No início dos anos 80, o renomado repórter da Rede Globo, Francisco José, esteve em João Pessoa produzindo matéria para o `Jornal Nacional´,durante o carnaval, mostrando cenas do Parque Solon de Lucena com a revelação de que a capital paraibana era lugar de sossego por inexistir tríduo momesco por aqui.
Em tese foi esse `flash´ de Chico José que provocou rebuliço junto a intelectuais e habitantes da cidade gerando o Muriçocas do Miramar e, na sequência, o Folia de Rua – como se sabe com o caráter de prévia, isto é, na semana anterior ao carnaval.
Houve quem dissesse `cobras e lagartos´ contra o texto-constatação de Chico, entretanto, 20 anos depois a história mostra que o atilado repórter da Globo tinha lá suas razões.
A questão central para fazer de João Pessoa uma cidade desaquecida durante o Carnaval tem a ver com a quebra da renovação (de pai para filho) da cultura de se reproduzir novos blocos e a inexistência de decisão política para dar incremento real nos bairros e orla marítima durante os festejos.
Está na cara que a cidade com seus 650 mil habitantes não é só carnaval, pois há nesse quantitativo quem também busque outra forma de opção durante o tríduo momesco, mesmo assim, também é real afirmar que, em havendo alternativas, certamente que se registrará comparecimento popular. O desfile da Duarte da Silveira constata isso.
Se tudo fosse pouco há ainda a postura da Elite de enfraquecer nosso carnaval, quando prefere optar pelo carnaval de Olinda, Recife, Salvador, etc.
São dados assim que fazem Chico José atual pela afirmativa de que Jampa no carnaval é terra de sossego.
PDT quer a vice
O presidente estadual do PDT, Chico Franca, disse, em entrevista durante o carnaval, que o partido trabalha pela unidade de candidaturas no esquema político ao qual faz parte, próximo de Cássio-Cícero. Ele deixou claro o interesse do partido em indicar o nome para vice.
Desempenho de Luiz
A mais recente avaliação dos parlamentares com atuação no Congresso Nacional insere o deputado federal Luiz Couto na lista dos parlamentares de desempenho acima da média.
A avaliação decorre de levantamento criterioso de organismos especializados em acompanhar e avaliar um a um dos parlamentares.
Luiz Couto gerou a nota pela assiduidade e temas defendidos.
Noutras pairagens
O senador Ney Suassuna anuncia novas investidas para reunir prefeitos das várias matizes partidárias visando criar um movimento único de viabilização de projetos em Brasília, junto ao governo federal.
Enquanto isso não acontece, no carnaval, ele ocupa o tempo no Rio, ora lendo projetos, ora se divertindo.
Frevo de Marcos Vinicius
Em pleno domingo de carnaval, o vereador Marcos Vinicius foi anfitrião principal em Camboinha reunindo pesos pesados da política estadual.
À base de frevos e axés, marcaram presenças Lauremília Lucena, Cícero, Efraim Morais, Milanez, Popó, Pedro do Caminhão, Reginaldo Tavares, Ruy e Pedro Lucena.
Nobre resistência
O multimídia Fernando Moura renovou em pleno Centro Histórico a opção sincera de buscar inserir aquela importante área da cidade no roteiro dos circunstantes foliões.
O `Carnavarro´, como assim batizou, traduz o comprometimento de Moura e de abnegados cidadãos desta cidade para gerar alegria na área histórica.
Calor na volta
A retomada dos trabalhos na Câmara Municipal de João Pessoa projeta para a quinta-feira a perspectiva de discurso inflamado do vereador Fernando Milanez.
A raiz do tom está na concepção particular do também presidente da Câmara de que é preciso reação enérgica para reinserir o carnaval de João Pessoa na ordem das prioridades.
Ele anda intrigado com a atual realidade.
Caso Waldomiro
O vereador Luciano Cartaxo, do PT, entende que apesar das notícias e explorações do Caso Waldomiro, num futuro próximo o Governo Lula e o PT estarão com essa questão resolvida de vez.
Luciano alega que as medidas enérgicas para apurar e punir responsáveis no Caso já foram tomadas devendo gerar conclusão em curto prazo.
Ele admite que a Oposição exagera nas críticas, entretanto, vislumbra solução para breve.
Umas & Outras
…Por onde anda, no tríduo momesco, o senador Efraim Morais manda executar o CD com marcha carnavalesca ironizando o caso Waldomiro e José Dirceu.
… O MAG Shopping tem mantido frequência elevada de todas as gerações durante o carnaval.
…Cresce o movimento para produção de CD com a obra do Maestro Villô – uma das principais referências da música no Nordeste – residindo no Ernesto Geisel.
… Os blocos Boi do Bessa e Frevo Rasgado cresceram este ano.
… Outro, nesse mesmo caminho, foi o Portadores da Folia.
Última
” Oh! Quarta-feira ingrata/chega tão depressa/ só pra contrariar…”

