O governador Cássio Cunha Lima está mesmo inclinado a deixar o PSDB para migrar até o PTB em janeiro de 2005 passando assim a compor a base aliada do Governo Lula.
Com isso, em 2006, espera ter o apoio do PT na Paraíba, cujo processo foi deflagrado na sucessão em João Pessoa, tanto que já tem apoio de Avenzoar Arruda.
Esta é a sintese da estratégia que o governador manobra com efeitos imediatos no PT da Capital, de CG e no estadual, hoje, com gente abertamente pró-Cássio.
Aliás, a Grande Imprensa tem como certo o afastamento do governador paraibano da cúpula tucana, à quem faz sérias restrições. Ontem, O Globo trouxe informações neste sentido adiantando que o presidente do PTB nacional, Roberto Jeferson, computa Cássio e Marcelo Miranda, do Tocantins, como futuros membros do partido.
É por conta dessa promessa-projeto que, anteontem, na reunião do PT de João Pessoa por pouco não passou a exclusão do partido da base aliada do prefeito eleito Ricardo Coutinho. A tese vitoriosa foi de 14 a 13 – escore apertado.
Em manobra produzida pelo presidente estadual, Adalberto Fulgêncio, do municipal, Hamurabi Duarte, do deputado Rodrigo Soares, de Zoraida Arruda (leia-se Avenzoar), capitaneados pelo ex-vereador Júlio Rafael, impuseram uma norma protelando em 6 meses para que, só depois desse tempo, o partido possa compor o governo Ricardo, caso haja convite neste sentido.
Como se vê, setores do PT passaram a construir um novo processo de absorção de Cássio como aliado de tamanha forma que, nos discursos promovidos no encontro, a ala pró-governador baixou o sarrafo em Ricardo Coutinho – tornando-o inimigo nº 1 – ao contrário do que diz a base.
Tais tendências insistem em ignorar a opção interna feita nas urnas, revigoram métodos stanilistas (de cima pra baixo) levando o partido à mais grave crise de sua história.
Em nome de teses políticas, vinga o ódio sobre a razão.
Como fica o PT na Câmara
Os vereadores Luciano Cartaxo e Benilton Lucena disseram, ontem, que passam a apoiar e compor a base aliada do futuro prefeito Ricardo Coutinho.
Afora essa condição, entendem que o PT precisa priorizar a convivência com partidos e lideranças da base aliada de Lula.
Reflexo no PSDB
O movimento do governador Cássio na direção da base aliada de Lula não é processo tão simples assim de construir.
Afora os efeitos nos outros aliados do Governo Lula, Cássio ainda precisa desobstruir uma forte resistência de Cícero Lucena, que faz restrições ao PT, além de Efraim Morais, inimigo feroz do PT.
Pense num nó cego.
Primeira conversa
O Grupo de Transição do futuro Governo Municipal se reuniu na sexta-feira para definir as linhas básicas do que querem construir na relação com o atual governo Cícero.
A ação é macro e prevê levantamento de todas as áreas minuciosamente.
Paralelamente, Ricardo Coutinho é quem vai conduzir as ações diante do Orçamento 2005.
Ney, enfim, assume transferência
O senador Ney Suassuna até relutou em admitir, mas no fim-de-semana resolveu encarar que transferiu seu título para o Rio visando evitar candidatura a prefeito da Capital. Ele, agora, será eleitor em Campina Grande.
Uma alta fonte do PL disse, contudo, que o Bispo Crivela teve interferência para estimular a transferência.
Agressões em CG I
O deputado estadual Vital Filho denunciou à Justiça Eleitoral diversas agressões registradas na carreata de Veneziano, anteontem, promovidas – segundo ele – por dirigentes do Governo, a exemplo de Eduardo Medeiros (Cehap) e Paulo Martins (Empasa) ao ex-candidato a vereador, Edmundo Cabral.
Agressões em CG II
Vital revelou ainda que foram 20 veículos avariados por ações de adversários de Veneziano.
Até o ex-deputado federal Álvaro Neto acabou sendo agredido.
O deputado citou ainda outro caso registrado na Picanha 200 envolvendo o Procurador Geral do Estado, Luciano Pires, em confronto com Eduardo Medeiros.
O Procurador estava na mesa com o Juiz Eleitoral Valério Porto, assegurou.
Rômulo faz carreata e showmicio
O candidato do PSDB, Rômulo Gouveia, ocupou o domingo com atividade de rua, já a partir das 9 horas, com carreata pelos principais bairros e centro de Campina.
Rômulo insiste em defender discurso positivista de que está ampliando a conquista de votos desde os últimos dias.
No periodo da tarde buscou aproximar-se do clima dos trezeanos antes do jogo com o Limoeiro.
Depois foi gravar para o Programa Eleitoral.
Umas & Outras
…O PT de João Pessoa aprovou, anteontem, a abertura de processo na Comissão de Ética para expulsar o suplente de deputado federal, José Magliano.
…Confirmo que há processo de expulsão, sim – revelou o presidente Hamurabi Duarte.
…Não disse, contudo, se o PT adotará idêntico procedimento em relação às deputadas Lúcia Braga e Gianina Farias, que também optaram por Ricardo Coutinho.
…A semana promete muito barulhenta.
…O diretor da Limpfort, Alfredo, entrou na lista negra.
Última
“São dois pra lá/ dois pra cá…