Cultura

‘O Reizinho Negro’ tem sessões gratuitas em João Pessoa com acessibilidade e foco em inclusão


19/05/2025

Foto: Bruno Oliveira

Da Redação/ Portal WSCOM



A peça infantil O Reizinho Negro, montagem da companhia paraibana Cia Fuá de Terreiro, realiza cinco apresentações gratuitas nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Lima Penante, em João Pessoa. Voltada para crianças e adolescentes de comunidades quilombolas e instituições voltadas a pessoas com deficiência, a iniciativa integra um projeto selecionado pelo edital PNAB/Funjope 2024.

Com direção de Nyka Barros, o espetáculo apresenta uma releitura afrocentrada do clássico O Pequeno Príncipe, recriada a partir do universo lúdico de três crianças que, em brincadeiras no terreiro, constroem um enredo protagonizado por um rei negro, sábio e viajante. A peça mescla teatro com manifestações culturais brasileiras como coco de roda, afoxé, capoeira e maculelê.

Para garantir o acesso do público-alvo, a circulação do espetáculo inclui transporte gratuito, audiodescrição, tradução em Libras e exploração tátil voltada a pessoas com deficiência visual. Além disso, ao fim de cada sessão, o público será convidado para uma roda de conversa com o elenco, estimulando o diálogo sobre identidade negra, ancestralidade e inclusão desde a infância.

Programação das sessões:

Quarta-feira, 22 de maio

  • 9h30

  • 14h30

  • 19h

Quinta-feira, 23 de maio

  • 9h30

  • 14h30

Com 45 minutos de duração e classificação livre, O Reizinho Negro é interpretado por Ademilton Barros, Joziel Santos e Josemberg Pereira, que também assinam a trilha sonora ao vivo, figurinos e textos, em colaboração com a direção. A produção ainda conta com cobertura fotográfica e ações interativas voltadas ao público com deficiência.

Escolas e instituições interessadas em participar devem fazer contato prévio com a produção para garantir o transporte e a reserva de vagas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.