A nove meses das eleições municipais o clima é de mobilizações entre os partidos e as lideranças política. O quadro eleitoral ainda não está definido, até porque o prazo para definições e registros de candidatos só ocorrerá no mês de junho.
No entanto, a expectativa da Justiça Eleitoral é que mais de 10 mil candidatos vão disputar às eleições na Paraíba e que a corrida pelo comando das 223 prefeituras deverá mobilizar cerca de mil candidatos. Isso, sem falar dos candidatos a uma cadeira nas Câmaras Municipais, que deverão ser em torno de nove mil.
Enquanto às definições não são consolidadas, principalmente, nas principais cidades paraibanas, como é o caso de João Pessoa e Campina Grande, os representantes dos partidos políticos, as lideranças políticas e os pretensos candidatos às eleições deste estão bastante ansiosos, com os nervos à flor da pele. Afinal, a movimentação é intensa e a cada dia surge novas conjecturas, novos candidatos e novas possibilidades de alianças partidárias.
Em João Pessoa enquanto os candidatos da oposição estão com suas candidaturas definidas, os partidos que integram a base de sustentação do Governo e do prefeito Cícero Lucena (PSDB), não chegam a um consenso sobre a sucessão municipal. Uns defendem o lançamento de um único candidato a prefeito, com a escolha do mesmo a partir do critério da pesquisa. Outros defendem o lançamento de várias candidaturas como forma de fortalecer ainda mais o grupo e aglutinar um maior número de forças política para o segundo turno, para não ocorrer o mesmo que acontece com o candidato José Serra, na sucessão que foi praticamente sozinho para o segundo turno e os demais partidos que lançaram candidato a presidente da república se uniram a Lula, resultando em uma vitória esmagadora.
Já em Campina Grande, a oposição ainda está um pouco indefinida, a exemplo dos apoios à prefeita Cozete Barbosa, que disputará à reeleição. Ainda não se sabe se a aliança entre o PT e o PSDB será mantida, ou se os tucanos decidirão lançar candidatura própria. Até junho tudo pode acontecer.
Manutenção de Aliança
O integrante da executiva nacional do PT, Gleber Naime, que esteve em João Pessoa na última sexta-feira para reuniões com lideranças estaduais do partido, reafirmou o interesse da legenda em manter o apoio do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) à reeleição da prefeita Cozete Barbosa, em Campina Grande. Ele ressaltou que Cozete está na Prefeitura porque foi vice de Cássio e também ajudou a elegê-lo governador. `É natural a manutenção desta aliança´, ressaltou, revelando que o partido irá conversar com Cássio na hora certa.
Discussão partidária
As lideranças do PL se reúnem hoje para discutir a posição do partido na sucessão municipal de João Pessoa. A direção nacional da legenda recomenda o lançamento de candidaturas próprias nas cidades com mais de 100 mil habitantes. Dois integrantes da legenda disponibilizaram o nome para a disputa: o deputado federal Inaldo Leitão e o deputado estadual Fausto Oliveira.
Convenção em Ingá
O PP realiza convenção hoje na cidade de Ingá, com as presenças do deputado federal Enivaldo Ribeiro, presidente estadual do partido, e do deputado estadual Agnaldo Ribeiro. A solenidade será no clube cultural ingasense. O PP é o partido do prefeito Antônio Burity, candidato à reeleição, e considerado uma grande liderança no município. O PP tem a expectativa de lançar cerca de 70 candidatos à prefeito em todo o Estado.
Fome Zero
Vários municípios paraibanos contemplados pelo Programa Fome Zero estão sendo visitados pela comissão executiva do programa. As visitas administrativas ao municípios estão sendo feitas pelo secretário de Ação Social do Estado, Armando Abílio, e pelo coordenador, Fernando Ramalho. Já foram visitados mais de 20 cidades, das 218 que estão sendo atendidas pelo programa, beneficiando 148 mil famílias. A expectativa de Abílio, é que o Fome Zero atenda aos 223 municípios paraibanos.
Investimentos na Paraíba
O diretor do Banco do Nordeste, Roberto Paulino, ex-governador da Paraíba, se reuniu com empresários do setor coureiro-calçadista de Campina Grande, para apresentar as possibilidades oferecidas pelo banco aos empresários e assegurar novos investimentos na Paraíba. Ele considerou a conversa bastante proveitosa e está disposto a promover novos encontros.
Saúde em pauta
O deputado estadual Ricardo Coutinho (PSB) está propondo a criação de uma Comissão Especial na Assembléia Legislativa para discutir a crise da assistência hospitalar do Estado. Presidente da Comissão de Saúde, o parlamentar acredita que não será com ações pontuais, declarações isoladas de autoridades, ou com a importante mobilização dos servidores do setor que a situação será resolvida. Mas sim, com um diagnóstico sobre o setor e adoção de medidas concretas para solucionar os problemas detectados.
Nova Diretoria
A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Atividades Legislativa e Plenário no Estado da Paraíba (Sintalp), para o triênio 2004/2007, foi empossada em sessão solene realizada no mini-plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, no último dia 16. O presidente da entidade, Severino Biu da Silva, está programando uma reunião com os membros da diretoria nos próximos dias para traçar um calendário de atividades.
Rumo ao Tri
A paraibana Ednalva Laureano da Silva, mais conhecida com Pretinha, estará defendendo hoje, a partir das 8h00, às cores do Estado. Ela será uma da atletas participantes da maratona `Troféu cidade de São Paulo´, em que já é bi-campeã. A competição de hoje faz parte das comemorações dos 450 anos da fundação da capital paulista e Pretinha pode ser consagrada tri-campeã.
