A reforma ministerial

Por Adriana Rodrigues (interina)

A tão esperada reforma ministerial do Governo Lula foi anunciada ontem à tarde, pondo um fim definitivo nas especulações sobre o assunto, que vinha sendo aguardo desde o final do ano passado, mas só foi concluída na sexta-feira passada após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes do PMDB.

Não foi dessa vez que o nome de um paraibano apareceu na lista dos novos ministros. Apesar de convites não ter faltado para que o senador José Maranhão ocupasse uma das pastas destinadas ao PMDB. No entanto, Maranhão preferiu não aceitar o convite e dar continuidade ao seu trabalho no Senado Federal, lutando em defesa dos interesses da Paraíba, junto à todos os ministérios e ao Governo Federal, de modo global e sem restrições de atribuições.

A primeira reforma do Governo Lula provocou mudanças em nove pastas, com a convocação de seis novos auxiliares, o remanejamento de três ministros e demissão de cinco, dois deles do PT. Além disso, veio acompanhada de uma importante reforma na estrutura da máquina administrativa, com mudanças de atribuições.

Na nova estrutura, toda a parte da gestão pública, concentrada nas mãos do Ministério do Planejamento, será transferida para a Casa Civil. O ministro José Dirceu ficou com a missão de ser o grande coordenador e cobrador do Governo Lula.

Os convocados foram: Eunício Oliveira (PMDB-CE), -Comunicação; Amir Lando (PMD-RO) – Previdência; Patrus Ananias (PT) – Desenvolvimento Social; Eduardo Campos (PSB) – Ciência e Tecnologia; Aldo Rabelo (PcdoB) – Secretaria Extraordinária de Articulação Política (criada agora); Nicéa Freire – Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres.

Os remanejados: Ricardo Berzoini (PT) deixa a Previdência e assume o Trabalho; Jaques Wagner deixa o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e assume o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; Tarso Genro (PT) deixa Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e assume o ministério da Educação.

Os demitidos: Miro Teixeira (PDT) – Comunicação; Cristovam Buarque (PT) – Educação; Benedita da Silva (PT) e José Graziano – Desenvolvimento Social; Roberto Amaral (PSB) – Ciência e Tecnologia e Emília Fernandes – Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres.

Resultado das chuvas

As fortes chuvas que caíram na Paraíba nos últimos dias levou vários açudes e barragens do Estado a atingirem sua capacidade máxima. O Governo do Estado, através da secretaria de Infra-estrutura teve que promover uma mobilização urgente, comandada pessoalmente pelo titular da pasta, Hipólito Militão, para tentar salvar os investimentos em alguns açudes, como por exemplo, o de Jandai, em Bananeiras, onde foram investidos R$ 12 milhões e não houve a execução dos sangradouros. No município de Casserengue, seis açudes foram embora. Já o açude Cacimba da Várzea, em Cacimba de Dentro está sangrando e o rio Curimataú com cheia excepcional, que vai melhorar o abastecimento d’água em várias regiões.

Votos de Desagravo

A deputada Iraê Lucena (PMDB) vai apresentar na Assembléia Legislativa votos de desagravo em favor da deputada Giannina Farias (PT). Segundo a deputada, Giannina foi desrespeitada como parlamentar e como mulher. Além disso, como primeira dama do município de Cabedelo tinha todo o direito de participar da sessão. `Será que se fosse um deputado homem teria sido expulso do plenário´, indagou Iraê Lucena, revelando que a Assembléia Legislativa da Paraíba está preparando nota oficial em favor da deputada petista e em repúdio à Mesa Diretora do Poder Legislativo de Cabedelo, que tem como presidente o vereador Lúcio José (PSDB).

Desautorização expressa

O Tribunal de Contas da Paraíba divulgou nota desautorizando o auditor de contas públicas Marcos Antônio da Silva –Marcos Patrício – fazer denúncias contra o prefeito de Cabedelo, Dr. Júnior (PT) . Segundo nota do TCE, o auditor não age em nome do órgão quando leva à imprensa, a qualquer outra instituição ou organismo, denúncias contra o prefeito de Cabedelo. E o diretor geral do TCE, Francisco Pordeus, enfatiza que o referido auditor não está autorizado a falar em nome da Corte, nem participa de qualquer análise de processo relacionada à administração pública de Cabedelo.

Seminário do PSB

O pré-candidatos a vereadores do PSB em João Pessoa participam hoje, a partir das 9h00, no auditório do Creci, de um Seminário para discutir estratégias para campanha proporcional deste ano na Capital. Consta na programação do evento, promovido pelo diretório municipal do Partido Socialista, exposições, conferências e debates de temas com legislação eleitoral, políticas públicas e ação parlamentar.

Artesanato em cena

A estilista Gorett Irineu, idealizadora do Projeto Moda ARTEsanal Paraíba Feito à Mão, estará lançando hoje, às 20h30, em um desfile show, no palco do anexo da Igreja São Pedro, sua nova coleção confeccionada com várias técnicas e a participação de artistas plásticos e artesãos paraibanos. O evento faz parte da programação do Centro em Cena. A mostra conta com a participação de três artistas plásticos e 16 artesãos do Mercado de Artesanato da Paraíba, que a convite da estilista fizeram recriações e interferências em peças de couro além da criação e reaproveitamento de tecidos de tramas rústicas.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo