Enfim, como a Coluna prenunciava no meio da semana, o Governo Lula está encontrando meios democráticos, na base da pressão política intensa, para implodir de vez a CPI dos Correios. A questão que agora trato tem contornos relativos ao que poderemos identificar na Câmara Municipal de João Pessoa, também em termos de Comissões Parlamentares de Inquérito.
Antes de chegar à Câmara, entendamos o caso nacional porque nivela o desencanto popular diante do justo zelo pela governabilidade, que a Oposição fulmina tentando mais na frente retomar o Poder. Mesmo assim, o Governo não pode deixar de apurar todos os casos denunciados ainda Waldomiro, Correios, etc e apresentar resultados por intermédio do Ministério Público, da CGU, da PF e tal com Punição Real, concreta, sob pena de Lula enterrar seu maior patrimônio, que é a história e a honorabilidade.
Foi preciso Lula e o PT ocuparem o Poder para processarem métodos diferentes à forma quando dos palanques inflamados em muitos casos com a livre e irresponsável postura de tratar a todos previamente como bandidos daí hoje estarem enfrentando reações em contrário pela mudança de tratamento em questão tão vil, como é a denúncia de corrupção.
Tanto faz ser Lula ou FHC; ambos de mesma raiz socialista, tomarem o mesmo caminho da implosão de CPIs, porque isso afeta a crença da opinião pública nos líderes e partidos. Com Fernando Henrique não foi diferente em diversos casos.
No processo Correios, Lula e o PT são vítimas do próprio veneno quando tratam agora diferentemente de antes o conceito de que só CPIs resolviam. Mas, do ponto-de-vista pragmático e político, os petistas têm sentido quando buscam agir para garantir a governabilidade de um projeto transformador, apesar de gestão política confusa.
Antes da afirmação, mergulhei forte nos arquivos e sites do mundo oficial brasileiro, quando identifiquei que, exatamente no Governo Lula, em pouco mais de 2 anos, já se efetivaram mais de 47.541 auditorias, todas transformadas em processo seqüenciados na direção do Ministério Público e da Justiça, sem contar os 2.801 trabalhos investigativos apontando irregularidades, a partir de convênios federais exigindo punição.
Trocando em miúdos, é óbvio entender a tendência da população de querer CPI, comumente dando em pizza. No caso em tela, até coloca a gestão Lula comum às demais, entretanto, em nome da governabilidade e somente só, o governo compensará se assegurar com mesmo ímpeto, a apuração e punição dos infratores, ainda nos casos Waldomiro e Correios pondo todos os culpados na cadeia.
No mais, além da decepção pura do sentimento revolucionário, a vontade da oposição e a impressão de que todos calçam 40, Lula nos decepciona, mas age com resultados no campo investigativo como nenhum outro governo anterior ousou fazê-lo.
O sitio cgu.gov.br revela parte dos argumentos de agora.
O caso JP
As atenções se voltam no campo político para o que a Câmara da Capital vai produzir, depois do pedido de perdão do presidente Severino Paiva, na direção dos requerimentos de CPIs na Emlur e convênios federais.
A dados de ontem haviam opiniões divergentes, parte delas projetando que as CPIs não saem do papel.
Seria algo do tipo não agrada a nenhuma das bandas políticas em questão Ricardo e Cícero o que os nivela então se for assim.
Batida de pino
O presidente da Câmara tirou dos ombros um pesadelo do tamanho do bonde com a decisão de pedir desculpas pelas expressões ditas e repetidas em diversos momentos acusando parte da Casa e da Imprensa por atitudes indecentes.
Paiva voltou a usar o tutano e sua verve, mas deve ter aprendido a tratar coisa pública de forma diferente do privado.
Ficou feio, mas dos males o menor.
Exemplo de Campina
Tenho estado em contato permanente com a cidade, em face da presença do Portal WSCOM Online em trabalho super especial de cobertura jornalística, por isso falo (escrevo) com algum conhecimento de causa quando se trata de Maior São João do Mundo.
Desde o primeiro momento ( leia-se Ronaldo Cunha Lima, pioneiro), quando muitos achavam intenção exagerada, que a cidade incorporou o evento como patrimônio seu sempre colocando os lideres políticos a superarem diferenças para ajudar o evento.
Agora mesmo, o Governo se apresenta parceiro do trabalho executado com esmero por Veneziano Vital o que eleva o nível do evento e dos envolvidos.
Ah se em todo o lugar fosse assim.
Uma & Outras
…O encontro oficial de Cássio com Ricardo, ontem, tratando de problemas de interesse comum na sua solução merece registro pela civilidade contida. Não há outro caminho, mesmo diante das divergências fortes entre eles.
…O prefeito Veneziano anda animado com o saldo do governo nos últimos 5 meses. Pesquisas para consumo interno são fatores para esse contentamento.
…Nesta sexta-feira, os Cândidos, Paivas e Santos estão em clima de festa com 17 anos de brilho humano de Vinicius, primogênito, e figura da melhor qualidade. Orgulha a todos pela sua postura de gente solidária, inventiva e de realização.
Última
Só peço a você/ um favor se puder/
Não me deixe num canto qualquer…