Do ponto-de-vista formal a data de 20 de fevereiro próxima é distinta porque consolida a retomada dos trabalhos legislativos na Assembléia paraibana com inúmeros projetos pré-anunciados ( redução de taxa no Detran, Canal de Sousa, etc) para o debate parlamentar.
Na reabertura, como é de praxe, o governador Cássio Cunha Lima apresenta Mensagem do Executivo delineando pontos básicos da ação governamental no ano em curso, que se apresenta palco de disputa intensa pelo poder municipal.
Embora as matérias do Executivo se projetem como alvo central dos debates em plenário é na motivação político partidário, isto é, no enfrentamento entre as principais forças políticas do Estado, em especial no confronto Cunha Lima Maranhão, onde reside o combustível para o afloramento da forte discussão.
A criação da CPI das Obras Inacabadas é um desses exemplos que a Coluna agora pinça como motor do conflito entre as forças políticas. Mesmo movida pelas conseqüências das chuvas, que produziram destruição de pontes, parte de estradas e açudes, a raiz da Comissão Parlamentar de Inquérito tem motivação centrada pela base do Governo em querer desfazer o prestígio do ex-governador José Maranhão, autor das obras em tela.
Só que, o Governo não ficará infenso a críticas e acusações no mesmo nível das que desfere hoje contra Maranhão. A Oposição já se articula para desferir idênticos petardos contra a ação governamental, que os opositores a tem como incompetente e perseguidora.
É dentro desse clima que, não obstante a briga entre partidos, no paralelo se encontram alguns dos personagens principais da disputa pelas Prefeituras, especialmente a de João Pessoa.
Na tribuna, com visibilidade certamente ampla na opinião pública, pré-candidatos como Ricardo Coutinho, Manoel Jr, Ruy Carneiro, etc vão buscar credenciar-se pelo domínio das matérias de interesse da sociedade sendo Governo ou Oposição.
Como se vê, a reabertura dos trabalhos na próxima sexta-feira é a largada da sucessão municipal, embora no plenário da Assembléia Legislativa as teses e pautas sejam mais globais na direção do universo estadual, cujas decisões costumeiramente respingam no município.
Tudo pronto
O presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia, garante que a Mesa Diretora já tomou todas as providências cabíveis para garantir a normalidade dos trabalhos de abertura do ano parlamentar.
– Não há nada de extraordinário, uma vez que os procedimentos para a sessão especial de reabertura já estão resolvidos pela Mesa Diretora explicou.
Em plena Folia
Não precisou de esforço para atestar, anteontem, na abertura do Folia de Rua que os pré-candidatos estão dispostos a disputar passo a passo a exibição na mídia e conquista de empatia.
Pelos blocos mais particularmente no Centro Histórico – podiam ser vistos todos os principais pré-candidatos à Prefeitura de João Pessoa, por exemplo.
Sucessão na UFPb
Com as candidaturas dos reitoráveis Luiz Renato, Maria José Silva, Orlando Villar e Rômulo Polari postas como em definitivo na sucessão da Universidade Federal da Paraíba, agora as atenções se voltam para se conhecer como os diversos grupos e tendências vão se movimentar.
Na Aduf, os diversos grupos a compor a atual diretoria já se dividem entre os candidatos, com o vice Walter Paiva abertamente favorável a Orlando Villar. O presidente da entidade, entretanto, ainda não anunciou seu voto.
Há nesse agrupamento, quem gravite em torno de Cida Ramos/Jaldes Menezes e cia na busca de definir posições nos próximos dias.
Carnaval Tradição
O vice-presidente da Federação Carnavalesca, Cardivando de Oliveira, voltou a se queixar da Prefeitura, uma vez que há uma semana do desfile das agremiações ainda não sabe quanto será destinado à versão 2004. `Sem recursos, muito provavelmente não haverá desfile oficial´, projetou.
Informações extra-oficiais dão conta que o prefeito Cícero Lucena determinou à Funjope repassar os recursos em montante desconhecidos.
A antiga crise de dinheiro é um outro carnaval. Aliás, na prática de nada adiantou o Seminário do Carnaval promovido pela Câmara Municipal, mesmo com a ação nobre do Legislativo em querer contribuir.
Umas & Outras
… O domingo chega com destaque especial para o Bloco Virgens de Tambaú, costumeiramente levando uma multidão às ruas de Miramar até a praia de Tambaú.
… Será mais um desfile com o registro de ausência ainda sentida do animador cultural Sérgio Carneiro, figura das mais solidárias e prestativas já vistas.
… O bloco Confete & Serpentina este ano trouxe a participação intensa de moradores do Centro Histórico com direito a roda de samba na concentração com o grupo `Samba da Paraíba´, fantasias especiais e Orquestra de Frevo da maestrina Mércia.
… Na Associação Folia de Rua, em meio aos desfiles dos blocos, alguns nomes têm sido lembrados para a disputa de presidente da entidade: Liz Albuquerque, Lucélio Cartaxo e Marcone Serpa.
Última
`Cara de palhaço/ boa pinta só vale/ no carnaval de rua…´
