Recado silencioso

Passada a Semana Santa, que tem dias contados, o Planejamento do Governo do Estado estará sistematizando os dados catalogados ao longo das últimas semanas identificando as prioridades das regiões. São dados obtidos pelo PPA, agora na versão de Cícero Lucena, com advertência silenciosa a merecer cuidado.

No meio municipal, isto é, entre muitos prefeitos, a revisão do PPA exaltada por Cícero dias atrás repõe reivindicações que, se reparar direito, são quase as mesmas quando obtidas pela gestão Fernando Catão, lá atrás, no exercício do Planejamento.

No velho português, trocou – se seis por meia dúzia em termos de reapresentação das mesmas aspirações porque, aí vem a principal advertência, o Governo não as executou no decorrer dos 2 anos de administração como pretendido e até pactado.

E não fez, já se sabe até o argumento da área financeira, porque não existiram as condições como Cássio sempre espera ter para gerar o atendimento na ponta.Se bem, que, do segundo semestre de 2004 em diante há, de fato, ações concretas do governo na direção das diversas regiões, a exemplo da recuperação das estradas e dos projetos do Cooperar.

Tome-se como exemplo o caso de Patos no campo do abastecimento d’água, por exemplo. Há na sociedade local um sentimento desconforme com a avaliação do governo de que tudo está sem problemas, mas há, em face da adutora estar funcionando mais na direção do Vale do Sabugi do que à cidade de Patos, com sua capacidade local esgotada.

Se isso é real é também a necessidade de afinar os instrumentos ou intenções, isto é, será preciso que o Planejamento combine os projetos elaborados, como saneamento básico, etc., na direção dos interesses municipais, porque algumas prioridades expostas pelo governo necessariamente devem não estar sendo as mesmas das cidades..

Trocando em miúdos, o Governo Cássio precisa correr contra o relógio para harmonizar os vários interesses porque será desse novo incremento estratégico de ações que vai depender sua reeleição.

Acordo à vista

O deputado Tião Gomes antecipou neste sábado em entrevista ao Portal WSCOM Online, com exclusividade, que deve haver acordo na próxima segunda-feira para as indicações das várias Comissões Temáticas na Assembléia Legislativa.

Mesmo assim, ele disse que o G-7 se mantém fechado na reivindicação da CCJ e a Oposição representada pelo PMDB se dispõe ao entendimento.

Harmonia vital

Os dramas da segurança pública no Estado se mantêm com a necessidade de acompanhamento permanente da estrutural policial do Governo, mas um detalhe tem sido importante para o resultado das operações: a harmonia entre o Secretário Harrison Targino e o comandante da PM, Lima Irmão.

Pinço esse aspecto no atual contexto porque, ao longo dos anos, um dos problemas a atrapalhar o resultado foi exatamente o conflito não-assumido entre os comandos do universo civil e militar.

Daí os resultados conhecidos. A gestão de Harrison tem sido operosa.

Momento de Haroldo

O presidente do PMDB estadual, Haroldo Lucena, se recupera ainda no seu apartamento no Bessa da cirurgia para recuperar a rótula fratura em acidente. Sexta-feira ele tirou os pontos e já começou a fisioterapia.

No campo político, ele confirmou o repasse do comando do PMDB de Campina Grande para Veneziano Vital, prefeito da cidade.

Haroldo foi indicado para cargo importante no PMDB.

Confraria de prestigio

Os organizadores da Confraria do Beco – movimento de intelectuais na busca de restaurar o Beco Gabriel Malagrida ( ao lado da Faculdade de Direito), no Centro de João Pessoa, mostraram que têm prestigio sobrando nas editorias de cultura dos principais veículos de comunicação.

Espaços nobres deram o tom da cumplicidade que a confraria conquistou da mídia pessoense.

Por isso mesmo, Petrônio Souto não pára de rir de contentamento.

Trupe no auge

Por falar (escrever) em temas culturais, ainda hoje repercute a entrevista veiculada pela TV Cabo Branco focando a ascensão da Lirolândia no ambiente artístico da Paraíba com repercussão fora do Estado.

A reportagem trouxe entrevista com Buda, Naneno e Soia Lira – três artistas – animadores culturais, oriundos de Cajazeiras mas levados à fama a partir da Torre e Altiplano Cabo Branco, depois que o Major (pais dos meninos) e sua primeira dama deram a régua e compasso aos talentosos lirolandenses.

Tem ainda Graça e Bertrand Lira com fotografia e academia na lista dos bons.

Umas e Outras

…A Paraíba vive um momento extraordinário com sua produção teatral. Os espetáculos encenados durante a Semana Santa em João Pessoa e Cabedelo, por exemplo, serviram para atestar exímio domínio na forma de produzir e encenar.

…O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, tem inaugurado nova forma de relacionamento da administração municipal com as aspirações populares.

…Quem tem dado sustentação de assessoria especial na Prefeitura de Campina Grande é o executivo Tico Lira.

…O governador Cássio Cunha Lima ainda não recebeu a diretoria do Sebrae/PB, depois da última eleição. A agenda tem sido intensamente ocupada, mas a importância do órgão em diversas políticas de governo bem que já poderia ter gerado esse encontro estratégico indispensável.

…Intrigas são as causas dessa falta de interlocução.

…Vai ter mudança naquela estrutura municipal, às vezes deslumbrada, às vezes centrada nas suas obrigações. Além do mais, o chefe precisa voltar a pisar no chão, como fazia quando arrebanhava fiéis à sua luta. A soberba sempre foi má conselheira.

Última

“…Afasta de mim esse cálice/ de vinho tinto de sangue…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo