A tão sonhada Região Metropolitana da Grande João Pessoa nunca esteve tão perto de ser consolidada. Após a aprovação de sua criação pela Assembléia Legislativa, no final do ano passado, ela começará a tomar corpo hoje, com a instalação Conselho da Região Metropolitana, durante uma solenidade que acontecerá, às 10h00, no Cinê Bangüê, do Espaço Cultural, com a presença do ministro das Cidades, Olívio Dutra.
O Conselho, presidido pelo governador Cássio Cunha Lima, será composto por 15 membros, dois quais nove serão indicados pelas prefeituras de Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espirito Santo, João Pessoa, Lucena, Santa Rita, Rio Tinto e Mamanguape, que formarão a Região.
A partir da instalação desse Conselho serão intensificadas as ações em busca para soluções dos problemas comuns a estes municípios nas áreas de saúde, educação, transporte público, assistência social, habitação, infra-estrutura, segurança, entre outros. E, consequentemente, a consolidação da área Metropolitana da Grande João Pessoa, que há anos vem sendo reivindicada pelos prefeitos como uma das principais alternativas para o desenvolvimento auto-sustentável e melhoria da qualidade de vida da população.
Através da Região Metropolitana será bem mais fácil para os municípios que fazem parte dela conseguir a liberação de verbas para execução de projetos que contemplarão a todos os municípios. Será um grande avanço para o desenvolvimento social e econômico do Estado que passará a contar com um verdadeira `metrópole´ em sua jurisdição, a exemplo dos Estados de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, entre outros onde impera o progresso.
Participação Jovem
A direção municipal do PMDB promove hoje, às 17h, na sede do partido em João Pessoa, uma reunião para estimular a participação dos jovens nas eleições deste ano. A expectativa dos peemedebistas é reunir mais de 200 jovens, dos quais dezenas deverão filiar-se a legenda. Os jovens também vão participar de um debate com o deputado estadual Manuel Júnior, o pré-candidato a prefeito, para apresentar soluções para os problemas que afligem os jovens pessoenses.
Instalação de regionais
O presidente estadual do PT, Adalberto Fulgêncio anunciou ontem que a Paraíba está sendo contemplada com a instalação de 15 micro-regiões do partido. Cada micro-região terá sede própria e informatizada, com estrutura necessária para atender até 20 municípios. Segundo ele, a direção nacional do partido irá enviar para o Estado 70 micro-cumputadores e demais acessórios para equipar às sedes das regionais e repassar uma ajuda de custo para manutenção das mesmas. Tudo isso, para garantir a divulgação das ações do Governo Lula e instrumentalizar o partido para as eleições municipais, onde o PT terá candidatura própria a prefeito em 32 municípios e a vereador em 193 municípios paraibanos.
Diálogo com aliados
O PC do B ainda não definiu que posição irá tomar na sucessão municipal de João Pessoa. Ontem a direção do partido se reuniu com a direção do PT e deixou a questão em aberto. De acordo com Simão Almeida, presidente estadual da legenda, o PC do B está disposto a dialogar com todos as legendas aliados do Governo Lula e depois tomar a posição que for melhor para o partido na Capital.
Parque Municipal
A União cedeu a Mata do Estado para ser administrada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo por um período de cinco anos. O termo de cessão foi assinado ontem pelo delegado do Patrimônio da União na Paraíba, Sales Dantas, e o prefeito de Cabedelo, Doutor Júnior, que já assinou decreto municipal transformando a Mata, localizadas às margens da BR 230, em Parque Municipal aberto a visitação pública e a atividades educacionais.
Saldo das Chuvas
Um total de 16 municípios paraibanos já decretaram estado de calamidade devido as fortes chuvas. Além disso, mais 11, dos 133 açudes monitorados pelo Governo do Estado, estão sangrando. Segundo o Laboratório de Meteorologia, Recursos Hídricos e Sensoriamento Remoto (LMRS), no início da semana, 19 reservatórios estavam completamente cheios. Ontem à tarde, já eram 33 os que atingiram sua capacidade máxima. Há centenas de barragens menores que já transbordaram com as últimas chuvas e muitas não suportaram a pressão das águas e estouraram, levando embora até as estradas.
Canavieiros em Brasília
Duas reuniões importantes para o setor canavieiro nordestino acontecem hoje, em Brasília. Presidentes das associações de plantadores de cana-de-açúcar da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia terão uma audiência com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, , e outra com o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb Lima. Eles vão discutir a retomada da equalização e o aumento do teto de financiamento do BB.
Aumento de efetivo
A Superintendência da Polícia Federal na Paraíba vai ganhar nos próximos dias mais sete delegados. Quatro irão atuar em João Pessoa, e três, por curiosidade, delegadas, que irão atuar em Campina Grande. A chegada desses delegados irá ajudar e muito no andamento dos inquéritos em tramitação, porque há delegados sobrecarregados, tendo que dar conta de uma vez só de 150 inquéritos. E com certeza deverá haver alguma redistribuição para os novos colegas.
*Adriana Rodrigues (Interina)