Os principais líderes políticos da Paraíba não se cansam de censurar as denúncias de suposta participação de membros do PT e do Governo em esquema de dinheiro no Congresso Nacional o que os levam a coerência contextual embora seja necessário entender como, a partir de agora, vão proceder na relação com Lula.
O governador Cássio Cunha Lima, por exemplo, tem andado silencioso sem aparecer na mídia nacional com a verve fácil que carrega consigo, da mesma forma que adversários no PMDB já dizem, como foi o caso do senador Ney Suasuna ao WSCOM Online que o partido está neutro.
Nesse processo não vale inserir o senador Efraim Morais porque esse é da banda dura da Oposição que, há tempo, não dá fôlego ao Governo Lula.
Pois bem, voltando à tese original, mais dia menos dia, a sociedade precisará saber como o governador Cássio e o PMDB (leia-se senadores Maranhão e Ney) vão se posicionar abertamente caso, por ventura, as próximas etapas do processo político nacional gerem mais crise para o Governo Lula.
Não se trata evidentemente de patrulhamento, muito ao contrário, senão de exercício singelo da leitura sobre a projeção de futuro do Governo e do Presidente Lula na Paraíba, já que ele sempre foi paparicado demais até antes do escândalo.
Quem vai continuar aliado de Lula na Paraíba seria a pergunta mais objetiva para entender quais dos lideres políticos modificará ou não posicionamento, sobretudo agora quando o presidente mais precisa de suporte político para não se sentir pernetacomo alguns dizem estar.
Se era Lula quem gerava ciúmes e cobiças na disputa intensa na Paraíba, há de se indagar se prafrentemente haverá quem não se envergonhe da sua companhia, logo ele cidadão e líder internacional de honorabilidade incontestável, e se mantenha firme na relação de apoio qualquer que seja o preço.
Como se leprosofosse, já não se tem tanta segurança de que Lula provoque mesma disputa de antes.
No mais é só aguardar para o São Tomé ver para crer.
Paraibanos em alta
Nesse affair do Mensalão e das denúncias do Jéferson, se faz necessário identificar os senadores Efraim Morais / Ney Suassuna e o deputado federal Inaldo Leitão como os de maior envolvimento e holofote nacional pelo papel que cada um representa.
Ney na condição de Líder no Senado do enigmático PMDB, Efraim por sua condição abertamente Oposição 100% e Inaldo como formulador de teses e defesa do Governo Lula, também de peito aberto.
Eitel não foi indicado
Terminou ontem a novela da indicação da Procuradoria Geral da República com o presidente Lula optando pelo Sub-Procurador Antonio Fernando em detrimento do Sub-Procurador Eitel Santiago anunciado pela mídia com o futuro dirigente do Ministério Público Federal.
Em contato com o Portal WSCOM Online, ele disse que se sentia honrado pelos apoios recebidos, inclusive da bancada federal da Paraíba, mas reconhecia a nomeação do colega.
É a segunda vez que Eitel chega perto da indicação.
Cícero e Lacerda
Tanto o Secretário Cícero Lucena quanto o deputado estadual José Lacerda Neto ocuparam o tempo, ontem, para apontar melhoras no relacionamento do governador Cássio com a sociedade, inclusive no Interior do Estado.
Os dois, em momentos diferentes, disseram que o governo anda animado com a perspectiva de empatia do governante com populares.
Umas & Outras
…O Portal WSCOM Online veicula até a sexta-feira uma informação meio bomba pela curiosidade que enseja envolvendo figura de dimensão nacional.
…O Secretário da Administração, Gustavo Nogueira, está dando uma contribuição singular à formulação de novo processo na gestão do Governo do Estado.
…Cássio deve muito a ele a assessoria técnica de um cenário extremamente complicado.
…O sociólogo Gilson Gondim é personagem central de lançamento de livro nesta quinta-feira na Fundação Casa de José Américo. Da Bíblia aos Múltiplos Universos Velhas e Novas Visões da Eternidadeé o titulo de livro profundo dando ao autor estatura de pensador relevante. Hoje, no programa Abra o Jogo, ele deu umbanhode sapiência sobre os processos da religiosidade no mundo.
…A jornalista Lídia Moura rebateu com veemência à informação veiculada de que Fábio Maia teria recebido aval do TER para assumir a presidência do PSB em Campina Grande.
…Fábio garante que tem esse aval, sim.
…A prefeitura de Bayeux resolveu retomar o São João na cidade. É mais uma invenção do prefeito Jota Júnior.
Última
Só na hora da sede/ é que procuras por mim…