Desafios da UFPB

A partir de hoje, a nova ordem administrativa que se estabelece na Universidade Federal da Paraíba acentua, dentro e fora da instituição, a expectativa a se transformar mais na frente em cobrança, sobre o que reserva à UFPB sob o comando do Reitorado Rômulo Polari.

Embora as dificuldades estruturais reclamadas sejam antigas, portanto, calejadas de tanto repetitivas, Rômulo e equipe chegam num momento em tese favorável por tudo o que existente de cumplicidade para saltos qualitativos.

Depois de tanto tempo de orçamento magricela, a UFPB está com a projeção feita pelo MEC de aporte em 2005 de 60% a mais dos recursos de 2004 saltando de R$ 13 para R$ 27 milhões.

A rigor, não se trata de muita grana, não, se comparado a grandes projetos realizados por prefeituras e governos, em alguns casos sem a dimensão profunda do significado da UFPB para a construção do desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

Aliás, já ligando a missão da Universidade com os diversos segmentos da sociedade paraibana, a nova etapa posta sob a responsabilidade da Gestão Polari precisa extrapolar a produção contínua em torno da Ensino, Pesquisa e Extensão.

Há de ser capaz, se esta de fato for a forma competente de transformar discurso em realidade, para reanimar todo o conjunto docente, técnico-administrativoe discente, reequipar as estruturas materiais avariadas e produzir a sintonia frequente, através de projetos e políticas institucionais com o setor produtivo e, mais abrangentemente, contribuindo com a qualidade de vida da sociedade como um todo.

Para ser justo, a herença herdada por Polari ( leia-se saldo de Jáder Nunes ) se traduz em pavimento positivo para granjear novos estágios da qualidade exigida na UFPB, como melhor laboratório de nosso conhecimento mutante.

PT quer Luciano na Assembléia

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores aprovou Resolução, anteontem, propondo que o vereador Luciano Cartaxo assuma a vaga deixada por Ricardo Coutinho na Assembléia Legislativa, ao invés de assumir a liderança na Câmara Municipal.

É trocar 6 por 1/2 dúzia, mas incomoda, sim.

Silêncio, por enquanto

Já o vereador Luciano Cartaxo ainda não disse como vai tratar desse imbróglio interno no PT. O parlamentar, inclusive, não participou do encontro do Diretório Estadual, embora seja liderança emergente dentro do PT.

Assessores do vereador disseram que ainda hoje ele deve se pronunciar sobre o encaminhamento dado pelo PT de querer tê-lo na Assembléia Legislativa.

Ronaldo, imortal

O poeta Ronaldo Cunha Lima anda investindo fortemente na sua projeção literária visando conquistar uma vaga na Academia Brasileira de Letras.

Sábado, ele foi o protagonista central de jantar na Vieira Souto (Rio) diante de acadêmicos e intelectuais no Aptº de Milton Cabral.

Empresa telefônica lidera lista

Quem viu garante que uma reconhecida empresa telefônica é uma das empresas constante da relação de 100 maiores devedoras de impostos à Prefeitura de João Pessoa.

De acordo com Alta Fonte, a lista deve ser entregue dia 17 ao prefeito Ricardo Coutinho.

Pense num fuzuê!

Votação na Câmara

O presidente da Câmara, Fernando Milanez, tem se mantido com equilibrio e firmeza no encaminhamento das diversas matérias importantes, hoje, em tramitação no Legislativo.

A matéria mais em evidência, contudo, é a que trata da isenção de multas e juros de diversos impostos.

Milanez é peça-chave.

Eleição na UFCG

A semana começa com eleição para Reitor e Vice na Universidade Federal de Campina Grande – outro equipamento de alto valor na vida intelectual da Paraíba.

São três candidatos, com a disputa mais acirrada entre os professores Thompson Mariz, candidato a reeleição, e Benedito, mas os indicadores apontam favoritismo do atual reitor.

A votação envolve, além de Campina, os campi da Patos, Sousa e Cajazeiras.

Sebrae/PB: últimas informações

O processo interno de disputa para indicação da nova diretoria do Sebrae/PB registrou no fim-de-semana a desistência do economista Edivaldo Nóbrega da chapa encabeçada pelo executivo Arlindo Almeida. No seu lugar entrou Carlos Batinga.

Já o presidente do PT estadual, Adalberto Fulgêncio, disse que o partido não se envolverá com o processo, portanto, não tem candidato.

A posição fragiliza a aspiração de Avenzoar Arruda.

Umas & Outras

…O ex-governador Milton Cabral disse, em entrevista, no fim-de-semana, ao WSCOM Online – www.wscom.com.br – que espera ver retomado o Polo Cabo Branco pelo governador Cássio.

…No seu entendimento, a Paraíba está atrasada no turismo porque não deu sequência ao projeto que ele apresentou no final do governo em 1985.

…”Estados como o Rio Grande do Norte e Alagoas nos superaram em muito porque deram sequência aos seus projetos sem interferência do humor de políticos”, disse.

…Um gestor famoso, próximo do fim, andou pedindo arrego
no Paço Municipal e, depois, na Casa Civil.

Última

“Roda mundo/ roda gigante/ roda moinho/roda pião… ”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo