O retiro de Couto

Há dias ninguém ouvia falar em ações do deputado federal Luiz Couto. Nem poderia diante da retração voluntária adotada pelo também padre no que se convenciona retiro para meditações.
    
Durante mais de uma semana, segundo o periscópio da WSCOM conseguiu anotar, Luiz Couto esteve em Pernambuco, em meio à chuva e o tempo tomado de leituras e de orações, cujo último momento da ritualística é a meditação.
    
Trocando em miúdos, como se costuma dizer na barbearia de Seu Manoel, na Torre, somente a partir de hoje é que ele retoma a sua condição de líder do PT como focos de ação política divididos entre Brasília ( leia-se a convocação do Congresso) e no Estado, onde as famosas bases sempre reclamam por presença física.
    
A reclusão de Couto lhe tirou das articulações da pré-candidatura de Avenzoar Arruda, bem como do processo interno, na capital federal, para a escolha do novo líder do PT na Câmara Federal.
    
É que, por norma partidária interna, o PT reveza a cada ano a liderança para permitir que o remanejamento gere oxigenação tática na representação do parlamento.
    
Aliás, o parlamentar paraibano retoma a baila de cara defendendo o nome do deputado federal Arlindo Chinaglia, do PT paulista, como líder da nova fase em que o partido precisará alinhar seu discurso e ação para enfrentar as reformas restantes.
    
Por isso mesmo, ao que se presume, o partido reúne na próxima terça-feira a bancada federal com a agenda voltada exclusivamente para a pauta durante a convocação do Congresso, apesar do esperneio do presidente João Paulo Cunha, da Câmara Federal, contrário a esse processo.
    
No âmbito estadual, Couto sai do retiro espiritual sem informações adicionais sobre estratégias da campanha de Avenzoar, nem tem novidades sobre a arrumação nacional com o PMDB visando definir os nomes e cargos na pequena reforma ministerial.
    
É assim, tomando pé de novo, sobre as coisas normais do processo histórico que o parlamentar passa o fim-de-semana ainda dividido com Picui, onde haverá a festa local, e as conspirações petistas sem fim na Capital.
    
Reforços de Ruy
    
Como anunciado e repetido, o deputado estadual Ruy Carneiro reuniu partidos pequenos, no Hotel Litoral, em ato de apoio à sua condição de pré-candidato a prefeito de João Pessoa.
    
A síntese de seu posicionamento ainda se mantém na defesa de uma pesquisa interna do grupo aliado para definição do nome a ter o apoio geral do esquema.
    
PMDB nas ruas
    
O presidente estadual do PMDB, Haroldo Lucena, voltou a dizer, ontem, que começa agora por Guarabira a série de reuniões do partido no Interior visando animar a tropa aliada nos diversos municípios.
    
Haroldo explicou que a escolha de Guarabira deveu-se a sugestão acatada do ex-governador Roberto Paulino.
    
Educação na mira
    
A área de educação do Estado não pára de reverberar as novidades processadas ultimamente, a partir de medidas tomadas pelo governador Cássio Cunha Lima de investir forte no setor.

– Para se ter uma idéia da determinação de se focar a prioridade na educação, basta lembrar que na primeira reunião nossa com o governador, foram mais de quatro horas definindo passo a passo as várias nuances do setor – comemorava, ontem, a secretária de educação de João Pessoa, Adriana.
    
Umas & Outras
    
… A posse da nova diretoria da OAB, ontem, no Hotel Tambaú, consolida a transição de gerações na Ordem com a inserção de novas lideranças – mesmo conhecidas da sociedade – para gerar formas de atender aos anseios da categoria.
    
… A quantidade de gente (muita) traduz o prestigio da classe e da diretoria encabeçada por Arlindo Delgado e Harrison Targino.

…Arnaldo Antunes deixou João Pessoa anunciando que, muito em breve, vai estar de volta, mas só como turista, usufruindo exclusivamente do lazer.
    
… Anteontem reuniu várias gerações (tribos) nos lançamentos de livro, vídeo e até exposição na Casa da Pólvora.
    
… A exposição, inclusive, se mantém à visitação pública. De primeira.
    
… Felizmente prevaleceu a harmonia entre as figuras-líderes do projeto Folia de Rua – leia-se Fuba e Ana Maria Gondim – que fumaram o cachimbo da paz, em pleno Centro em Cena.
    
… Essa harmonia é importante e fundamental para a versão 2004 do projeto, que, não tenho dúvidas, vai acontecer bacana.

… A partir deste domingo vamos estar com o tempo tomado pelas férias. Como suporte, o leitor passa a contar nesta fase de interinidade com o talento da jornalista Adriana Rodrigues. Inté.
    
Última    

`Somos a mata verde/ a esperança/
somos o sol do extremo oriental…´
    

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso