As praias lotadas, ontem, testemunharam sem esforços a opção comum nos 7 de Setembro de lazer pleno, em detrimento do comparecimento às Paradas Cívicas promovidas pelas Forças Armadas coadjuvadas por outras instâncias de Poder e dos colégios públicos e privados.
Ontem, mais uma vez, vivenciamos no sentido macro da sociedade o quanto relaxamos ou pouca importância damos a uma data como a de ontem, que distingue se por se referir à Independência do Brasil.
Como era domingo, portanto o Feriado caiu em dia de descanso mesmo, pode ir atrás que logo, como facilidade, milhares de pessoas poderiam ser flagradas, ontem, esquecendo-se da data 7 de Setembro em si. Outras, se lembraram, não tiveram a menor intenção de refletir sobre ela ou até mesmo acompanhar o Desfile.
Esse mau costume de não cuidar do sentimento pátrio é que nos faz distantes do zelo para com nossos símbolos. Da mesma forma como acontece com o Dia da Independência, diversas outras datas e emblemas de nossa sociedade andam esquecidos ou mal cuidados por nossa alma.
Mesmo tocando no cerne de uma questão mais afeita a disciplinas do tipo Moral e Cívica, as quais confesso ter sido um aluno sem aptidão por espontaneidade, somente depois da maturidade é que consegui entender e cuidar melhor da causa no tamanho merecido.
Não sei se por rebeldia ou questionamento à imposição produzida pelas Forças Armadas em tempo de Repressão a partir dos idos anos 70 mas o fato é que convivi com distanciamento comum nas novas gerações ainda hoje tratando desses símbolos pelo viés impositivo e não de consciência trabalhada, conquistada, como é comum atestar em muitas sociedades mundo afora.
Tanto faz levar em conta nações formais e reconhecidas, como por exemplo EUA, China, etc, ou outras não assimiladas na formalidade internacional, como os Bascos na Espanha, que mesmo assim entoam o hino com fervor das sociedades regulamentadas no mundo diplomático.
Quando tomei conhecimento dos passos do governador Cássio Cunha Lima no Desfile de João Pessoa uní os conceitos dos valores da leitura de agora às atitudes do próprio Chefe do Executivo de inserir em todas as solenidades a execução do Hino da Paraíba.
Na coluna de agora não há sentimento conservador ou zelo rococó pelos símbolos tratados, mas é que, pode prestar a atenção, as sociedades que cuidam melhor desses valores geralmente estão mais aptas ao avanço coletivo, seja pobre ou rica, como se deduz da nação torrelandense, os pré-bascos de João Pessoa.
Exageros e tom poético dado às últimas palavras do parágrafo acima, a gente precisa tratar melhor nossos valores, antes que nos descaracterizemos enquanto sociedade e nação.
O Viaduto
Chova ou faça sol, o Viaduto da Ceasa que tantas denominações já recebeu será formalmente entregue hoje pelo prefeito Cícero Lucena.
O registro diferenciado se explica em face do significado ou implicação política dada à fase final de construção da obra.
Agora é saber na repercussão do Viaduto no futuro da sucessão municipal.
Novos cortes
Em tempo de restrição financeira, não é novidade imaginar cortes orçamentários. Pelo menos é o que se deduz das palavras, ontem, do governador Cássio, antes de participar de encontro de novos agentes do Lemon Multibank, no Cabo Branco.
Cássio disse que vai cortar diversas projeções de gastos para poder honrar compromissos inadiáveis, como o pagamento do 13º Salário e o de Dezembro no curso do ano de 2003.
Wellington e o Nepotismo
O deputado federal Wellington Roberto foi relacionado, ontem, na mídia nacional pela condição de ser um dos parlamentares que mais usa o Nepotismo na composição do Gabinete na Câmara Federal.
Ele continua sem se preocupar com as críticas, mas pegou mal a inserção na lista.
ECT em disputa
Embora o senador José Maranhão garanta que haverá mudança no comando da ECT no Estado, hoje ocupada pelo funcionário de carreira José Pereira (Pereirinha), não é isso o que dizem os Braga, responsáveis pela manutenção do dirigente.
O ex-governador Wilson Braga disse que no seu grupo não há concordância com a mudança, portanto, a resistência está mantida.
Em nome da Câmara
A partir de hoje começa a contagem regressiva para diversos vereadores em pleno exercício na Câmara de João Pessoa, assim como em relação a outros nomes pleiteando o mesmo espaço político em 2004.
Por isso, não se surpreendam com as mexidas em gestação nos diversos partidos.
Umas & Outras
… O arquiteto Luciano Agra seguramente não deixa passar em branco quaisquer temas que digam respeito à cidade de João Pessoa. Por força de comentário em Coluna da semana passada tratando de menção de Cícero sobre a duplicação da João Mauricio e a urbanização do Rio Jaguaribe, ele voltou ao tempo jogando duro contra as iniciativas.
… A presidente da PBTur, Cléa Cordeiro, já está na Europa na ação precursora diante da viagem de Cássio à Espanha e Portugal.
… A propósito, a equipe técnica do Governo precisa levantar dados sobre o que diversos europeus têm produzido de lavagem de dinheiro em Fortaleza. Precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
… O Museu José Lins do Rego promove no próximo dia 12 , às 18 horas, no Hall do Museu, no Espaço Cultural, a exposição “Zé Lins: O Adeus da Imprensa em 1957”, no transcurso dos 46 anos de sua morte. A diretora do Museu, Maria Arminda Milanez Guimarães espera público à altura da data.
Última
` Chiclete eu misturo com banana…´