MP: efeitos da eleição

A vitória da Oposição nas eleições do Ministério Público Estadual nesta quarta-feira para a formação da Lista Tríplice em quinze dias, e escolha, em ato do governador Casso Cunha Lima, do novo(a) Procurador Geral de Justiça, merece leitura política especial.

Os três nomes da Oposição – Fred Coutinho, Janete Ismael e Alexandre César – significam claramente a reação contrária ao “stablhisment” com respaldo das famosas bases, como a querer construir nova ordem e forma de representação política, sobretudo nas relações com os demais segmentos da sociedade – inclusive, no campo formal, o Governo.

O novo ordenamento representativo anda disposto a aquecer o Ministério Público na sua plenitude, isto é, distanciar-se da influência de outros Poderes, especialmente o Executivo, para instituir como norma freqüente a adoção de medidas fiscalizadoras cada vez mais antenadas com o interesse da sociedade.

Ser jovem, da nova geração, não significa necessariamente que a renovação política se efetivará só através de mudanças físicas, embora no caso de agora da Procuradoria, a tendência é gerar um posicionamento acima do corporativismo, embora defendendo a classe, para dar ao Ministério Público um posicionamento de vanguarda nas lutas gerais da sociedade contra a Corrupção.

Há, ainda, dois aspectos nesse contexto de “novidade” pós – eleições, para quem não é do meio: primeiro tende a ser entendido como reprovação do encaminhamento operacional do atual comando do Ministério Público, e, segundo, na proporção relativa o resultado respinga contrariamente contra o governador Cássio por ventos próximos de Socorro Diniz.

Mas, em que pesem as fogueiras de vaidades que possam existir no Ministério Público e o sopro de influências políticas externas para influir em resultados , o fato é que as urnas revelaram que o” gigante adormecido” vive o clima comum de uma “nova onda” institucional para fazer mais vivo o processo representativo do maior zelador das normas legais..

O novo ordenamento ainda vai dor- de -cabeça a muita gente, sem dúvidas ao governo, mesmo que, em qualquer condição, precisará respeitar a lei em sua plenitude.

Só isso.

Como fica

Com a entrega, possivelmente manhã, do oficio formalizando ao governador o resultado da eleição, espera-se que sejam também resolvidos os impasses, para em quinze Cássio escolher e nomear o futuro Procurador de Justiça.

O governador disse que vai utilizar os prazos legais.

Última

“Um olho que mira/ nunca o engano…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo