Maranhão com Lula

Já era de madrugada, de anteontem para ontem, quando telefone do Colunista toca. Do outro lado da linha, quem buscava reproduzir informações novas diante de conversa tida com o presidente Lula, era o senador José Maranhão. Parecia eufórico com os encaminhamentos feitos no jantar de senadores do PMDB com o presidente.

Defensor de posição favorável à manutenção do PMDB no apoio ao governo Lula, Maranhão se apresentava animado por ter ouvido, segundo ele, o encaminhamento no sentido de que o PT se alie ao PMDB na direção de 2006 nos lugares/estados onde seu partido não estiver em condições de disputa plena.

Agora colocando o verbo Ser no presente é tudo o que Maranhão sonha de agora em diante na construção de uma proximidade com o PT de Lula, ainda alegando que lá atrás foi ele e o partido quem deram sustentação numa hora difícil da candidatura do então candidato petista.

Esta, em síntese, é aura partidária com ênfase no PT que Maranhão busca estabelecer como arco e/ou aliança abrigando ainda o PSB, PC do B, PPS – partidos de linhagem ideológica à esquerda.

Só que a animação do senador não se restringia ao aceno de Lula, porque ele também comemorava a consolidação do nome do prefeito de Bananeiras, Augusto Bezerra, no lugar de Roberto Paulino (presente ao jantar) no Banco do Nordeste. O presidente garantiu a nomeação por entender ser o cargo do PMDB paraibano.

Noutro ponto, fugindo da raia futurista na sucessão estadual, o senador garantiu na conversa, por telefone, que não vai aceitar composição para a indicação da futura diretoria do Sebrae/PB.

“Vamos bater chapa” – afirmou ele confirmando apoio a Arlindo Almeida. Para tratar do assunto, vai ter audiência com o presidente na próxima quarta-feira.

Em síntese, Maranhão e Ney Suassuna tiveram uma sexta-feira acalentadora, embora se saiba de antemão que o presidente Lula ainda mantém com o governador Cássio uma relação de proximidade, gerando com isso impedimentos para tratar o Chefe do Executivo como inimigo político – condição essa que incomoda os senadores do PMDB.

De qualquer forma, Maranhão anda animado além da conta.

Um Adeus atemporal

A morte do economista Celso Furtado não mata o seu principal legado: as diretrizes econômicas reconhecidas internacionalmente.

Nunca fui de conviver na sua intimidade, mas nas várias vezes que com ele conversei sobre Brasil e Paraíba, mesmo severo e rigoroso, não deixava de nutrir respeito pela inteligência nacional.

De Pombal para o mundo, já se vai a carne sem nunca levar consigo a densa obra de sua vida.

Cícero nos EUA?

O prefeito Cícero Lucena revelou em primeira mão ao WSCOM que está examinando proposta do governo americano (EUA) para que passe um período de estudos naquele país, a exemplo do que lideranças políticas costumam fazer.

Ele disse, entretanto, que a opção primeira depois de deixar a prefeitura é contribuir com o novo projeto do Governo Cássio.

PT vs Cartaxo

Sobre a polêmica em torno da ida do vereador Luciano Cartaxo para à Assembléia Legislativa, o presidente do Diretório do PT de João Pessoa enviou nota para esclarecer os seguintes pontos:

”1- a reunião foi convocada a pedido do própio LC, quando da realização da anterior realizada no dia 16/10. Se de lá para cá ele mudou de idéia tem que assumir;

2- LC não pode argumentar que não houve quorum na reunião do dia 18/11/2004, pois seu assessor Zenedy retirou-se antes da reunião começar e o própio LC não compareceu ( segundo dizem estava no carro em frente ao sindicato dos comerciários). Além disso seu irmão Lucélio também não compareceu, indicando assim que ele foge do debate”.

Patrimônio da Humanidade I

Recebi da professora da UFPB, Jovanka Baracuhy Scocuglia, Doutora em Patrimônio Histórico, e-mail em que ela acrescenta dados novos à proposta que fizemos ao arcebispo da Paraíba, para que encampe movimento que leve o Centro Histórico de João Pessoa à condição de Patrimônio da Humanidade, algo possível, sim.

Patrimônio da Humanidade II

Diz ela: Li recente notícia (20.11.2004) em sua coluna no WSCOM sobre participação de D. Aldo Pagotto em mobilização para valorização do nosso Centro Histórico como Patrimônio da Humanidade. Você sabe que para receber este título os órgãos internacionais exigem documentos e estudos históricos avançados sobre o patrimônio em questão, a exemplo do que foi feito para cidades como São Luís do Maranhão (tenho uma cópia do documento enviado para a UNESCO e que resultou no título de Patrimônio da Humanidade para São Luís, que obtive durante as pesquisas para realização da tese de doutorado)”.

Patrimônio da Humanidade III

E afirma ainda: “Nosso Centro Histórico tem realmente muitas chances de obter tal título, mas a elaboração destes documentos é fundamental porque é a partir deles que a Comissão faz a avaliação. A idéia é excelente e desde já parabenizo-o e coloco-me a disposição para trabalhar pela causa”.

Umas & Outras

… Por telefone, a presidente do PRTB pede para corrigir a grafia de seu nome: Cinthia Cordeiro. A Coluna faz o reparo.

…Já o empresário Aladim Cordeiro foi visto, ontem, em deconstração no Hardman Flat.

…Tem um nome conhecido do PT citado como futuro integrante da diretoria do Sebrae/PB.

…Cássio passou o dia, ontem, em Juru/Tavares.

Última

“Um filho teu/ não foge à luta…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo