Marcondes no PMDB

Quando julho chegar, em João Pessoa e Sousa, os Gadelha vão ocupar evidência na cena político – partidária com o feito em gestação há algumas semanas, que é a filiação do deputado federal Marcondes Gadelha ao PMDB. O ex- Autêntico do MDB” traz consigo outros irmãos, a exemplo do prefeito Salomão Gadelha, fazendo o caminho de volta, como se fora o começo lá atrás, nos anos 70.

O anúncio da decisão anunciada em primeira mão, ontem, pelo Portal WSCOM Online precisou de muita conversa, mesmo porque até o último momento do jogo Marcondes relutou em ficar no PTB, apesar das turbulências vividas pela legenda.

Marcondes chegou a desmentir o Portal no meio da manhã, mas no final da tarde, reconheceu o indesmentível e, depois de muito moído, chegou a termos diante do senador José Maranhão, principal avalizador da novidade, que reorganiza o tabuleiro político no Sertão, a partir de Sousa.

A volta de Marcondes e Salomão tem uma natureza curiosa: não é fato surpreendente porque iniciado o Governo Cássio eles chegaram a se distanciar e romper, sobretudo na eleição de 2004, mas na disputa para o Governo, em 2002, foram os esteios dos Cunha Lima – se bem que não se pode ignorar a fatia do deputado federal Inaldo Leitão.

É evidente que o cenário de agora não tem os mesmos contornos ideológicos de antes – aliás nenhum – mas repõe o mosaico partidário dando ao PMDB fôlego estrutural para se fazer frente ao esquema de Governo, que o governador Cássio Cunha Lima conduz com conhecimento de causa e dedicação para sobreviver com chances de reeleição.

Maranhão e Marcondes sabem que, desta feita, não há clamor extraordinário senão a avaliação do governo atual para gerar no eleitorado a paixão de decidir sobre um ou outro líder, portanto, se faz indispensável ter já agora instrumentos de governo (prefeitos) e lideranças capazes de consolidar e/ou ampliar os apoios.

Pois bem, Marcondes está de volta ao começo, ao berço dos tempos em que Zé Gadelha ( seu imortal pai ) fez do grupo um sustento político de respeito até hoje na parada. Detalhe: disposto a se manter na cena, ser reeleito e ganhar a parada estadual.

A tática de Cássio I

Não há a menor hipótese, pelo menos por enquanto, de alguém tirar o governador Cássio do seu posto recatado para peitar a ex-prefeita de Campina Barbosa, que, ontem, no Jornal Correio da Paraíba, desancou o atual governante culpando-o dos desmantelos vividos por ela na edilidade.

Sereno, ontem, Cássio preferiu dizer que não manterá a polêmica, vai acionar a Justiça quando preciso para fazer reparos e disse que suas contas foram aprovadas sem problemas.

Ainda disse que não vivia nas mãos dos agiotas.

A tática de Cássio II

Longe do “lero lero”com Cozete, o governador anda milimétrico no acompanhamento da gestão em cada secretaria, agora animado com os contatos “téte à téte”com deputados e prefeitos, com quem tem agendado encontros sistemáticos.

Agora mesmo, no incentivo ao São João nos municípios tem servido de “tábua da salvação”no incremento de aporte financeiro e de mídia.

Múcio e o PTB paraibano

O líder do PTB na Câmara Federal, José Múcio (PE), disse que anda muito preocupado com o futuro do país depois de terça-feira, quando o deputado federal Roberto Jéferson fará pronunciamento na Câmara Federal reafirmando as denúncias na Imprensa.

– Roberto anda muito odiento e decidido a expor dados sobre tudo o que disse, inclusive o mensalão – comentou.

Indagado sobre se sabia de casos de deputados paraibanos no Mensalão, ele respondeu ao Colunista:

– Com certeza do PTB não tem nenhum – afirmou.

O Cartaz de Inaldo

O posicionamento do deputado federal Inaldo Leitão na CCJ e no mandato em si tem lhe rendido dividendos políticos de alta monta, mesmo sendo suplente e não ter, em tese, o mesmo acatamento e admiração em sua base primeira, a Paraíba, se comparado com Brasília.

Ontem, todas as lideranças partidárias e de governo destacaram a posição do “Mago Inaldo” na CCJ.

José Múcio disse – “é um dos mais gabaritados políticos do pais”, enquanto Miguel Arraes ponderou – “se vê-lo diga que continuo esperando por ele no PSB”.

O que diz Arraes

Miguel Arraes – como nome por si só se explica como dimensão – afirmou ao Colunista numa descontraída conversa, ontem, que está satisfeito com o desempenho do prefeito Ricardo Coutinho na prefeitura de João Pessoa e no comando do partido.

Indagado se havia conversa entre o PSB e Cássio, ou vice-versa, ele disse que “de conversa já cansamos”.

Ele, entretanto, destacou o desempenho de Inaldo Leitão. “Gosto e respeito ele, por isso espero-o no partido”.

O tamanho de Ney

O senador Ney Suassuna está com “bola cheia” nas articulações de bastidores no Congresso Nacional, sobretudo nos últimos dias de crise com as denúncias de Roberto Jéferson.

Nos últimos dias tem participado das principais reuniões de líderes e do Governo. Ontem, por exemplo, mais um almoço em seu gabinete reuniu a nata dos senadores pró-governo.

Agamenon na área

Uma banda da lua dentro do cosmo PT Paraíba está se bulindo sem parar visando lançar neste sábado o advogado e ex-militante de lutas históricas da educação, Agamenon Vieira, como candidato a presidente estadual.

É a tendência que reúne Júlio Rafael, Francisco Linhares, Fabio Andrade, etc, ou seja, gente que pensa política com conhecimento de causa.

A proposta é tirar o PT do lugar onde se encontra, condição essa que merece muitas criticas desse bloco.

Agamenon está tão forte que atraiu a presença de Walter Aguiar, atualmente em assessoria na presidência da CEF, para conspiração de alto grau.

Antes que esqueça

Como cidadão e observador atento da cena política geral comungo com todas as opiniões a exigir rigor e punição severa aos que se locupletaram dos Correios.

Agora, a Grande Mídia esconde que há interesse real de grandes conglomerados de desestabilizar os Correios sobretudo para tomar conta dos bilionários negócios do setor trabalhando durante pela quebra do monopólio da ECT.

Este é o pano-de-fundo verdadeiro que a Grande Mídia faz de conta que não vê.

Umas & Outras

…O Secretário de Comunicação do Estado, Sólon Benevides, anda com fôlego de gato, isto é, produzindo muitas ações em tempos no mesmo nível.

…Embora a Oposição diga que não, o médico Reginaldo Tavares está mudando a estrutura e pondo a “casa” em ordem.

…Pouca gente na Paraíba sabe da ascensão que o executivo Roberto Rabelo tomou no cenário das loterias estaduais, tanto que é atualmente o presidente nacional da entidade.

…O prefeito Ricardo Coutinho retornou ontem de Brasília acompanhado do “sombra”- no bom sentido – secretário Luciano Agra e da Secretária da Saúde, Rozeane Meira.

…Noutro vôo, da Varig exatamente, estava o Secretário da Transparência, Walter Galvão Peixoto de Vasconcelos Filho, librianamente atento às novidades do Fórum Mundial no trato do combate à corrupção.

…O Sub-procurador da República, Eitel Santiago, assistiu ao jogo do Brasil contra a Argentina, anteontem, no Flat onde reside. Andava animado com o futuro que lhe espera.

…Arroz de leite com carne de sol é muito requisitado no gabinete de Ney.

…Falar (escrever) no gabinete do senador tem uma turma 100% algodão no atendimento às pessoas: Santinha, Iva Veloso, Ribamar Rodrigues, Edilamar, Paulinha – são assessores de padrão.

…Aliás, ainda fazendo justiça, Mariângela, Lourdinha, Umberto Pinheiro, Diego Maciel (filho de Coni) mantêm o padrão classe A no gabinete de Efraim Morais.

…Para terminar a sessão de justiça (‘balança mas não cai’) Doutora Olga Barros é mesmo que algaroba no Sertão, uva em clima temperado no gabinete “ailiano” de Inaldo Leitão.

…Tenho certeza que cometi injustiça não citando outras pessoas, mas é que houve falha técnica no tutano. Na seqüência vou reparar nominando-as pela cordialidade e serviço prestado. Chega de só falar nos chefes delas.

…Robinson Viana saiu pela porta da frente dos Correios e deve entrar numa outra poderosa em breve.

Última

“…O povo foge da ignorância/
apesar de viver tão perto dela…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo