Brasília – A quarta-feira chegou como dia decisivo com o depoimento do publicitário Marcos Valério na CPI dos Correios. No decorrer da manhã e tarde, entretanto, a expectativa foi se esvaziando com o depoimento seguro do principal personagem do Mensalão frustrando os agourentos, que esperavam o pior.
Nos bastidores e em lugares diferentes, contudo, foram muitos fatos importantes deflagrados, a exemplo da indicação dos novos Ministros pelo PMDB, a reação contrária no partido, além de outros casos afetando a Paraíba, como a ascensão do deputado federal Wilson Santiago na Liderança pemedebista na Câmara Federal.
Por falar na Paraíba, certamente que não estava no script do PMDB paraibano tamanho cacife nas duas casas parlamentares (Senado e Câmara) tendo dois políticos de seus quadros a ocupação das duas lideranças partidárias. Não dá para negar o trunfo e o poder de fogo.
Coincidentemente, ou não, depois de algum tempo cauteloso e monossilábico no trato da crise nacional, ontem, o governador Cássio Cunha Lima saiu da quase mudez e, por iniciativa própria, falou por telefone com o presidente Lula, antes de sua viagem à Escócia.
Disse que hipotecava solidariedade e defendia a governabilidade condições essas naturais enquanto expectativa, mas demoradas na sua manifestação pública, como poderia ter acontecido á trás, a exemplo do que fez Aécio Neves.
Mas, do ponto-de-vista concreto, Cássio quebrou o gelo, ainda pediu rigor na apuração das coisas no que ouviu nessa mesma intensidade o compromisso por parte de Lula e ainda teve tempo para falar sobre encaminhamentos e descontigenciamentos por parte do Governo Federal.
Essa é a essência emblemática da crise que Lula enfrentará na Paraíba porque o PMDB até pode admitir liberação de recursos, mas nunca namoroou prestigiamento do presidente ao governador como antes, até porque argumentam ser desproporcional ignorar a opção primeira dos pemedebistas a Lula, tanto que passam a ocupar cargos na administração e prestigio na máquina federal.
Mas, independentemente, o governador quer a sua fatia constitucional, mesmo quando o PMDB paraibano anda taludo politicamente por aqui.
Furos
O WSCOM Online tem gerado furosde reportagem também em termos de informações nacionais. Foi o que aconteceu dias atrás com a revelação do relator da CPI dos Correios favoráveis à sua instalação, quando a mídia nacional dizia o contrário, e ontem, com a indicação do deputado Wilson Santiago na liderança nacional.
O Portal foi o primeiro a dar o furogerando comentário do multimídia Mauro Nunes: Fiquei feliz de saber que a Paraíba já tem veiculo de informação com a capacidade de gerar noticia primeiro do que a Grande Midia nacional, disse.
No depoimento de Marcos Valério, poucos veículos fizeram a cobertura da WSCOM.
Reação
O senador José Maranhão disse que não vai polemizar com o deputado federal Roberto Jéferson por ele (o denunciador do PTB) ter feito criticas ao parlamentar paraibano por este ter censurado-o em face das denúncias do Mensalão.
Maranhão atribuiu tudo a uma articulação do deputado Carlos Dunga, aliado do governador Cássio, para gerar inimizades.
As declarações do senador foram exclusivas no Portal.
Contra-reação
Já o deputado Carlos Dunga procurou o Portal para dizer que improcede a informação do senador, pois, no máximo informou aos veículos de comunicação que o procuraram para acessar a Jéferson pediu para ligarem no gabinete do presidente licenciado do PTB.
– A única coisa que procede é que convidei Jéferson para ir à Campina para evento dia 17 disse.
Aniversário de Wilson
O ex-governador Wilson Braga recebeu a confirmação de mais de duzentas pessoas, presentes à festa prestigiada do Colunista Gerardo Rabelo, de que se fariam presentes às comemorações do também ex-deputado, dia 20, completando 50 anos de atividade política.
Também em Brasília, há comentários diversos sobre a festa de Wilson.
Ricardo e a crise
O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, não quer fomentar polêmica ou crise na sua base aliada, a partir das queixas do vereador Aníbal Marcolino, mas também não vai morrer se por acaso perder a maioria na Câmara Municipal.
– Quero convivência pacifica com todos, mas não vendo a qualquer preço a relação para ter maioria na Câmara disse.
Enquanto Aníbal critica auxiliares do Governo, o prefeito vê resultados positivos na equipe.
Umas & Outras
…Pode ter mudança na composição da bancada federal (Câmara). Tem dois deputados conversando com a Oposição ao governador Cássio.
…Anibal insiste em se queixar de Aníbal.
…No plano estadual, o desempenho de Rômulo Gouveia já preocupa Dunga e Enivaldo Ribeiro.
… Instituições se articulam para dar dimensão ao setor de Tecnologia de João Pessoa.
…O Governo Cássio vai se instalar itinerantemente no Estado.
…Efraim Filho deve ser em breve o novo presidente nacional da juventude do PFL. Conquistou essa posição na semana passada em encontro, em Goiás, na base do gogó e da articulação.
…Azedou o relacionamento entre um deputado e o governo.
Última
A todo mundo eu dou psiu/
Perguntando por meu bem…