Lula, Cássio e um novo partido

DE BRASILIA – Os fatos políticos gerados a partir de denúncias e escândalos de corrupção permitem nos bastidores da Capital Federal que se fale em tudo, ou quase tudo, inclusive da hipótese do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o PT para ser candidato à reeleição em nova agremiação.

Pode parecer absurdo mas, antes de qualquer juízo de valor, este tema perdura atualmente apenas como tese, até mesmo dentro do PT. Uma dirigente qualificada petista “cantou-me” essa bola há mais de 40 dias e só agora a ficha caiu.

Nesse emaranhado de projeção política no País, de olho no futuro, ainda há de ser colocado no processo a figura do governador Cássio Cunha Lima, personagem político de fácil acesso ao presidente Lula, com quem tem estado.

A tese de formação de um partido para abrigar a Nova Esquerda(/) não é tratada na boca miúda somente agora. Ano passado, por exemplo, cheguei a conversar com o governador sobre essa possibilidade. Ele até confirmou, embora sempre tenha considerado algo muito complicado de operar.

Também por fatores como esse é que falou-se tanto na saída de Cássio para ficar em partido da base de sustentação até chegar uma outra estrutura mais consolidada. A dinâmica política, contudo, estragou a intenção de Lula.

Por sorte e forte pressão de aliados de pesso, como Cícero Lucena, Geraldo Alkmin e Aécio Neves, Cássio não assinou ficha nde filiação ao PTB, de Roberto Jéferson, o troglodita da República, na semana em que estourou o escândalo do Mensalão.

Agora, em meio à turbulência, o assunto novo partido volta a ocupar a pauta privada, escondida. Só não se sabe ainda, diante da Reforma Política, qual o partido para onde tudo deve desaguar, se PV, PPS, etc ou outra legenda.

Recomenda-se levar o assunto a sério.

Manoel Jr no PSB

Ele jura que não, ate se aborrece diante da insistência da Imprensa, mesmo assim o vice-prefeito Manoel Júnior está perto de se filiar ao PSB. Pode até não faze-lo, menos por convite insistente.

Isso implicará em deixar o PMDB para disputar a vaga de deputado federal com apoio escancarado do prefeito Ricardo Coutinho.

Outro Furo

O Portal WSCOM OnlinePré-campanha

Embora falte ainda muito tempo para a campanha formal ao governo, mesmo assim o senador Jose’maranhão dispõe de um grupo tratando de discutir temas, propostas e ainda avaliar a conjuntura para o pré-candidato.

Ele não revelou todos os nomes, mas até ata o grupo produz como “memória” das discussões e projetos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo