Antes, em 2003, quando a Oposição inventava de falar sobre sucessão na Capital, o assunto era tratado como `fatura liquidada´, que não era, mesmo há tanto tempo da disputa de outubro deste ano. Achava que bastava um Ricardo Coutinho para resolver a parada.
Agora, já em novo ano, a Oposição ainda se gaba de ter nomes fortes, mas começa a tratar os adversários no bloco de Situação ( leia-se Cícero e cia ) de forma diferente até eleitoralmente respeitosa – porque sabe estar diante de um grupo profissional.
Ao contrário de tempos lá atrás, a pré-candidatura de Ruy Carneiro, que era tratada com desdém ou outra forma depreciativa, passou na conjuntura atual a ser encarada pelos demais candidatos de Oposição com outro perfil e possibilidade.
Só que, em meio aos novos passos dos partidos, eis que a Situação passou a contar efetivamente com outros nomes, e não mais só o de Ruy Carneiro, como opção ao eleitorado e do grupo político. Não é a conjuntura de maior agrado de Cícero, mas é a que se apresenta.
Já existiam os nomes dos deputados federais Inaldo Leitão (PL) e Marcondes Gadelha PTB) ainda como intenções o de Neroaldo Pontes (PTB), na forma de alternativa ideológica e, mais recentemente, o do médico Reginaldo Tavares. Aliás, justiça seja feita, o nome do Pastor Fausto também já se insinuava.
Dos cinco outros nomes vinculados à Situação, sem contar Ruy, o de Reginaldo começou da semana passada para cá a transitar com freqüência entre os partidos e lideranças aliadas a Cícero/Cássio com desenvoltura diferenciada porque reflete a condição clara do PFL estar tratando a pré-candidatura pra valer.
Se bem que, mesmo pousando de pseudo independente, o PFL não está nessa condição absoluta porque nas bases e entre aliados, o aval total à candidatura dependerá das lideranças maiores do grupo.
Além do mais, o quadro não é tão automático ou simples assim de ser, do tipo lançar candidatura por querer. Há diversos outros fatores a serem levados em conta, especialmente dentro do gosto popular, onde qualquer projeto eleitoral precisa transitar.
Em síntese, a `queda-de-braço´ na Situação agora existe, mesmo sem crise aguda mas com perspectivas de novos desdobramentos num futuro próximo. Tudo para chegar em um único candidato.
Ruy quer pesquisa
O pré-candidato Ruy Carneiro já está na cidade. Ontem, era visto em incessantes reuniões com aliados para tentar decifrar cada fato novo e o que fazer diante deles.
Via e-mail ele mandou dizer que não tem nada contra Reginaldo Tavares, entretanto, considera que o critério da pesquisa eleitoral deve prevalecer na escolha do candidato.
– Quem estiver melhor nas pesquisas deverá ser o candidato definiu.
Fausto `cai de pau´
Expressão dura (acima), mas esse era o sentimento exposto, ontem, pelo deputado Pastor Fausto na direção do presidente do PP, Marconi Paiva, que anda propondo a entrega dos cargos pelos partidos não alinhados com Ruy.
– Quem não tem coragem manda os outros falar do que não sabe, pois o PL não tem cargos no governo Cícero nem vai romper com o prefeito nem com o governador disse.
PTB na mira
Ainda era cedo da manhã, ontem, quando o presidente municipal do PTB, Tavinho Santos, se encontrou com Reginaldo Tavares discutindo a possibilidade de apoio do partido a uma candidatura pefelista.
Tavinho nada fechou, mas agendou para sexta-feira uma reunião na presença do presidente estadual Carlos Dunga com pauta centrada em possível acordo.
PT reage, diz Avenzoar
O pré-candidato do PT em João Pessoa, Avenzoar Arruda, acha que a partir de agora com o bloco nas ruas, sua campanha tomará novo rumo na perspectiva de crescer quantitativamente.
– O PT está reagindo, portanto, começa a ser mostrar criando novo momento para nossa candidatura observou.
Processo judicial
Dentro e fora dos meios jurídicos, a repercussão durante todo o fim-de-semana tratava de reportagem veiculada no Jornal O Globo sobre processo em tramitação no Superior Tribunal de Justiça acusando o de desvio de recursos quando de sua gestão no TJ, até 2002.
O desembargador, na mesma matéria, reagiu dizendo-se perseguido com atos difamatórios sem consistência.
Umas & Outras
… A conversa internamente na UFPb é de que uma das duas candidaturas de Situação na disputa pela Reitoria pode vir a desistir.
… O senador José Maranhão continua acompanhando à distância os passos do PMDB Nacional sobre a escolha do senador para um Ministério devendo ser mesmo Garibaldi Alves.
… Mesa animada podia ser vista, ontem, no Cassino da Lagoa. Lá estavam o deputado federal Domiciano Cabral, o ex-governador Wilson Braga, o deputado estadual Gervásio Filho e o advogado José Ricardo Porto.
… Adalberto Fulgêncio, presidente estadual do PT, está convicto de que terá o apoio do PPS para Avenzoar.
Última
` Eles partiram por outros assuntos/muitos/
mas no meu canto estarão sempre juntos…´