Caso sério

Dois fatos registrados na Assembléia Legislativa nesta quinta-feira fizeram acender uma espécie de luz amarela próxima ao governo. A primeira matéria – prorrogação da CPI do Sistema Correio acabou arquivada porque a Oposição com o G-7 (grupo de deputados intitulado independente) se retirou do plenário, quebrou o quorum e a matéria “morreu” de vez.

Noutro momento, à tarde, o Governo não conseguiu emplacar seus nomes para as principais Comissões Temáticas, sobretudo a CCJ e a de Orçamento, porque os demais blocos criados fizeram número quantitativo que deixou a base aliada sem maioria.

Não fosse a deputada Lucinha, o Governo teria enfrentado hoje a grande derrota do seu curso político. Explica-se: como a parlamentar, mesmo dizendo-se Oposição, manteve-se no PFL (partido aliado), tem valido o argumento com base no Regimento Interno de que ela está computada no bloco de situação, em face da posição pefelista, e não no Bloco do PMDB, onde ela assinou vinculação.

Na prática, sem que se assuma, o placar até agora está 18 a 18, isto é, o Governo tem uma quantidade igual ao da Oposição unida com o G-7. Já assim, com esse número apertado, não é demais dizer que, ou o governador Cássio Cunha Lima encontra uma solução para o G-7 ou ele perderá a paciência e paz política.

Independentemente dos argumentos de que está tudo em ordem, como me disse ontem o Líder Gilvan Freire, a realidade não mostra isso, ao contrário, revela que a cada dia o G-7 acompanha a Oposição em matérias importantes.

Foi o mesmo que aconteceu, ontem, quando aprovou-se o requerimento do deputado Trocolly Junior convocando todo o staff da Secretaria de Saúde para explicar vários problemas na área. Isso só se deu porque o Grupo dos 7 endossou o pedido.

Por isso, como se diz lá em Barbeirinho – top de linha no trato de parte da vaidade humana da Torre, o cabelo – o governador precisa agir rápida, sob pena de ter seus meses posteriores de Governo mergulhado em crise na Assembléia Legislativa.

Entendimento de Gilvan

Para Gilvan Freire, os deputados componentes do G-7 têm razão quando reclamam que não têm tido nenhuma atenção devida por parte da base administrativa do Governo, ou seja, os Secretários de Estado.

O líder do Governo, entende ainda que não é concebível emperrar há meses pedidos das bases municipais dos deputados de natureza administrativa.

– Eles reclamam desse tratamento indevido enquanto aliados e renovam a cada conversa com Cássio que não querem nem vão romper – argumentou.

Contra-argumento

Já os deputados do G-7 afirmam que a articulação do líder não tem surtido efeito porque suas ponderações não têm eco do governo.

– Muito do que está acontecendo é fruto de uma situação em que o Líder do Governo não é ouvido – afirmou o deputado estadual Tião Gomes.

Segundo ele, “lamentavelmente essa é uma realidade que faz nosso líder sem força para operar soluções”.

Fala de Lucinha

A deputada Lucinha revelou , ontem, ao Colunista que informou ao líder do PMDB, Gervásio Maia, que se manterá no PFL enquanto partido, mas sua posição política será de Oposição ao governo. Ela não mudou de posição diante da pressão dos senadores José Maranhão e Ney Suassuna para que saísse do PFL por 24 horas – o que daria à Oposição maioria nas Comissões Temáticas.

Lucinha, esposa do ex-prefeito de Esperança, Arnaldo Monteiro, preferiu seguir o apelo do senador Efraim Morais.

– Durante todo esse tempo sou Oposição sem o senador fazer nenhuma pressão contra mim por isso não tenho motivos para deixar o PFL – afirmou.

Outro problema

Como se comentava nos bastidores, ontem, um novo problema ronda o Tribunal de Justiça do Estado. É que a gestão do desembargador Plínio Leite Fontes (2002/2004) está sendo alvo de investigação no STJ (Superior Tribunal de Justiça) por força de seis sindicâncias instauradas.

A informação foi veiculada pelo site Correio Forense, de propriedade do juiz Aluízio Bezerra.

O papel de Jacy

Durante 30 minutos, hoje, o Secretário de Finanças do Estado, Jacy Toscano, falou de forma objetiva no programa Abra o Jogo sobre a realidade da Pasta.

Mais do que apontar dificuldade, ele revelou dominio absoluto por parte do governador da situação, bem como na estruturação de estratégias que garantam melhor desempenhop das finanças em breve.

Além de dar realce à colaboração de todos os secretários ele previu para o segundo semestre as condições para pagamento do funcionalismoa até o quinto dia útil do mês.

Umas & Outras

… Altimar Pimentel chega nesta sexta-feira ao ápice da intelectualidade assumindo a Cadeira numero 1, cujo patrono é Augusto dos Anjos.

…Palavras de Ruy Carneiro: “O Empreender / JP só foi aprovado porque eu e Cícero decidimos aprova-lo”, afirmou lembrando que no dia anterior à votação houve reunião no PSDB sobre o assunto.

…Cicero Lucena anda pelas regiões com o PPA e, sempre que entrevistado, falando das obras do governo. Ontem foi o que fez em Guarabira falando sobre o brejo.

…Carlos Aranha é nesta sexta-feira o aniversariante festejado no Bar dos Artistas. É um ícones da nossa cultura.

…Manoel Jr garante: não há reforma na equipe de Ricardo Coutinho.

…O presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti, vai estar dia 2 de abril em almoço promovido pelo deputado federal Enivaldo Ribeiro. A WSCOM foi convidada para se fazer presente.

Ultima

“Chega de tentar”dissimular e esconder/
O que não dá mais pra ocultar…

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo