Tese retrocesso?

Tudo que diz respeito à economia merece aprovação. Certo? Errado. Nem sempre tal condição pode aparentar a mais indicada das fórmulas, agora já aventadas por parlamentares e lideranças na direção de se querer prorrogar os mandatos dos atuais governantes.

Ontem, o deputado estadual José Lacerda (PFL) foi à tribuna para defender a prorrogação do mandato do governador Cássio Cunha Lima, assim como de todos os demais governantes para justificar o artifício da não reeleição.

O aspecto impeditivo da reeleição até que serve de atenuante no argumento, mas pára por ai porque o Brasil vive marcha pra frente na consolidação de suas instituições democráticas, portanto, prorrogação pode significar golpe branco, esperteza circunstancial de quem vive com a mão na massa do poder.

Aliás, já na Paraíba, a matéria não é consensual. O recém eleito primeiro secretário do Senado, Efraim Morais, já anunciou que é contra a prorrogação de mandato dos atuais dirigentes. Trata-se, segundo ele, de princípios.

Mas, independentemente das opiniões, o assunto passa agora a ganhar os espaços nobres do debate – o que ajuda muito na construção de uma forma menos onerosa para o processo democrático.

Não há valor absoluto na questão, senão preservar a instituição da democracia e evitar esperteza em hora indevida. Vamos ver no vai que dar – e construir – a discussão serena da coisa.

Mudanças no Iphaep

O Diário Oficial do Estado circula nesta quarta-feira com ato do governador Cássio Cunha Lima exonerando o historiador José Octavio de Arruda Melo do cargo de presidente do Iphaep – Instituto do Patrimônio Histórico do Estado – e, ato contínuo, nomeando a restauradora Regina Mota Rocha, ex-coordenadora do Patrimônio da Sub-Secretaria de Cultura estadual.

– A decisão está tomada, portanto, o ato normativo está sendo publicado para adequar as novas políticas estabelecidas para o segmento – garantiu Alta Fonte do Governo, depois de tomar conhecimento da informação, antes da viagem do governador à Brasília.

A mensagem de Ricardo

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, se fez presente ao ato inaugural dos trabalhos do legislativo municipal, como de praxe esperava-se de um governante do seu quilate. Seria dar mau exemplo ausentar-se de um ambiente que lhe forjou como líder.

Mostrando ponto por ponto das dificuldades e projeções de futuro, o prefeito retomou o diálogo com a Câmara, já arrancando do presidente – desafeto Severino Paiva a opinião de que votará a favor do Empreender/JP.

Na mensagem, entretanto, ele não apresentou projetos de altas montas e dimensões.

Jantar pró Thompson

O Restaurante Francisco, do Metropolitan, em Brasília, foi o palco do jantar oferecido pelo senador José Maranhão ao empossa reitor da UFCG – Thompson Mariz, acompanhado de professores da instituição, deputados e secretários.

Ao WSCOM Online, ele adiantou que anuncia a nova equipe na próxima segunda-feira com ajustes antecipados neste neste Portal.

Já a posse no MEC foi prestigiado com direito à presença da presidente da Andirfes, Ana Gozola.

PDV no Sebrae I

O núcleo de Recursos Humanos do Sebrae na Paraíba está ponto em pauta a possibilidade de implementar o PDV – Programa de Demissão Voluntária, conforme admitiu, em entrevista exclusiva ao WSCOM Online, o superintendente Carlos Batinga revelando ainda que o processo já foi deflagrado.

– Confirmo que há essa possibilidade de adotarmos o PDV porque a Paraíba foi o único estado em que não houve a implementação – afirmou o dirigente dizendo-se estimulado pelo novo processo, após entendimentos com o Sebrae Nacional.

PDV no Sebrae II

Segundo o superintendente, as primeiras conversas com o setor de recursos humanos já foram deflagradas, embora não veja necessidade de sobressalto.

Carlos Batinga disse ainda que tem conversado também com outros Sebrae na região com todos revelando adoção de mecanismos idênticos ao PDV.

A notícia, com certeza, deve afetar muito o quadro de funcionários que, tempos atrás, vivia sob ameaça de demissão.

Outra história

O superintendente revelou ainda que o Sebrae está se preparando ainda para criar Agências de Desenvolvimento nas diferentes regiões do Estado para monitorar os micro e pequenos negócios, através dos projetos aprovados pelo órgão.

– Hoje, já é possível monitorar todos os projetos em andamento no país em qualquer unidade do Sebrae, por isso precisamos de instrumento de desenvolvimento monitorado nas diversas regiões – completou.

Umas & Outras

… O diálogo entre o presidente da Funjope, Luiz Carlos Vasconcelos, e a vice-presidente da Funesc, Gal Cunha Lima, não é 100% algodão, de harmonia.

…Tudo por conta do Projeto Pixinguinha, diante da opinião de Luiz Carlos de que a prefeitura pode bancar sozinha.

…O empresário João Gregório anda animado com o saldo de convênio entre a Fundação Virginio da Gama e Melo e a Câmara de João Pessoa para promover a programação da TV Câmara.

…Ontem deu muita gente na reunião do FIC.

Última

…Eu fico/ tu ficas…

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo