O olhar de Maranhão

No foco central do exercício político – partidário no Estado, o senador José Maranhão se mantém atento a cada passo dos adversários na direção de 2004. Aliás, vai mais além quando ele próprio promove ações que interferem no futuro do qual não tira o olho.
    
Em rápida entrevista, ontem, Maranhão deixou claro o caminho próprio traçado pelo PMDB na sucessão de João Pessoa implodindo de vez a hipótese de aliança pretendida pelo Partido dos Trabalhadores no primeiro turno.
    
O argumento do senador é lógico na ótica partidária: o PMDB com a força política que desfruta na Capital não pode se abstrair da disputa com candidatura própria no primeiro turno.
    
Embora a justificativa tenha compreensão pragmática, nem por isso pode-se abstrair outros movimentos que o senador constrói para não ser engolido no processo. Isto implica em dizer que, além de cuidar da própria legenda, a atitude serve de resposta também aos acenos de aproximação do PT com o PSDB.
    
Se há uma coisa que tira do sério o senador é ver, ouvir ou constatar qualquer movimento dando visibilidade ao grupo de seu maior adversário, o governador Cássio Cunha Lima. Na proporção exata da aproximação com Cássio reside a distância no mesmo nível para com Maranhão.
    
Por isso, quando o PFL se posicionou contrário ao encontro PSDB – PT, Maranhão harmonizou de pronto o discurso acatando a possibilidade de abertura de contatos com os pefelistas no trato da sucessão 2004, mesmo que para isso precise deletar a cena de 2002.
    
O senador sabe que não é tão simplório ou sistemático o reencontro partidário com porta aberta para o futuro, inclusive com os pefelistas.
    
Mas tudo está dentro de uma abrangência maior, pois mesmo cuidando de questões da Capital ele não pode ignorar ainda a relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja relação já esteve bem melhor.
    
Ultimamente – basta levar em contar a votação de quinta-feira passada – Maranhão tem votado em desacordo com a orientação da bancada do Governo Senado, cuja motivação tem a ver com entendimento pessoal da matéria em debate (tributação), mas, mesmo que negue, o carinho demasiado de Lula com Cássio tem acelerado o distanciamento de Maranhão com o governo.
    
No processo, ainda, Maranhão dispõe de relacionamento azeitado, fácil, com o deputado estadual Ricardo Coutinho – outra opção real de relevo para cenários futuros. Quando trata do assunto, volta e meia, o senador diz que a exploração do tema serve como motivação de boatos gerados no Palácio da Redenção para criar inimizades.
    
Não é bem o caso quando o próprio Ricardo Coutinho é quem tem espalhado pelos quatro cantos do mundo a série de conversas sem fim com o PMDB.
    
De sorte que este é tempo presente do senador José Maranhão.
    
Encontros com bancada
    
O governador Cássio Cunha Lima está agendando encontros com a bancada governista numa freqüência mais contínua visando dar sustentação de argumentos aos deputados aliados para os debates no plenário.
    
A orientação é permitir que os secretários exponham cada projeto, cada ação, polêmica ou não.
Contas de Rodrigo
    
O deputado estadual Rodrigo Soares tomou gosto pelos números estatísticos.Uma das suas últimas atenções se voltam para o universo de eleitores em João Pessoa permitindo projeções que considera positivas para o PT.
    
A conta é simples: Ricardo diz que, segundo dados levantados, o PT terá 1/3 da preferência no eleitorado da Capital.
    
Campanha profissional
    
Diferentemente de campanhas passadas, históricas tanto quanto desorganizadas, o PT da Capital está inaugurando novo momento na gestão da disputa de 2004.
    
Para se ter uma idéia, mesmo há um ano da eleição, o partido já conta em trabalho diário em João Pessoa de um especialista em administração de campanha.
    
Veio de Curitiba.
    
Destino do PPS
    
A convenção do PPS programada neste fim-de-semana sinaliza para a construção de um novo momento, em tese inclinado na direção de uma composição com Ricardo Coutinho.
    
Mesmo assim, a presença do deputado estadual João Bosco Jr no processo produz a possibilidade de outro rumo.
    
Umas & Outras
    
… O presidente da Federação Paraibana de Basquete, Antonio Carlos (Totonho) pôs em funcionamento permanente a estrutura e sede de uma entidade moderna e exemplar. Na Pedro II, em espaços modestos, é possível acessar dados de todos os atletas do basquete existentes de agora e dantes.
    
… A Caritas comemorou 20 anos de vínculo especial com a cidadania.
    
… As peças artesanais de Lenita ( leia-se Terra Sol ) fazem sucesso lá fora, mas deixaram de compor as exposições atuais do segmento. Por que será que não se está valorizando tal qualidade?
    
… O mais visitado site de informação sobre o Brasil, instalado em Nova York, está sendo acionado por brasileiros famosos a interagir com o portal WSCOM – www.wscom.com.br., líder no mercado regional.
    
Última
    
` Aprendi a dizer não/ ver a morte sem chorar…´

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo