Paraíba

Novo desembargador, Francisco Seráphico fala em buscar justiça “mais célere e efetiva à sociedade”


15/10/2024

Portal WSCOM

O promotor de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho,  nomeado para assumir a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB)  pelo governador João Azevêdo, comentou a ascensão ao cargo e agradeceu pela escolha. Seráphico ocupará a cadeira reservada ao MPPB no TJ, conforme o quinto constitucional.

“Recebemos essa nomeação com gratidão a Deus, aos amigos do Ministério Público, por referendarem nosso nome na lista sêxtupla; aos desembargadores, pela confiança depositada na formação da lista tríplice; e ao governador do Estado, pela escolha constitucional do nosso nome para integrar o Tribunal de Justiça. Levaremos essa disposição de somar, de compartilhar esforços, de usar a experiência do Ministério Público e de aprender, em busca de uma prestação jurisdicional cada vez melhor, mais célere e mais efetiva à sociedade”, afirmou.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A nomeação de Seráphico segue a escolha do Pleno do TJPB, que formou uma lista tríplice, na qual ele foi o mais votado, com 17 votos (94,4%). A lista também incluía os promotores de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto, com 13 votos (72,2%), e Vanina Nóbrega de Freitas Dias Feitosa, que obteve 10 votos (55,6%). A seleção da lista aconteceu na sessão plenária de 9 de outubro.

A trajetória de Francisco Seráphico é marcada por uma extensa atuação no MPPB. Nascido em Salvador, em 1979, e formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ingressou no Ministério Público da Paraíba em 2003. Com passagens por várias cidades do estado, incluindo João Pessoa, Campina Grande e Patos, ele chegou ao cargo de procurador-geral de Justiça em 2017, onde permaneceu até 2021, sendo reconduzido ao posto com ampla aprovação da categoria.

O processo de escolha para a vaga no TJ começou em junho, quando o Conselho Superior do Ministério Público elaborou a lista sêxtupla, formada pelos membros do MP: Francisco Seráphico, Carlos Romero Lauria, Vanina Feitosa, Amadeus Lopes Pereira, Bertrand de Araújo Asfora e João Geraldo Carneiro Barbosa. A definição dos três nomes finais ocorreu após a votação no Tribunal de Justiça.

Além de sua atuação como procurador-geral, Seráphico ocupou cargos estratégicos dentro do Ministério Público, como secretário-geral, secretário de Planejamento e Gestão, e presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Atualmente, ele desempenha funções na Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça e integra a Comissão de Elaboração Legislativa do MPPB.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.