Em pleno carnaval de euforia profana, Bispos da Igreja Católica da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas não se assustem, da terra de Marechal Deodoro , mesmo- construíram em João Pessoa um documento contundente defendendo abertamente a transposição da água do São Francisco.
Quando mencionei Alagoas, todos sabem se tratar de Estado ferrenho opositor à transposição, embora não seja essa lógica que a Igreja Católica alagoana entende do projeto, seguramente a única redenção para os demais estados do Nordeste afetados pela estiagem prolongada há cada época.
Ontem, no programa Abra o Jogo, na 100.5, pudemos ouvir atentamente a entrevista do arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto. Sereno, o líder católico extraiu do debate e projeto da transposição a essência de tudo, mais do que a partilha do bem comum, que é a estrutura de como faze-la.
A Igreja, em outras palavras, buscou certificar-se das bases estruturantes da transposição olhando sobretudo para os efeitos econômico-sociais, mas sem desgrudar um segundo a atenção para com a forma.
Segundo dom Aldo, desta feita o projeto refeito por diversas vezes se encontra dentro dos parâmetros ambientais seguros pela profundidade dos estudos e debates, portanto, o argumento simplório de destruição do rio como reverberaram a Bahia, Sergipe e Alagoas não passa de instrumentalização política pura e simples de quem se julga dono de tudo.
De fato, sem perder de vista o eixo do projeto que é a revitalização do rio, era preciso inteirar-se a fundo da questão para que um organismo da força e importância da Igreja Católica se julgasse apta a defender uma causa a mais densa e profunda em termos estruturantes do Nordeste ao afetar a maioria dos estados.
Com a inserção dos Bispos na parada, agora quero ver como os políticos de carteirinha vão se ater para contra-argumentar, que não seja pela falácia, de se combater a transposição que revela a determinação incomum do presidente Lula e de co-adjuvantes entre eles Marcondes Gadelha para matar a sede de quem só precisa de água para viver melhor, portanto, com dignidade.
Saldo baiano
O senador Efraim Morais desembarcou, ontem, em Brasília todo ancho confortado, melhor dizendo depois dos contatos feitos na Bahia durante o carnaval.
Efraim chega na reta final da disputa pela Primeira Secretaria do Senado espécie de Prefeitura maior do que muitas Capitais gerindo orçamento de tamanha dimensão.
Ele garantiu ao WSCOM Online que está animado com o que ouviu na Bahia.
Mas precisa redobrar o trabalho porque o adversário (Edison Lobão) é muito forte.
Só no domingo
Embora anunciada para ontem (quarta-feira de cinzas) o retorno do senador José Maranhão ao batente político em plena terra tabajara só se dará a partir do próximo fim-de-semana, segundo assessores.
Maranhão embarcou de Tocantins para Brasília, onde a semana esquenta com as eleições na Câmara e no Senado.
Umas & Outras
… Nem tudo é beleza entre aliados do ex-prefeito Cicero Lucena. Soube, por exemplo, que até agora o multimidia Toinho Alcantara não sabe para onde vai ser aproveitado.
… Como Toinho há outros casos, como de Nanete e Cinthia Cordeiro, que se empenharam demais na campanha passada e agora de nada são informadas em termos de aproveitamento.
… Via e-mail o produtor cultural Buda Lira explica que tudo foi feito e reivindicado para o Cafuçu, mas teve gente fora da estrutura do bloco que pisou na bola em não atender e entender a importância dos cafuçus.
…Por isso, a infraestrutura (energia, som, etc) esteve aquém.
…Promete se superar ano que vem.
…O Secretário de Saúde, Reginaldo Tavares, põe em prática o mais arrojado plano de reestruturação do setor.
Última
“…Onde houver dúvidas/ que eu leve a fé…