As cenas reproduzidas nesta terça-feira pela TV Câmara de João Pessoa com vereadores ocupando a tribuna para acusar o presidente Severino Paiva de malversação do dinheiro público inclusive o uso da Câmara na compra de passagens para ver o jogo do Fluminense, no Rio de Janeiro dias atrás, e, ainda, a acusação de chantagem feita por Paiva contra parlamentares, que não os nominou, fizeram o telespectador e cidadão morrerem de vergonha com o nível dos embates.
Há no adágio popular, de sabedoria infalível, uma assertiva que diz: quer conhecer uma pessoa dê-lhe a oportunidade de assumir um cargo, um posto qualquer de chefe, e logo terás a verdade verdadeira sobre esse personagem.
Mutatis mutandi esta é uma condição que cabe à altura no manequim do atual presidente que, de cultor dos princípios da vanguarda educacional passou à condição de fantoche de causas e pessoas que condenava até um pouco atrás.
Ontem, lembrando o estilo do governador de Roraima gravando deputados pedindo propinas para manter a normalidade política naquele estado, o presidente Paiva promoveu a mais grave acusação, que aliás precisa provar, insinuando ter podido gerar condições idênticas na Câmara, como a dizer que parlamentares locais estiveram promovendo mesma impostura.
De cara, teve a reprimenda de Zezinho do Botafogo e Aníbal Marcolino exigindo retratação e, mais do que isso, a nominação de veículos de comunicação e profissionais autores de chantagem por não ter estarem recebendo dinheiro da Câmara.
Professor Paiva para manter-se na condição de mestre precisa nominar e revelar todas as safadezas que diz saber, sob pena de se manter cúmplice com todos os métodos que antes combatia e hoje se inclina a adotar na maior cara de pau, sobretudo diante de privilégios empresariais e pessoais já adotados e de conhecimento público.
O exercício parlamentar enseja que, quem dele se faz representante, adote procedimentos mais nobres e não naquele bate-boca, embora sob sua negativa, de que utilizou-se de recursos públicos e passagens para ver jogo do Fluminense situação essa de gravidade só vista em parlamentos desqualificados.
Particularmente, abstraindo a maldade do que dizem dele nos bastidores, ainda tento manter a reputação possível diante do presidente da Câmara, mesmo levando em conta que, em cinco meses, parece ter destruído todos os avanços conquistados por aquele Poder na última legislatura.
Como diz Boris Casoy, isto é uma vergonha.
Ação bombeira
No final da noite, um personagem muito próximo ao presidente da Câmara de João Pessoa, expôs com equilibrio o timing do presidente considerando o cenário fruto, muito mais de descontentamentos, do que por existência de gravidade promovida pelo Professor Paiva.
Didaticamente admitiu excessos na expressão e aspereza no discurso do presidente, mas explicou que há em curso um trabalho para superação com cada um assumindo seu papel no processo, como Situação ou Governo.
– Paiva promove uma administração austera e isso incomoda demais- ponderou a fonte.
Problemas na base do Governo
A base aliada do governador Cássio Cunha Lima voltou a se posicionar divergente da orientação do governo quando derrubou veto recomendado pelo governo.
Depois, noutra matéria em que a CCJ havia recusado projeto do deputado Aguinaldo Ribeiro, a base derrubou o veto.
Tem insatisfação muda no processo.
Eitel, o mais votado
O Sub-Procurador da República, paraibano Eitel Santiago, está na lista dos cotados para assumir a Procuradoria Geral da República na vaga a ser deixada por Cláudio Fonteles, mesmo enfrentando “jogo duro” nos bastidores.
Ultimamente, conquistou inúmeros apoios de relevo no processo em que culminará com a escolha pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Eitel Santiago tem mérito e respaldo para o intento que, em se confirmando, eleva o Estado da Paraíba.
Devagar e sempre
Com estilo mais mineiro do que paraibano, o Secretário da Saúde do Estado, Reginaldo Tavares, aos poucos toma conta absoluta dos processos e estrutura no setor entremeado de dificuldades acumuladas ao longo dos anos.
Ontem, ele anunciou algo importante ao lado do Governo Federla, que é a recuperação de toda a malha estrutural dos Hospitais no Interior do Estado.
Reginaldo é de resultado, portanto.
Umas & Outras
…Márcio Tadeu está entre os selecionados para o Festival de Piadas do Tom Cavalcanti. Embarca segunda-feira para as primeiras gravações.
…A atriz Duda Moreira é outra figura especial no elenco do Tom atraindo a torcida geral no estado.
…Mas, depois de tanto tempo de ida-de-volta, Cristovam Tadeu tem nova chance – ele que foi da TV Bandeirantes- para mostrar sua fase especial de artista talentoso que o é.
…Estamos bem representados no humor.
Última
“É pau/ é pedra/ é o fim do caminho..”
