anos no então Científico, antes de ingressar na UFPB.

…A gestão de Neroaldo Pontes nesse processo merece registro especial.

…A WSCOM está se estruturando para novos vôos.

…Paralelamente, se prepara também para promover varas ações em homenagem aos 420 anos de fundação da Paraíba, a partir de João Pessoa. Já promoveu algumas no campo da cultura popular, mas se estender muito, muito mesmo.

Última

“Não diga que eu não levo a guia/
De quem souber amar…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo