Paraíba

Novo ministro anuncia ampla compra de vacinas, uso de protocolos, maior combate alinhado com Estados e municipios, além de diálogo com Congresso


15/03/2021



Por Walter Santos

EXCLUSIVO – O médico cardiologista Marcelo Queiroga ainda não sabe quando tomará posse no Ministério da Saúde, pois aguarda a transição, mas revelou em primeira mão à reportagem da Revista NORDESTE que já tem uma pauta de urgências a adotar nos primeiros momentos bem como ao conjunto das medidas, além da urgência no combate à Pandemia.

– Estamos com definições já tomadas, como em primeiro plano a ampliação máxima de compras de vacinas no menor espaço de tempo possível pois a vacinação é prioridade – revelou o novo ministro adiantando que ” outro fator importante será garantir assistência diante da sindrome melhor a estrutura básica a exemplo das redes hospitalares, ou seja, temos uma grande agenda a cuidar”.

Segundo ele, o SUS passa a ter papel importante como sistema de saúde a envolver estados e municipios dai considerar especial e determinante com os governadores e prefeitos estabelecendo prioridades e a participação dos entes federados.

MEDIDAS E PROTOCOLOS –
Marcelo Queiroga informou ao site que estará empenhado na divulgação de protocolos básicos, como o uso permanente de máscaras bem como evitar aglomerações pois assim ajuda a não proliferação do virus.

– São medidas simples mas que nesta fase de alta gravidade precisamos adotar o uso de mascaras e de não aglomeração – continuou.

Ele lembrou que além da COVID, o ministerio precisa cuidar também dos altos indices de gravidade cardiovasculares, câncer e problemas psicológicos de urgência.

RECOMENDAÇÃO DE BOLSONARO – O novo ministro disse que o presidente lhe recomendou empenho total para permitir à sociedade acesso qualificado à saúde com diálogo nos diversos niveis.

– O presidente quer que dialoguemos com a sociedade e os diverdos níveis de poder, sem ignorar os Estados, municipios e Congresso Nacional – afirmou concluindo que ” estamos com muitos desafios e ações para concretizar”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.