O PMDB em João Pessoa e a candidatura do deputado Ricardo Coutinho a prefeito da Capital estão com uma tarefa hercúlea, que é recompor a participação do presidente estadual Haroldo Lucena, já decidido a votar no candidato do PT, Avenzoar Arruda. Não vejo outro caminho porque todos acordaram que, na hipótese de não existir candidatura própria, a opção era o PT, revelou.
Bastou pouco tempo de conversa para entender a posição assumida pelo dirigente. Haroldo se mantém magoado porque não participou das conversas finais que redundaram na aliança com Ricardo. Guardadas as proporções, é como se um aluno aplicado nos colégios públicos da Torrelândia tivesse faltado à última aula de matemática do professor / craque Luiz Bronzeado.
Ele contou ao Colunista bem direitinho: Sempre resisti defendendo candidatura própria, até que me convenceram de abrir entendimentos com o PT na hipótese de segundo turno. Cheguei a ter várias reuniões com o PT daí, como orientou o PMDB Nacional, gerei convicção de que a opção do partido é o PT, afirmou.
O presidente pemedebista, de sinceridade tão nua que beira à ingenuidade aos olhos dos outros, diz que, por conta desse juízo de valor, deve votar no candidato Avenzoar Arruda.
Mesmo assim, ponderou: exceto se Maranhão e Ney me convencerem do contrário, já que não tenho palavra de Rei, observou ele, queixando-se de não ter recebido um telefonema sequer para ser informado da coletiva do senador Maranhão, anteontem.
O fato é que Haroldo Lucena por seu passado e histórico pode não ter uma carrada de votos, como outros líderes políticos têm, mas é peça emblemática no partido capaz de merecer tratamento diferente porque seu gesto individual pode gerar problemas durante e pós campanha.
Maranhão se explica
O senador Maranhão explicou que vai procurar o presidente Haroldo para tratar do problema.
Não vou censurar meu presidente nem vou motivar crise entre nós, por isso vou estar com ele com a intenção de superar os mal-entendidos.
O parlamentar só não disse quando e onde.
Fala de Ney
Já Ney Suassuna voltou a dizer que o chororó de Haroldo não tem razão de ser porque, na sua opinião, o presidente do PMDB só não foi ouvido na quinta-feira da decisão com Ricardo Coutinho porque estava em sua fazenda Roma, em Bananeiras.
-Tentamos de todas as formas manter contatos com ele visando envolve-lo na discussão, mas não foi possível, daí termos de darmos seqüência aos entendimentos afirmou.
Pimenta na área
O título da Nota leva a suposição de que há algo acalorado no pedaço, mas não é da forma como o leitor/internauta quer entender.
É que, desde quinta-feira passada, quem está passando uns dias em João Pessoa é o deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), ex-relator do Caso dos Transgênicos.
A pauta do parlamentar é exclusivamente de repouso, mesmo com alguns contatos informais com políticos do PT local, entre eles o vereador Luciano Cartaxo.
Efraim em Camará
Desde o início da semana que o senador Efraim Morais também se manifesta nos bastidores do Senado para focar o tema Barragem de Camara . Já tomou a iniciativa de provocar a convocação do Ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional, e do governador Cássio Cunha Lima visando obter depoimentos sobre o assunto.
A iniciativa gera contra-pronto à decisão dos senadores Ney Suassuna e José Maranhão de levar para o Senado a exposição do problema.
Fim da recontagem
Gerou consenso, segundo o presidente licenciado da Aduf Iedo Fontes, a concepção na Universidade Federal da Paraíba de que não há clima para recontagem dos vôos na última votação em segundo turno para Reitor diante da decisão tomada pelo Consuni.
Para ele, a partir de agora é olhar e trabalhar para o futuro, quando vislumbra embates importantes em favor da Universidade.
Na mira do TCU
O Sebrae da Paraíba está no foco do Tribunal de Contas da União, após sorteio feito recentemente. Na prática, técnicos do TCU já começaram a instruir o processo de fiscalização continua no Sistema paraibano tomando informações de alguns setores.
Prestar contas é uma rotina anual, o que difere de agora porque será permanentemente.
Umas & Outras
… O professor e médico Walter Paiva assumiu a presidência da Aduf/PB com a licença de Iedo Fontes para ser candidato a vereador pelo PC do B.
… Já o médico Tirone Soares, expert do mundo da ortopedia, entregou o cargo de diretor do Hospital de Traumas Senador Humberto Lucena.
… O portal WSCOM Online www.wscom.com.br- passou a ser referência também do mundo jurídico regional com acompanhamento freqüente de escritórios de Brasília.
… Dona Creuza Pires não pára de granjear votos. Marcos Pires, futuro Barcelonandes, é cabo eleitoral tinindo de bom.
Última
Eu não sou cachorro não/ pra viver tão humilhado…