A tática de Ricardo

Brasília – O olhar tensionado do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, ainda não teve trégua para relaxamento natural, em face das exigências geradas a partir da eleição avessa do presidente da Câmara, Severino Paiva, mesmo assim o foco de RC está posto de forma macro – priorizando a gestão administrativa a curto, médio e longo prazos, sem tirar de vista a questão partidária e política mais geral.

Ricardo Coutinho chegou nesta quarta-feira na Capital Federal entupido de projetos – alguns deles basilares para interferência na vida das pessoas da cidade e repercussão política no tamanho do que produzir.

Em pouco tempo de conversa, é fácil identificar que ele anda inteiramente tomado de ansiedade com cada ação das secretarias, dos projetos e como cada auxiliar anda produzindo de resultado na ponta capaz de gerar acatamento e absorção positiva.

A síntese do programa de Governo passa pela redução máxima de gastos, otimização dos recursos existentes e ajuste, com interlocução coletiva, de programas que modifiquem mesmo a ação de ponta em todas as áreas da administração. O Terminal de Passageiros e o Fundo da Microempresa (Empreender JP), por exemplo, expressam bem a intenção de querer intervir ao máximo com custo mínimo – embora o desejo seja de modificar a realidade local.

Ele não quis tipificar o conjunto de medidas e ações, mas bem que poderia se enquadrar numa mistura de metas socialistas convivendo com o capital devastador preservando sua silhueta de líder popular, embora sempre em busca de implementar reformas como nunca se viu na relação da Prefeitura com a sociedade local.

Em Brasília, ontem, ele deflagrou nova rodada de audiências e encontros na mira de produzir mais recursos diante de projetos vários, que passam pela infraestrutura básica na Capital – iluminação, rodovias, geração de emprego, novos equipamentos na cena turística, tudo de oho no BNDES, Embratur, Eletrobrás, etc.

No âmbito político-partidário é visível e fácil de atestar seu contentamento com os parceiros escolhidos. Os senadores Ney Suassuna e José Maranhão, assim como a bancada federal mais próxima – especialmente a agilidade de Ney – fazem o prefeito crer em possibilidade real de estruturar uma nova fase administrativa com efeito político de força.

Ricardo Coutinho ainda não se mexeu na direção de 2006, embora tenha compromisso de apoio a Zé e Ney, contudo é uma questão de dias a expansão do PSB em nível estadual, sobretudo depois que tirou Antonio Bala da vice-presidência estadual compondo com Nadja Palitot o comando da legenda.

Ainda é preciso dar tempo ao tempo até compreender e atestar mais fundo onde e como Ricardo vai chegar. De uma coisa ele não desgruda: da busca de inovação, de resultados e do querer ser liderança estadual.

Enfim, o Turístico

Consolidou-se, ontem, depois de tanto tempo de promessas, a solução para a conclusão e exploração do Hotel Turístico de Campina Grande. A BRA, enfim, assumiu por completo a operação de dar sentido econômico aquele equipamento de alto custo e de interferência visível no turismo da cidade.

A Secom do Estado tratou cedo de dizer que era a primeira Parceria Público Privado do país e era mesmo.

Ponto para o governador Cássio.

Maranhão na aldeia

Depois de três semanas ocupado de compromissos fora do Estado – precisamente entre Tocantins e Brasília – eis que, ontem, desembarcou em João Pessoa o senador José Maranhão.

Chegou com agenda lotada e amargando o fato de não ter sido eleito para a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, como tentou e não conseguiu.

Agora centrará as ações no campo da política partidária, especialmente das novas filiações em curso, a exemplo do ex-vereador Fernando Milanez.

Vitória de Enivaldo

Em termos de Paraíba, da bancada federal – mais precisamente – ninguém está comemorando mais a vitória do deputado Severino Cavalcanti mais do que o deputado Enivaldo Ribeiro, eleitor e aliado desde a primeira hora.

– O resultado na Câmara Federal significa a nossa vitória histórica – bradava ele aos quatro cantos, ontem, sob o flagrante do Portal WSCOM Online.

Enivaldo a partir deste momento vai cuidar também das compensações com a redução de espaços no governo Cássio.

Festa para Efraim

Os adeptos do BL (Boca Livre) nas festas bacanas da aldeia estão trocando tapas para ter convites da comemoração, sábado, no Maison Blunele, em torno da eleição do senador Efraim Morais na Primeira Secretaria do Senado, cargo já ocupado por Ronaldo Cunha Lima.

Os organizadores prometem surpresas visando dar caráter de clima de alto astral e de memória.

Só não será um “la creme de la creme”- como costuma dizer Ceres Leão – porque ainda soa como dor a absolvição de alguns acusados da morte de Ito Morais.

Mudança na comunicação

Os Diários Associados na Paraíba têm um novo diretor de marketing. Trata-se do marqueteiro Silvio Ricardo, que deixou o Sistema Correio de Comunicação e toma posse hoje no cargo, em Recife, diante do “manda-chuva” do Diário de Pernambuco, Joziel Barros.

Outra conquista do superintendente Cecílio Fonseca, depois de atrair o publicitário Augusto Correia Lima, foi alcançar em janeiro um superávit nas contas.

Em março, as imagens da TV O Norte chegam em Campina Grande.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo