A crise não assumida

Não é de hoje o caso mal resolvido do governador Cássio Cunha Lima com parte da base aliada, desde fevereiro composta sob a égide do símbolo G-7 ( grupo de deputados independentes). Para piorar, o resultado dos Blocos Partidários e da formação das Comissões Temáticas, nesta terça-feira, terminaram levando o Governo à minoria nessas instâncias.

Explicamos: por manobra na troca de alguns integrantes do G-7 saindo dele momentaneamente para compor os blocos partidários do PMDB (Ariano Fernandes) e do PT (Pastor Fausto), eis que por frações mínimas de regra de três na proporcionalidade dos agrupamentos, hoje somados a Oposição e a dissidência formam Maioria nas comissões.

Na prática, em se mantendo esse patamar, todas as principais comissões terão o comando da Oposição, pois com placar de 4 a 3 ela indica com o G-7 os presidentes, por exemplo, das principais Comissões a exemplo da CCJ e de Orçamento. Isso implica mais ainda na perda pelo Governo de aprovação sistemática de todas as matéria, como acontecia antes da forma que quisesse.

Com este novo cenário, as coisas passam a ter outra correlação de forças porque quanto mais endurecer o jogo mais terá complicações na Assembléia em face da existência do G-7 unido e disposto.

O líder e o Governo até manobraram bem até certo ponto, ontem,quando tiraram a deputada Lucinha Monteiro da Oposição em termos de composição de grupo e até chegaram a puxar o deputado Nivaldo Manoel, que assinou ficha compondo a base aliada, mas desistiu depois de pressão do prefeito Ricardo Coutinho ( titular da cadeira hoje assumida pelo também pastor).

O fato é que, como a Coluna vinha advertindo há tempo, existem problemas se multiplicando, portanto, ou o Governo senta de vez e resolve o caso do G-7 ou parte para outra alternativa, entre elas, de tratar o grupo como Oposição na essência da palavra.

O resultado, contudo, é o mais duro golpe na predominância política de Cássio na relação com a AL.

Remember I

Há pelo menos um mês atrás, o Portal WSCOM Online trouxe uma matéria exclusiva de um encontro do governador com o G-7 em plena Granja Santana. Era um sábado, exatamente.

Para começo de conversa, Cássio foi direto ao assunto: “Se vocês não viessem seria uma grande desfeita para mim” – disse olhando os parlamentares.

Disse mais: “É preciso ser dito que quero o entendimento, mas não tenho medo de governar com Minoria na Assembléia, até porque não seria o primeiro”.

Remember II

Mais houve réplica, isto é, o G-7 se posicionou através do deputado estadual Aguinaldo Ribeiro, com o comentário de que os parlamentares querem conviver de bem com o Governo, embora não tenham recebido o tratamento político à altura.

Lá pras tantas, segundo um interlocutor repassou ao Portal, mesmo com Aguinaldinho sem querer falar sobre o assunto, saiu algo mais ou menos no seguinte tom:

– Governador, queremos e somos do Governo, mas também não é a primeira vez que deputado vive sem governo – declarou.

Remember III

O G-7 é fruto de uma articulação espontânea que cresceu gradativamente. O primeiro momento em que houve de forma concreta um encontro deles aconteceu no Bargaço. A Coluna se aventa até a dizer que lá só estavam Ricardo Marcelo, Lindolfo Pires e Aguinaldo Ribeiro.

No segundo encontro se somaram Bosco Carneiro e Pastor Fausto chegando mais na frente a ter Ariano Fernandes e Tião Bosco.

Ontem, alguns deles repetiam que queriam e se mantém com o mesmo desejo de se manter no Governo.

Umas & Outras

… O Secretário da Transparência, Walter Galvão, faz um trabalho de mapeamento e estruturação de diversas ações da sua Pasta para chegar mais próximo possível do quesito popular, isto é, da consulta popular.

…O vice-prefeito Manoel Júnior anda muito ocupado. Muito mesmo.

…O ex-secretário de Planejamento, Mário Silveira, nos confidenciou que está definitivamente fora da política. Lembrou momentos passados e disse que não tem mágoas nem ressentimentos do senador José Maranhão.

…O secretário de Comunicação do Governo, Sólon Benevides, tem trabalho muito para dar conta da demanda em sua área, o que se consome em reuniões e telefonemas permanentes.

…Tem uma área nos Correios que se mantém ruim. O tempo e o personagem serão vistos por todos.

Última

“…Escute essa canção/ que é pra tocar no rádio/
No rádio do seu coração…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo