Impressiona como a Paraíba João Pessoa no particular adora uma briga ou polêmica quase sem fim. A última delas emergindo do meio Cultural produz a mais infrutífera das discussões da aldeia: queixas de setores artísticos porque o Figurino do espetáculo Mistérios da Paixão ou Auto de Deus com outra cara está sob o comando super competente da artista Luciana Buarque.
O argumento de tudo vejam lá está no fato da talentosa figurinista não ser nascida em solo pátrio tabajara. Quanta besteira e visão xenófoba, atrasada , tanto quanto se produziu ( e se repete ) em relação ao veto para que atores globais não participem da nossa Paixão.
A questão de fundo, mais do que reserva de mercado capenga, está no olhar ultrapassado (recheado de inveja e ciúmes ) não pode mascarar a realidade que nos faz perder tempo com questiúnculas defasadas porquanto vivemos numa nação chamada Brasil, portanto, a Paraíba não se exclui da abertura de que precisamos para a interlocução permanente com todos deste País.
Aliás, a polêmica de agora chega do tipo bem feitona direção da atual direção da Funjope, que deu guarida à estética discursiva e postura da xenofobia, isso em relação aos globais. O digno e capaz Luiz Carlos Vasconcelos global como qualquer outro Jose Dumont ou dos galãs mais atraentes do público sabe no fundo da alma que prestigiar a classe artística daqui não é excluir os talentos de fora.
Tem mais: a ira com a turma da Globo é descabida e infrutífera até porque, mesmo as belezascontestadas pela condição humana atraente nascida com elas, têm em si que ralar duro, trabalhar muito para se afirmarem no disputado e, às vezes, desleal mercado das artes, onde as vaidades dos artistas pobres e ricos vivem se degladiando o tempo inteiro.
Ora, Luciana Buarque, brasileira, maior de idade, arretada de competente, não pode nem deve ser crucificada porque aceitou o desafio de dar plasticidade internacional globalpor sinal a um espetáculo, que deve resultar em brilho especial, tanto quanto nos primeiros passos se chamou Auto de Deus.
Nos dois casos, especialmente agora, estamos perdendo tempo em debate superficial e discricionário, quando a luta deveria se voltar para os mecanismos de alavancamento do setor cultural, tipo Fundo de Cultura ( a lei viva cultura ainda vive?), dos novos passos para atração de recursos e partilha com os demais segmentos artísticos da cidade.
Já está na hora de afastarmos de vez o sentimento Salieri que nos faz assombrados, tanto que Augusto dos Anjos correu daqui.
Vamos olhar e agir pra frente, de nariz arrebitado, mas discutindo coisas mais sérias.
Eitel, cotado
O Sub-Procurador da República, Eitel Santiago, está cotado para assumir a Procuradoria Geral da República. São três paraibanos cotados, mas ele tem mais chance se for um membro do MPF oriundo deste estado.
O nome dele já conta com o apoio dos senadores Renan Calheiros e Aluízio Mercadante, embora o articulador principal seja Ney Suassuana.
Na próxima semana o nome chega no Ministério da Justiça.
No Sertão
O governador Cássio Cunha Lima pôs em execução o que definiu como prioridade nas semanas em diante com sua presença sexta e sábado no Interior do Estado.
Ontem, ele participou de entrega de 1 mil diplomas a adultos alfabetizados, depois zarpou para a região de Patos, onde entregou recuperação de estrada até Teixeira.
Vai mais longe.
Vinda de Arraes
Até aventou-se que estaria nesta sexta-feira em João Pessoa, mas não foi isso o que aconteceu. Miguel Arraes só vai estar por aqui na próxima semana produjzindo novidades no PSB.
Arraes vai ratificar o apoio incondicional a Ricardo Coutinho, prefeito de João Pesssoa, e vai dar as cartas sobre o comando do partido no estado.
A conjuntura favorece a RC,
Clima esquentado
A exoneração do executivo Sergio Ferreira Lima do Detran nesta sexta-feira deixou a família Milanez em pé de guerra com o governador Cássio Cunha Lima, especialmente a matriarca D. Lourdinha Milanez.
Quem viu sua reação ao saber do fato, garante que a partir de então ela aumentou em muito a censura e critica ao grupo do governador.
Terça-feira, na FCJA, Cássio se dirigia cumprimentando aos presentes até que ao vê-la mudou o rumo.
– Isso não vai ficar assim disse.
Umas & Outras
…O empresário Roberto Cavalcanti está mesmo interessado em expandir os negócios em Brasília.
…Cássio conseguiu o dinheiro para autalizar a folha de pessoal.
…Ricardo Coutinho segura tanto o dinheiro que deixou o secretario Romeu Lemos sem jeito e desconfortado por querer reduzir as diárias para evento de interesse da prefeitura fora do estado.
…O coordenador da Micarande, Vitalzinho Filho, anda em busca de patrocinadores fora do estado.
…A 9 Ideia está com nova sede em Campina
Ultima
…Carcará/ pega/ mata / e come…