*Adriana Rodrigues (Interina)
A Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP) está muito preocupada com ocupação da vaga para o Conselho Estadual de Educação da Paraíba, que deverá ocorrer dentro de poucos dias, devido a saída do professor José Augusto Pires do Conselho, no final do ano passado. Reivindica o direito do cargo ser ocupado por um dos dirigentes da entidade.
A APLP destaca, que na verdade nem o debate sutil se dá sobre os nomes prováveis para integrar o referido Conselho, já que a prerrogativa da nomeação é do Governador do Estado, seguindo o que determina a Constituição Estadual em seu artigo 212, inciso III, no que diz o seguinte: “Art.212 O Conselho Estadual de Educação é órgão normativo e deliberativo superior em matéria educacional, no âmbito do Sistema Estadual de Educação devendo ser composto, paritariamente, por profissionais da educação, obedecendo ao seguinte: Inc.II – representantes de sindicatos e associações de profissionais de educação, indicados por seus órgãos de representação.”
A vaga deverá ser preenchida por um dos representantes da APLP. Os professores da rede estadual de ensino defendem que a cadeira vacante, ora existente, deve ser ocupada por um representante da categoria.
A composição do Conselho Estadual de Educação antes da Constituição Estadual de 1989, era, somente, por nomes indicados aleatoriamente através de pedidos políticos e nomeados pelo Governador. Após a vigência da atual Constituição, a composição passou a ser paritariamente com representantes legítimos da categoria.
A APLP destaca que a norma vigente é clara sobre a matéria, portanto, exigirá decisão do secretário de educação, Neroaldo Pontes, e do próprio governador Cássio Cunha Lima, para urgente nomeação de um representante da entidade.
A ocupação da vaga no Conselho é uma realidade que deverá mexer com o próprio Conselho, com o Governo do Estado e com os professores da rede estadual de ensino, onde a APLP espera ser respeitada neste movimento, em virtude da lei determinar e assegurar a participação da classe no aperfeiçoamento da educação.
Candidaturas próprias
A cúpula do PL se reuniu ontem em João Pessoa e bateu o martelo sobre à sucessão municipal. O partido terá candidatura própria nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. Em João Pessoa o candidato dos liberais será definido através de uma pesquisa de opinião, por enquanto, entre o deputado estadual Fausto Oliveira e o deputado federal Inaldo Leitão. Já em Cabedelo o candidato do partido será Bergson Marques, atual vice-prefeito da cidade portuária. A disputa vai ser acirrada.
Campanha propositiva
O cientista político Lúcio Flávio Vasconcelos, coordenador político da campanha do PSB foi um dos palestrantes do seminário promovido pelo partido sábado passado para os pré-candidatos a vereador. Ele falou sobre o perfil do eleitorado e destacou que os temas que deverão ser combatidos pela legenda são: clientelismo, autoritarismo e populismo. Ressaltando que a campanha do PSB deve ser propositiva, indicar soluções para os problemas sem refletir esses três aspectos.
Reunião adiada
A reunião da executiva estadual do PT prevista para hoje foi adiada para a próxima segunda-feira, porque duas dirigentes partidárias, Zoraída Arruda e Ivonete Rodrigues, estão participando em São Paulo, até amanhã, do Encontro Nacional de Organização e Finanças. Entre os temas em pauta estão a campanha de filiação e as comemorações dos 24 anos do partido.
Atividades de bairros
Os pré-candidatos a vereadores pelo PT vão ter que participar das atividades promovidas pelo partido nos bairros. Eles também vão ter que se engajar nas comemorações dos 24 anos do partido, que acontecerá no próximo dia 11, com uma programação especial em João Pessoa.
Base aliada
O deputado estadual Lindolfo Pires, sem partido, anunciou que seu destino partidário será a filiação em um dos partidos que integram a base aliada do governador Cássio Cunha Lima.
Como ele não concorrerá a nenhum cargo eletivo este ano, não tem pressa para essa definição. No entanto, para sua manutenção na Assembléia, já que ele está ocupando a vaga do deputado Ariano Fernandes (PMDB), que encontra-se licenciado para tratamento médico, seja necessário o governador convocar o deputado Walter Brito (PSDB) para assumir uma secretaria estadual.
Conquista do Tri
A atleta paraibana Ednalva Laureano, conhecida como Pretinha, conquistou o tri-campeonato, ontem pela manhã, no Troféu Cidade de São Paulo. Como tínhamos previsto, ela venceu a corrida que fez parte das comemorações dos 450 anos da capital paulista. Semana passada Pretinha já havia sido campeã da Corrida de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Nossa representante via longe!
Agradecimentos
O presidente do TRE, desembargador Júlio Aurélio, inicia esta semana uma série de visitas a autoridades públicas, civis, militares e eclesiásticas para agradecer o apoio recebido durante sua gestão à frente do Tribunal, que será encerrada no próximo dia 4 de fevereiro. A primeira visita será ao Arcebispo da Paraíba, Dom Marcelo Carvalheira, previsto para hoje às 9h30.
Critérios para vice
Os dirigentes dos partidos políticos PP, PV, PRTB, PDT, PL e Prona se reúnem hoje, durante um café da manhã, no Hotel Caiçara, em João Pessoa, para definir critérios para escolha do nome do vice para o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Ruy Carneiro e fortalecer a aliança entre os partidos aliados em torno de um só candidatura.
Açude cheio
O sangramento do Açude José Américo de Almeida, em Santa Luzia, levou a população às ruas para comemorar, porque há poucos dias a cidade passava por um período de seca.
O açude que tem capacidade para 12 milhões de metros cúbicos, sangrou pela última vez em 1997, e com as chuvas caídas nos últimos dias, armazenou muita água e transbordou ontem pela manhã, para alegria daquela região.
O jornalista Walter Santos entrou em férias da sua coluna no Correio da Paraíba. Neste período a coluna está sendo escrita pela jornalista Adriana Rodrigues.
