Diferenças e Resultados

As Universidades Federal da Paraíba e de Campina Grande insistem em ser as principais referências do conhecimento no Estado, em nível de Terceiro Grau, mas, antes mesmo do desmembramento entre elas, haviam diferenças pontuais e sistêmicas permitindo perfis extremamente distintos em termos de resultados.

Pinço neste momento a área de Ciência e Tecnologia – onde as duas estruturas têm centros montados com doutores, mestres e uma sistemática de origem comum, o ensino público e gratuito, mantidos pelo mesmo Patrão, o Ministério da Educação e Cultura.

Já de cara, sem ser preciso ser Doutor, pelo menos para quem é iniciado no acompanhamento das coisas deste Estado, é natural identificar, por exemplo, a base de informática de Campina Grande como padrão de reconhecimento internacional transformando a cidade (e seu Campus) em Pólo Regional.

João Pessoa até registra como fruto de investimentos na qualificação do Corpo Docente inúmeros projetos de ponta ( na Engenharia, Química – do CCEN, etc), mas não há, por valores diferentes, quem aponte sistematicamente para o Campus I da UFPB como Pólo em nível semelhante ao que se tem em relação a Campina.

O que acontece no caso da UFPB diferentemente da UFCG?

Longe de avocar para si o conceito definitivo sobre causas e efeitos dessa realidade distinta, há que ser dado a Campina um sentido e sentimento empreendedor, sem medo nem receio de tratar das questões comerciais, portanto, com mais ousadia e, consequentemente, resultados por tudo o que está em torno da questão.

Tem mais: há ética processada no Corpo Docente dos dois ambientes universitários, só que em Campina a “turma”interage melhor com o mercado e tira proveito na circulação de bens e recursos. Não é à toa que o primeiro computador ( mais parecia uma edifício) da Paraíba foi instalado em Campina, mas adquirido com participação financeira da iniciativa privada.

Outro dia, para entender mais a questão, soube de um caso em que uma empreendedora procurou o CCEN visando incrementar um grande projeto na cidade na fabricação de Cosméticos, mas saiu decepcionada pelo desestímulo dos Doutores sempre colocando obstáculos em interagir e, o que é pior, sugerindo que ela procurasse a cidade de Fortaleza – onde teria mais condições de êxito.

Bom, numa leitura rápida, diante de fatos reais focados. está evidente que o Reitor da UFPB, Rômulo Polari, terá ainda muito trabalho para afastar o mofo dos quengos privilegiados de nossos Doutores no trato do empreendedorismo a ser produzido por aqui até pelo compromisso que precisam ter com o coletivo fora das cercas do Campus I. Não é justo represar conhecimento para si mesmo, quando a sociedade investe e precisa deles.

Voltaremos ao assunto.

Comissões na AL

O governador Cássio Cunha Lima passa a operar mais intensamente neste início da semana para ver resolvido de vez o processo de indicação das Comissões Temáticas, até porque a demora já começa a inquietar o Governo por estar emperrando algumas aprovações de matérias importantes.

Pela previsão interna do Governo, todas as pendências serão resolvidas até terça-feira.

Posição do G-7

Já o deputado Aguinaldo Ribeiro, líder do G-7 ( grupo intitulado independente ), disse neste domingo ao Portal WSCOM Online que o quadro continua inalterado, sem novidades, se levado em conta o processo até a semana passada com o impasse mantido.

Ele previu algumas reuniões no decorrer da segunda-feira, embora tenha repetido que o grupo indicou Bosco Carneiro como nome para a CCJ.

Investimento

Policiais paraibanos participaram dias atrás de treinamento e operação especial envolvendo outros profissionais de Pernambuco e Rio Grande do Norte numa região da Grande Recife, não revelada por questão de segurança.

Os grupos GEO e GAT dos três estados ampliaram o conhecimento de táticas comuns de inteligência para desvendar focos de problemas e como agir.

O Secretário de Segurança, Harrison Targino, anda animado com os resultados.

Só cuidando de gado

A Semana Santa do senador José Maranhão foi vivido inteiramente tomado de acompanhamento da estrutura e do gado em sua fazendo em Tocantins. Ele acha que tem uma equipe adequada, mas isso não impede a necessidade de ir uma vez ao mês no local.

Por telefone, diariamente – como disse por exclusividade ao Portal WSCOM Online – ele mantém contato com os funcionários acompanhando os resultados.

– Não conversei sobre política com ninguém na Semana Santa, o que faremos a partir da segunda-feira – informou.

Arraes na parada

Não há confirmação oficial, mas a informação freqüente é de que o presidente nacional do PSB, Miguel Arraes, está se preparando para vir a João Pessoa tratar da reestruturação do partido nos próximos dias.

Na equipe de Governo Municipal, são muitos os secretários e assessores decididos a se filiarem ao partido dando mais fôlego interno ao prefeito Ricardo Coutinho, que na prática já é o mais influente político do PSB com domínio partidário.

Umas & Outras

…Totonho ( outra fera da MPB a partir da Paraíba ) está com novo CD pronto.

…Quem ainda está em estúdio é Chico César para novo CD.

…Quarta-feira que vem, o Sebrae reúne lideranças municipais de diversas regiões para apresentar novo projeto de interação.

Última

“…Você viu o Cabeção por aí/ Eu não / Eu não..”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo